TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O relacionamento interpessoal

Tese: O relacionamento interpessoal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Tese  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇAO

Com a globalização e, conseqüentemente a corrida das empresas para atingir padrões competitivos, a comunicação tornou-se uma ferramenta utilizada para conseguir o comprometimento dos membros da organização, possibilitando a compreensão da missão da empresa, de suas metas, filosofias e políticas. Por esse motivo, a linguagem usada nas organizações esta sendo aprimorada, pois elas sabem que a contribuição dos funcionários é um fator decisivo para sua sobrevivência. A dimensão interpessoal transcede os estreitos limites da tecnologia e também pode e deve desenvolver-se com intuição e criatividade. O ser humano não vive isoladamente, mas em continua interação com seus semelhantes, por isso é de fundamental importância a comunicação interpessoal nas organizações. Uma das características básicas do individuo, como ser social e gregário, é a necessidade de companhia, reconhecimento e afeto. Isso é evidente tanto na vida privada como no trabalho.

Nesse sentido, a comunicação trabalha não só com aspectos individuais, mas corporativos, assim os funcionários passaram a executar suas funções em equipe e as estratégias das comunicações são implantadas de forma que transmitir as informações para todo o grupo se torna uma tarefa de difícil desempenho, por isso a necessidade de ter gestores preocupados com a comunicação interpessoal.

O relacionamento interpessoal positivo pressupõe, é claro, participação e colaboração entre seus membros. A colaboração trás benefícios tanto para os funcionários como para a empresa como um todo.

Portanto comunicação interpessoal por ser um método que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Onde cada pessoa, que passamos a considerar, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertorio cultural, sua formação educacional, vivencias, em ações, e toda a “bagagem” que traz consigo. Esse processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor. Cada qual tem seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo seu conjunto de particularidade e o receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural. A fim de minimizar esses choques culturais, convencionaram-se ferramentas e meios de múltiplas utilizações que passam a ser usados pelas pessoas na comunicação interpessoal. Como exemplo de ferramenta, podemos considerar a fala, a mímica, os computadores, a escrita, a língua, os telefones e o rádio. Como em todo processo de comunicação, os ruídos existentes devem ser minimizados pelo melhor nível de qualidade que o emissor possa dispor e o receptor deve se portar da maneira mais aberta para receber a informação em questão. A escolha dos meios de comunicação e a utilização das ferramentas disponíveis devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor índice de ruídos possível. Uma vez transmitidas à informação, o receptor a processa e, segundo seus objetivos transforma-a em conhecimentos. A comunicação é melhorada com a interação com os colaboradores em todos os níveis, sobre pequenas grandes questões, é o processo básico pelo qual os gerentes e os profissionais realizam su

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com