TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO SOBRE O DESPERTAR E ACOLHER PACIENTES ONCOLÓGICOS

Por:   •  9/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

CURSO: TECNOLOGO EM RADIOLOGIA

DISCIPLINA: PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

PROFESSORA: PATRICIA RIBEIRO

LUCIANO MAGNO

JOSEAN DE SOUSA

RAIANNE MOURÃO

INGRID RAQUEL

AGEU PEREIRA

RICARDO LAERCIO

ROBSON BENICIO

RELATO SOBRE O DISPERTAR E ACOLHER PACIENTES ONCOLOGICOS

TERESINA/ PI

2015

  1. INTRODUÇÃO

A difícil realidade vivenciada pelos pacientes com diagnóstico de câncer, revela o medo que estes tem de dá o primeiro passo em busca de um tratamento, pois muitos ao receber o diagnóstico mostra-se um certo receio em acreditar que possa ficar curado.

Muitos desses medos surgem por que não são informados que em casos de diagnóstico precoce a chance de cura é muito maior, assim muitos preferem esconder a doença, ou seja, com medo de não obter tal resultado. Outro fator preponderante surgi da falta de informação sobre os serviços de radioterapia, o receio de trata-se com radiação é uma das causas que ao longo do tempo vem mudando positivamente.

A importância do profissional em criar laços de amizades, apoio e segurança é outra razão para o número de procura por tratamento nesta modalidade aumentarem, com isso percebe-se que o olhar deste paciente vem ao longo dos tempos mudando o tornando não só o sujeito a ser tratado e sim o que contribui para o tratamento.

O papel do Hospital que oferece esse serviço é de extrema importância para as pessoas que à procuram, pois revela a fragilidade que encontra-se essas pessoas em um momento difícil na qual estão passando. A importância do acolhimento da orientação é fundamental para o tratamento do paciente, foi nesta linha de abordagem que a professora Patrícia Ribeiro apresentou esta temática para com os alunos do 5º período do curso de tecnólogo em radiologia- Faculdade Uninovafapi.

A atividade ocorreu no dia 01 de Dezembro de 2015, no Hospital São Marcos em Teresina- Piauí as 11 horas da manhã. Para a realização da atividade foi dividida a turma em três equipes nas quais ficaram responsáveis por algumas tarefas, as equipes eram de Lanche, na qual ofereceria a todos presentes lanches como bolo, sucos e a equipe das flores que no momento da dinâmica foi distribuída para as pacientes e pôr fim a equipe dos kits que prepararam 50 kits para distribuir a todos os participantes.

Após essa divisão onde todos os grupos trouxeram, a professora apresentou os alunos aos paciente e fez uma breve explanação, em seguida cinco alunos leram textos de reflexão com intuito de despertar todos presentes para a importância do apoio. Após a leitura houve uma dinâmica da teia, onde os alunos chamavam os pacientes para participar enquanto a leitura era feita pela professora.

Neste momento eram entregue as flores e os kits na medida em que ia ocorrendo a dinâmica, com isso todos iam participando e se emocionando com alguns trechos de músicas da dinâmica. Durante esta atividade em ligar os alunos com os pacientes tornando-os mais interativos. Foi uma dinâmica rápida, mas que muito contribuiu para os alunos e os presentes na sala de espera, chamou-nos a atenção familiares participando como uma que interessou em cantar para todos nós, nos emocionando com a bela canção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com