TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Intervenção Grupal em Pacientes com Obesidade e seus Familiares Relato de experiência

Por:   •  18/4/2017  •  Bibliografia  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo

Intervenção grupal em pacientes com obesidade e seus familiares: Relato de experiência.

Tema

O crescente índice de obesidade na infância e adolescência torna necessário o debate acerca de seus impactos psicossociais assim como formas de trabalhar o tema com estes jovens e seus responsáveis.

Contexto, instituição ou campo

Hospital infantil da cidade de São Paulo  

Público alvo

Jovens de 8 a 15 anos, com quadro de obesidade e sobrepeso; pais e responsáveis.

Questões principais

  • A obesidade na infância e adolescência, causa e consequências;
  • Intervenção grupal;

Tipo de intervenção

Intervenção grupal com uso de dinâmicas que tratassem das questões demandadas.

Objetivos

Geral: Proporcionar espaço para abordas aspectos emocionais e comportamentais associados a obesidade estabelecendo possíveis relações com as dificuldades na adesão ao tratamento.

Específico: Propiciar espaço parra expressão de sentimentos e pensamentos a respeito da obesidade e reflexão sobre posturas e atitudes adotadas em relação ao tratamento, com vistas à modificação de comportamento.

Para o grupo de pais/responsáveis: Oferecer um espaço de sentimentos e percepções a respeito da queixa clínica dos jovens, relacionando-os às dificuldades envolvidas na orientação e na condução do tratamento, visando a mudanças comportamentais.

Metodologia

As estagiarias responsáveis pelo projeto constituíram uma estrutura de 7 encontros, uma vez por semana no mesmo horário, com duração de uma hora por encontro, uma estagiarias com o grupo de jovens e outra com o grupo de pais/responsáveis. Foi feito a priori um levantamento bibliográfico a respeito da obesidade, seguido da escolha dos temas a serem abordados e selecionadas as dinâmicas de grupo que estivessem de acordo com os objetivos específicos de cada encontro (a flexibilidade quanto as dinâmicas foi permitida caso fossem constatados durante os encontros anteriores questões trazidas pelos participantes que merecessem maior aprofundamento).

Efeitos da intervenção com o grupo

A equipe de profissionais do hospital em questão que prestavam atendimento aos jovens puderam notar a redução de falta as consultas que antes eram frequentes, em alguns casos, sensível redução de peso, além de maior envolvimento e comprometimento dos familiares com o tratamento. Vistos tais benefícios o trabalho da psicologia se tornou parte integrante do tratamento de crianças e adolescentes obesos ou com sobrepeso dessa instituição hospitalar.

Perspectiva teórica

O artigo não especifica uma perspectiva teórica de orientação para o trabalho realizado.

Conceitos e suas definições

Não há definições de conceitos no artigo.

Autores mais citados

  • Balone e Moura (2007);
  • Allon (1979);
  • Gomes (1994) e
  • Outeiral (2003).

Referência

BAYER, Aline Attene de Almeida et al. Intervenção grupal em pacientes com obesidade e seus familiares: relato de experiência. Psicologia: ciência e profissão, v. 30, n. 4, p. 868-881, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com