TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE SEMINÁRIO DE ESTÁGIO

Trabalho Universitário: RELATORIO DE SEMINÁRIO DE ESTÁGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  2.897 Palavras (12 Páginas)  •  5.962 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MARCIANA LOPES BARBOSA RU 435247

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

CAPELINHA MG

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MARCIANA LOPES BARBOSA RU 435247

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório de seminário final de estágio apresentado a UTA- didática no curso de pedagogia distancia do centro universitário internacional UNINTER

Tutor local:

Centro associado : Capelinha

Capelinha

2013

SUMARIO

1. Introdução

2. Desenvolvimento

2.1. Relatório da educação infantil

2.2. Relatório do ensino fundamental

2.3. Relatório da alfabetização

3. Considerações finais

4. Referencias

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo promover ao aluno de Pedagogia um momento de reflexão e avaliação das vivencias de aprendizagens adquiridas durante as atividades realizadas pelo estudante.

Os estágios que realizei durante o meu curso foram muitos importantes e ficou até difícil escolher entre todos os mais significantes, pois eles me proporcionaram momentos impar na minha vida, algo que sempre me servirá de base para o meu trabalho como professora de educação básica ou como pedagoga.

Entre eles escolhi os seguintes:

• Estágio em educação infantil;

• Estágio em educação fundamental e

• Estágio em alfabetização

Cada estágio contribuiu de uma forma para o meu aprendizado como profissional e como pessoa.

O presente trabalho propõe que eu recorde os estágios que realizei durante o meu curso de Pedagogia. Optei-me por estes três estágios pela satisfação que tive em fazê-los. Cada estágio me proporcionou crescer profissionalmente. Cada experiência vivida em sala de aula m,e fez refletir de como é árduo ,mas gratificante o oficio do magistério. Trabalhar com crianças me fascinou,pois elas nos remete uma doçura que nos comove.

Tive a oportunidade de ver e acompanhar de perto como acontece o processo de aprendizagem em uma sala de aula. Ver onde surge os primeiros passos para a alfabetização é algo impressionante.

Estou no final do curso a aprendi ao longo desta caminhada que é preciso adentrar no universo da educação para conhecer e vivenciar como acontece o processo de ensino e aprendizagem. Com este trabalho aprendi muito e como diz Paulo Freire “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

2. Relatório de estágio

2.1 . Estágio na educação infantil

Durante a minha observação na turma de educação infantil pude perceber a ansiedade dos pequenos que estão ingressando na escola. É um grande desafio da educação formar profissionais que sejam capazes de oferecer uma educação de qualidade as nossas crianças.

O estágio de educação infantil foi muito importante para o meu aprendizado, pois gosto muito de crianças.o trabalho foi realizado na Unidade Pré Escolar de Ribeirão da Folha. É uma escola municipal. Não tem espaço próprio. A escola funciona em cômodo de uma casa alugada pela prefeitura para esse fim.apesar do espaço não ser adequado, tudo é muito organizado, as paredes são cheias de cartazes, tudo é muito limpo e ali acontece aprendizagem de fato.

Os alunos têm uma rotina básica. Ao chegar na escola são recebidos pela professora. Antes de entrar para a sala ,fazem uma rodinha de conversa para saber como foi o dia anterior dos alunos. Após a conversa a professora faz uma oração inicial e pede para que eles façam um desenho a professora tem a preocupação de variar as atividades e não deixar que elas demorem muito. Geralmente as atividades duram no máximo 8 minutos, pois segundo alguns psicólogos uma criança não consegue ficar presa a uma atividade por mais de 15 minutos, isso se refere à criança da educação infantil.

A professora é muito carinhosa com os alunos. A equipe de profissionais que acompanha o processo de aprendizagem da turma é muito competente e acredita que seu dever é considerar a infância e suas características preservando o respeito e a ludicidade. Em entrevista com a pedagoga notamos que sua maior preocupação é zelar pelo bem estar das crianças e oferecer condições para que as crianças tenham uma educação que atenda as suas necessidades. Durante o período em que estive acompanhando a turma pude observar esta preocupação. Os meninos fazem rodinhas no chão para brincar realizam projetos sobre valores e aprendem bastante. Os conteúdos são introduzidos com musicas. Nesta fase é fundamental que a criança brinque, pois ela está em desenvolvimento biológico e cognitivo. Paulo Freire reforça essa idéia quando nos diz que:

As cantigas fazem parte da nossa infância e é nosso dever como educadores preservá-las, incentivando nossas crianças a cantá-las, brincarem com elas. Elas não devem servir apenas para alfabetizar, as cantigas devem fazer parte do cotidiano da sala de aula. E por isso, por ser um texto memorizado, é que elas podem servir como textos auxiliares para alfabetização.

O lúdico deve estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com