TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO SOBRE AS QUESTÕES SOCIAIS APRESENTADAS NO FILME

Monografias: RELATORIO SOBRE AS QUESTÕES SOCIAIS APRESENTADAS NO FILME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

RELATORIO SOBRE AS QUESTÕES SOCIAIS APRESENTADAS NO FILME

Ao assistir o filme ‘Tempos Modernos’ com um olhar critico, percebemos que o filme aborda varios tema. Sabemos que a Revolução Industrial do Séc. XVIII e as transformações deorrentes do sistema Capitalista, o que desencadiou sérios problemas sociais, como as lutas de classes entre patrões que representavam a Burguesia e o operário que era estampado pelo Povo.

Sendo assim, vimos no inicio do filme fortes traços do Sistema Fordista (Que vem a ser um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa). Seus traços são desenhos ao longo do filme quando notamos as características de um trabalhador de uma fábrica, que tem uma crise nervosa por trabalhar de forma repetitiva, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção em uma alta frequência. Sendo assim o homem é levado ao hospital e apos retornar para seus antigos fazeres (Trabalho na fabrica), ele se encontra em face de uma Cidade completamente mudada.

Outra parte que chama bastante atenção é que o filme é passado todo em silêncio com excessão de uma unica fala que na verdade é mais um grito do Patrão com o Empregado. Podemos assim dizer que essa unica fala caracteriza o Autoritarismo dos patrões nessa época impondo suas ordens aos trabalhadores sem dar-los o direito de fala ou de Bem estar, pois para eles o que importava ela o lucro e não lhes importava como esse lucro vinha, por isso os empregados eram tão sugados pelo trabalho.

Por conseguinte, notase em outro tempo no filme conflitos vivenciados por muitas familia naquela época devido à abrupta mudança de Sistema e que ate os tempos atuais tem se feito presente que é a pobresa. Percebemos esse momento no filme quando se relata a vida de uma Jovem que tem duas crianças pequenas para alimentar, por isso ela é empurrada pela sua condição a cometer pequenos furtos (Roubo de pouca monta, praticado às escondidas e sem violência) para sobreviver.

Assim sendo Charles (o trabalhador) vai à busca de um novo emprego para seu sustento, porém ele é preso. Apos ser libertado conhece essa Jovem Moça e tenta ajuda-lá a se livrar da prisão, entretanto não da certos, pois uma Senhora Fina conta aos policias o ocorrido, por fim os dois acabam sendo presos e por um acaso conseguem fugir e tentam viver a vida de outra forma, pois ambos precisam trabalhar para se manter.

Em consequencia dessa adiversidade Charles consegue um emprego em uma fabrica, mas se mete em confussão com os operarios que acabam entrando em greve, para piorar a situação acaba lançando um tijolo na cabeça de um policial o que acaba complicando ainda mais ainda sua situação. Apos isso a Jovem arranja um trabalho de dançarina em um salão de músicas e emprega seu amigo como garçom que na verdade não foi bem sucedida nessa tarefa, em seguida ganha uma nova chance como cantor e acaba conquistando a todos. Todavia, essa tentativa também é frustrada e assim eles seguem uma estrada em busca de sobrevivencia.

Enfim, a mensagem nos é passada claramente de forma ate mesmo engraçada, mas se formos analisar isso era a realidade de muitos naquela epoca e faz parte do cotidiano de muitas familias nos tempos de hoje. O filme abre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com