TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Análise do filme: Tropa de Elite.

Por:   •  24/4/2016  •  Artigo  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório da Análise do filme: Tropa de Elite.

Para início deste relatório iremos responder a duas perguntas fundamentais para o transcorrer dos assuntos que irão se tratados. Primeiramente o que é cultura?

São conhecimentos e comportamentos acumulados e passados socialmente à grupos, etnias, famílias e povos. Em outras definições são conjuntos de conhecimentos gerais e vastos; na antropologia, se caracteriza uma sociedade, costumes, línguas, mitos, alimentos, crenças morais e etc. Também é o conceito de modelos comportamentais sólidos passados a partir do convívio social, particularmente a grupos por influência humana. Fazendo-se necessário para o desenvolvimento das sociedades e da humanidade.

Entende-se que a cultura não está restringida somente a um tipo de povo ou sociedade e sim a várias, então não existe uma cultura melhor e superior a outra, nenhuma é inferior a outra, tendo assim cada uma sua particularidade. Então se faz necessário entender que a cultura é muito importante, porque satisfaz as necessidades sociais humanas e restringe algumas atitudes prejudiciais ao ser humano.

É importante ressaltar que existe outro tipo de conceito cultural, a chamada “cultura em massa”, onde os padrões ditados pela mídia são partilhados pela grande maioria das pessoas independentemente da ocupação ou renda, trazendo inovações em relação a cultura tradicional de certos povos e sociedades. Frisando que dentro contexto cultural, surgi também a indústria cultural, onde o capitalismo e a economia tem a sua grande contribuição cultural, trazendo aparências superficiais de vestuário, lazer e comida, certo que cada cultura tem as suas preferências e devem ser respeitadas, por isso sejam sociedades complexas ou simples, todas elas mostram suas formas de pensar, sentir e agir. Porque não importa o que o indivíduo possa ter e sim o que ele pode ser, estando inserido dentro de uma sociedade ou não.

Portanto com o passar do tempo novas formas de culturas vem surgindo e trazendo com ela a união de algumas e a desunião de outras por não aceitar a forma que ela está sendo passada para a sociedade. Gerando assim uma massa de grupos que luta por direitos e princípios perante a cultura que vive.

Em meio a esses fatos, quais são as manifestações culturais apresentadas no filme?

Diante do contexto do que é cultura, o filme assistido “Tropa de Elite” traz exemplos de manifestações culturais, e um exemplo disso é o baile funk, considerado nas favelas como cultura, as músicas para estes tipos de festas são geradas ali mesmo que trazem alusões ao povo sofrido da favela, mas por outro incita o uso de drogas, prostituição e tráfico, sabendo que aquelas pessoas não escolheram nascer ali e viver ali, mas é porque muitos não tinham opções, ficando a mercê de um dia o Estado se importar de fato com eles. Então o que gerou a atitude daquele povo viver sob essa cultura, pode-se dizer que é pelo fato de que eles não são priorizados pelas autoridades, suas necessidades básicas de vida não são atendidas desencadeando uma cultura sem muito conhecimento e violenta.

O Tropa de Elite foi escrito por ex-integrantes do BOPE. A atuação do BOPE, (Batalhão de Operações Policiais Especiais)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com