TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: PARALELOS ENTRE O FILME COM TEMPOS MODERNOS E GESTÃO CONTEMPORÂNEA DE PESSOAS

Projeto de pesquisa: RELATÓRIO: PARALELOS ENTRE O FILME COM TEMPOS MODERNOS E GESTÃO CONTEMPORÂNEA DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

No mundo corporativo convivemos com nomenclaturas: tivemos o tempo do DP - Departamento De Pessoal, do RH – Recursos Humanos, e finalmente evoluímos para GP - Gestão de Pessoas. Claro, a nomenclatura parece ser algo primoroso, porém, há que se considerar a “operação real” do nome. Sabemos que uma das maiores – senão a maior - dificuldade nos negócios é a relação entre as pessoas. Por diversas vezes vemos líderes de equipes que atuam como chefes de departamento e conseguem junto com sua equipe (na maioria das vezes especializada no assunto) colocar por água abaixo um grande projeto ou todo um processo.

Imaginamos então que a solução seja investir na competência deste líder, ensinar a ele como tratar com gente; lidar com pessoas é algo muito especial; a diversidade é fator precioso e ao mesmo tempo um dificultador. Lidar com pessoas e lidera - las exige um manejo diferente da forma como tratamos nossas relações pessoais. Por isso pede um investimento em entender e traduzir gente.

Com base nesses ideais, este trabalho tem por objetivo construir um Plano de Ação com estratégias para uma boa relação com os empregados, abrangendo recrutamento e seleção de pessoas, avaliação do desempenho, programas de incentivo e recompensa, treinamento e desenvolvimento e relações com empregados.

ETAPA 1: OS NOVOS DA GESTÃO DE PESSOAS.

PASSO 3

RELATÓRIO: PARALELOS ENTRE O FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

O filme Tempos Modernos retrata que novos métodos de produção sugiram que aumentavam a produtividade, causando desemprego, e a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas. O personagem de Chaplin tenta sobreviver em mundo confuso, onde os operários são submetidos a longas cargas horárias de trabalho e alguns têm de comer em cinco minutos ou menos. O trabalhador é quase um escravo da atividade que tem que desenvolver, o personagem trabalha em uma fábrica apertando parafusos, e essa atividade repetitiva faz com que ele tenha um colapso de estresse e acabando agindo como se tivesse enlouquecido querendo aperta tudo que ver pela frente como se estivesse vendo a sua frente apenas parafusos, tendo que ser mandando para um hospital para tratar de sua loucura. Com a ganância de querer produzir mais as empresas acabam não se importando com a saúde dos seus funcionários.Até chegar a um ponto que o operário é engolido pela máquina.Por volta do século XVIII houve uma mudança muito forte onde o homem foi substituído por máquinas, que produzia bem mais e custava bem menos.

O filme retrata também uma transformação contínua e acelerada, passando de feudal para um cenário urbano surgindo o capitalismo. Nessa época a população passou por crises financeiras, fechamento de fábricas, gerando o desemprego que levou à fome, várias greves e conseqüentemente muita violência.

O filme apresenta, também, que Carlitos era como se fosse molas que complementam e articulam o movimento das máquinas e de todo processo produtivo. Diferente dos tempos de hoje, em que os trabalhadores não são mais considerados como recursos de produção, juntamente com outros recursos organizacionais como máquinas, equipamentos e capital. Atualmente esse capital financeiro deixou de ser o recurso mais importante, cedendo lugar para o conhecimento e passando a migra o trabalho manual a trabalho mental.

Outra parte do filme que se pode citar é quando Carlitos fica preso em meio ao maquinário, e acaba acionando o apito da hora do almoço, deixando de auxiliar seu imediato superior, pega sua marmita e começa a comer. Mas seu chefe reclama da fome e a vontade de almoçar de Carlitos, porque naquela época o homem era escravo do relógio, tinha todos os seus horários exatamente estabelecidos. Todavia com todas as transformações, isso também mudou, o que era um problema passou a ser solução lidar com as pessoas para as organizações, deixando de ser um desafio e sendo uma vantagem competitiva para as empresas bemsucedidas.

Por fim a organização é formada por pessoas mais (+) a organização, onde algumas pessoas passam uma maior parte da sua vida dentro da empresa, não separando a sua vida profissional da sua vida pessoal. E sem as pessoas as organizações não existiriam, pois elas dependem de energia, inteligência, racionalidade entre outros aspectos. A Nova Era transforma as organizações em áreas mais abertas, amigáveis, transparentes e descentralizadoras, deixando se for fechada, hermética, monopolística e centralizadora.

ETAPA 2: AGREGANDO PESSOAS. APLICANDO PESSOAS.

PASSO 4

RELATÓRIO: EMPRESA CENTER SALES

Nos dias de hoje o telefone, o celular e a internet mudaram nossas vidas, pois, com esses três meios de comunicação podemos comprar tudo o que quisermos. O telemarketing é uma das principais ferramentas para se atingir novos clientes e aumentar as vendas.

Porém, para você conquistar e manter esses clientes e aumentar as suas vendas requer um esforço muito grande, sendo necessário muito treinamento, participar de várias palestras sobre cursos de vendas para se aprender as melhores técnicas de como vender mais.

A Center Sales é uma empresa de telemarketing que atua na aréa de vendas ativas, tendo como serviço a venda de telefonia internet, telefonia banda larga e voz. Abaixo será apresentado seus objetivos, a missão e os valores da organização.

Objetivos – Aumentar o crescimento da rentabilidade da empresa, se solidificar no mercado e ser bem vista por seus clientes, fornecedores e funcionários e atrair novos clientes.

Missão – Oferecer tecnologias adequadas as reais necessidades de seus clientes, oferecendo a tecnologia que irá ajuda – los da melhor maneira possível.Garantindo qualidade na prestação dos serviços, satisfação do cliente e valor agregado com a mais moderna infra-estrutura tecnológica para suporte à operação.

Valores – Agir sempre de forma íntegra e consciente com os valores que defendemos se comprometer com as metas da empresa, suas políticas e seus colegas.

Clima Organizacional - estimular e incentivar o diálogo, respeitando as diferenças culturais entre os colaboradores e clientes. Encorajar, apoiar e acompanhar a iniciativa e o espírito empreendedor do funcionário.

Público Alvo: Empresas privadas e empresas públicas.

PLANO DE AÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com