TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ANÁLISE GRANULOMÉTRICA: ENSAIO DE PENEIRAMENTO

Por:   •  30/3/2016  •  Ensaio  •  3.159 Palavras (13 Páginas)  •  3.860 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO

CAMPUS CARAÚBAS

ALINE RIBEIRO DA SILVA

FELIPE AUGUSTO DANTAS DE OLIVEIRA

FERNANDO GABRIEL CAMPOS FREITAS

FRANCISCO SALES DIAS NETO

ICARO LEONNARD ALVES FERREIRA

LARISSA MARTINS DE OLIVEIRA

MYRELLE YASMINE DE FREITAS CAMARA

THAYSE SILVA LOPES

RELATÓRIO ANÁLISE GRANULOMÉTRICA: ENSAIO DE PENEIRAMENTO

CARAÚBAS

2016


RESUMO

A granolumetria é determinação das dimensões dos grãos de um solo. O experimento consistiu na análise granulométrica por meio do procedimento de peneiração. Portanto, o presente trabalho objetivou caracterizar um determinado material sólido através da análise granulométrica utilizando a técnica de peneiramento na separação e/ou classificação do material particulado de uma amostra de solo retirada da cidade de Umarizal – RN. O experimento foi realizado no Laboratório de Engenharia II da UFERSA – Campus Mossoró, e foi utilizado um conjunto de peneiras para analisar a quantidade de solos que ficaram retidas e solos que passaram por ela, utilizou-se o software de criação de planilhas e gráficos Microsoft Office Excel®. A partir dos resultados obtidos, foram determinados a curva granulométrica, o diâmetro efetivo (Def =0,1mm; D30=0,39mm; D60=0,46mm), coeficiente de uniformidade (Cu=4,6) e coeficiente de curvatura (Cc=1,83). Assim, como o esperado, concluiu-se que os diâmetros apresentaram valores próximos.

PALAVRAS-CHAVE: Peneiramento; Solos; Granulometria.

ABSTRACT

The granulometry and determining the dimensions of the grains of soil. The experiment consisted of particle size analysis using the sieving procedure. Therefore, this study aimed to characterize a particular solid material by size analysis using the sieving technique in separation and / or classification of particulate matter from a soil sample taken from the city of Umarizal - RN. The experiment was conducted at the Engineering Laboratory II UFERSA - Campus Mossoro, and we used a set of sieves to analyze the amount of soil that were retained and soil that passed through it, used the Microsoft spreadsheets and charting software Office Excel. From the results obtained were determined granulometric curve, the effective diameter (Def = 0.1mm; D30 = 0.39 mm; D60 = 0,46mm), uniformity coefficient (Cu = 4.6) and curvature coefficient (Cc = 1.83). Thus, as expected, it was concluded that the diameters showed similar values.

KEYWORDS: Sieving; Soils; Granulometry.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1. GRANULOMETRIA        

2.1.1. ENSAIO DE PENEIRAMENTO        

2.1.2. ENSAIO DE SEDIMENTAÇÃO        

2.2. _        DIÂMETRO EFETIVO        

2.3. _        COEFICIENTE DE UNIFORMIDADE        

2.4. _        COEFICIENTE DE CURVATURA        

3.        MATERIAIS E MÉTODOS        

3.1.        MATERIAIS        

3.2.        EQUIPAMENTOS        

3.3.        MÉTODOS        

3.3.1.        PENEIRAMENTO DE SOLOS GROSSOS        

3.3.2.        PENEIRAMENTO DE SOLOS FINOS        

4.        RESULTADOS        

5.        CONCLUSÃO        

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

        Inicialmente deve-se ter em mente que todo e qualquer tipo de solo é originado a partir da desagregação e/ou decomposição de rochas pré-existentes. Estas após sofrerem intemperismo, seja ele físico, ou químico, dão origem aos diversos tipos de solos tais como os conhecemos. Alguns são depositados no próprio local onde se deu a decomposição da rocha e são chamados de solos residuais, enquanto outros são levados à outras localidades pela ação do vento, água, gravidade, ete, e por isso são chamados de solos transportados.

        Os diferentes tipos de intemperismo (físico e químico) são capazes de originar diferentes tamanhos de partículas de solo. O intemperismo físico, caracterizado pela ação mecânica de agentes externos, como a água o vento e mudanças de temperatura, desintegram as rochas e dão origem a solos com partículas de até 0,001 mm de diâmetro, enquanto que o intemperismo químico decompõe as rochas e é capaz de originar partículas com diâmetros inferiores a 0,001 mm.

Uma das principais características que diferenciam os diversos tipos de solos existentes é o tamanho dos grãos que os compõe. Alguns tipos de solos como os pedregulhos e as areias possuem grãos de tamanhos perceptíveis a olho nu, enquanto que solos de granulação fina como é o caso de siltes e argilas, possuem partículas tão pequenas que quando úmidas formam pastas, impossibilitando a identificação dos grãos separadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (330.6 Kb)   docx (83.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com