TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA EQUIPE GESTORA EM UNIDADES DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Exames: RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA EQUIPE GESTORA EM UNIDADES DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/12/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  1.997 Visualizações

Página 1 de 2

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ANÁLISE DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O gestor escolar desenvolve junto a escola ações na qual abrange a elaboração e concretização de meios e fins para garantir qualidade de ensino, colaborando e participando diretamente ou indiretamente nas dimensões pedagógicas propostas no PPP.Incentivando as idéias e projetos que os profissionais apresentam diante de problemas e conflitos vivenciados no dia- dia reagi de forma dialogada, reflexiva, organizada e democraticamente.

Atuante frente questões pedagógicas, administrativas, financeiras, jurídicas e humanas. O gestor tem um plano de ação planejada de forma coerente e democrática.

¨A participação, o diálogo coletivo, a autonomia, a eleição direta do diretor da escola, são práticas que pressupõem uma gestão democrática. (março 2007 gestão em rede).

O gestor escolar demonstra interesse e compromisso acompanhando e realizando ações positivas e contribuir para um bom funcionamento da escola. São ações significativas que acontecem tais como: O dialogo coletivo, participação e acompanhamento dos trabalhos escolares, a autonomia, a eleição direta do diretor escolar, é praticas que pressupõem uma gestão democrática, gerando assim um currículo virtuoso de democracia, cidadania e participação e, por conseguinte, um comprometimento social.

Diante de questionamento, conflitos e duvidas, assim tratando-se da escola, sem perder o sentido de totalidade de rede a que a escola pertence os interesses de alunos, professores, pais, funcionários e da equipe técnica, devem ser amplamente discutidos e negociados reforçando a cidadania e formando cidadões ativos capazes de intervir socialmente.

A equipe gestora possui autonomia ao planejar, tanto o gestor como aliado para hegemonia de trocas pensamentos a desenvolver uma característica de atuação que pretende organizar, mobilizar e articular condições matérias e humanas necessárias para o avanço sócio-político educacional.

2.2 ANÁLISE DA GESTÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

A gestão da escola possui uma característica de atuação que pretende organizar, mobilizar e articular condições materiais e humanas, necessárias para o avanço dos processos sócio-político-educacionais. Tais ações direcionam para a promoção do processo da aprendizagem dos alunos, objetivando desde cedo, torná-los capazes de enfrentar gradativamente as nuances da sociedade globalizada e do mundo pós-moderno. Assim, o significado de gerir a escola de forma partilhada vai muito além da mobilização dos sujeitos , pois implica intencionalmente, na definição das metas educacionais e o posicionamento frente aos objetivos educacionais , sociais e políticos, em uma sociedade complexa.

Tal peculiaridade destaca a ação significativa do diretor da escola na gestão do trabalho educativo: elemento como participação, o diálogo coletivo, a autonomia, a eleição direta do diretor, o envolvimento do conselho de escola e fiscal nas decisões gerais, são práticas que pressupõem uma gestão partilhada e, consequentemente, uma escola administrada de forma coerente e planejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com