TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCEPÇÃO DAS MERENDEIRAS SOBRE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS EM UMA UNIDADE ESCOLAR DE ENSINO FUNDAMENTAL I

Trabalho Escolar: PERCEPÇÃO DAS MERENDEIRAS SOBRE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS EM UMA UNIDADE ESCOLAR DE ENSINO FUNDAMENTAL I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  8.011 Palavras (33 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 33

Rosimeire Maria do Nascimento

PERCEPÇÃO DAS MERENDEIRAS SOBRE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS EM UMA UNIDADE ESCOLAR DE ENSINO FUNDAMENTAL I

Paulo Jacinto/Al.

2013

Rosimeire Maria do Nascimento

PERCEPÇÃO DAS MERENDEIRAS SOBRE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS EM UMA UNIDADE ESCOLAR DE ENSINO FUNDAMENTAL I

Monografia apresentada como requisito final à obtenção do título de especialista no Curso de Pós-Graduação Lacto Sensu em “Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica”, do Centro Universitário de Maceió - Cesmac, Faculdade de Educação e Comunicação - FECOM, sob a orientação da Prof. Mestranda Jaqueline da Cunha Peixoto.

Paulo Jacinto/AL

2013

_________________________________________________

Profª Mestranda Jacqueline da Cunha Peixoto

- Orientadora -

DEDICATÓRIAS

Agradeço primeiramente a Deus por sempre me ajudar de forma indireta nos momentos difíceis.

À minha mãe Maria Josefa, pelo exemplo de amor, força e dedicação;

Ao meu pai José João do Nascimento (in memoriam), que infelizmente não pode estar presente neste momento tão feliz da minha vida, mas que não poderia deixar de dedicar a ele, pois se hoje estou aqui, devo muitas coisas a ele e por seus ensinamentos e valores passados. Saudades eternas!

Ao meu esposo José Assunção Ferreira, por toda paciência, compreensão, carinho e amor, e por me ajudar muitas vezes a achar soluções quando elas pareciam não aparecer.

A meus filhos, Carlos André, Zenício e Carlo Daniel, luz da minha vida.

AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante esta caminhada.

Ao meu esposo, José Assunção, que de forma especial e carinhosa me deu força e coragem, me apoiando nos momentos de dificuldades,

Os meus filhos, Carlos Daniel, Zenício e Carlos André que embora não tivessem conhecimento disto, mas iluminaram de maneira especial os meus pensamentos me levando a buscar mais conhecimentos.

Aos colegas da turma, pela partilha de cada descoberta, desafio e conquista. Dividindo medos, incertezas e inseguranças... Mas somando entusiasmo, forças e alegrias... Obrigada, a todos.

E não deixando de agradecer de forma grata e grandiosa a minha orientadora e coordenadora do curso, Jaqueline Peixoto, por toda sua ajuda e por confiar no trabalho que eu poderia desenvolver.

RESUMO

O estudo objetivou em avaliar a percepção das merendeiras sobre as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA) visando constatar a motivação delas e conhecer os principais problemas enfrentados para a implantação das BPMA. Sendo assim, o estudo foi realizado com as merendeiras de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Paulo Jacinto Al. Os dados foram coletados por meio de entrevistas. Como resultado observou-se que as merendeiras apesar de não colocar em prática, mas conhecem as BPMA e gostam do seu trabalho, porém não recebem incentivos para que essas práticas sejam adotadas no seu dia-a-dia gerando uma situação de desestímulo, devido as limitações encontradas, tais como falta de recursos humanos e de gêneros alimentícios, fato que as impede de cumprir a legislação adequadamente.

Palavras - chave: Escola. Manipuladores. Alimentação.

ABSTRAT

The study aimed to assess the perception of cooks on Good Food Handling Practices (BPMA) in order to confirm the motivation of professionals and know the main problems faced in the implementation of the BPMA. Thus, the study was conducted with the cooks of a Municipal School of Basic Education in Al Paulo Jacinto Data were collected through interviews. As a result it was observed that although the cooks do not put into practice, but know the BPMA and enjoy their work, but do not receive incentives for such practices are adopted in their day-to-day generating a discouraging situation, mainly due to limitations, such as lack of human resources and foodstuffs, a fact that prevents them from complying with the legislation properly.

Key - words: School. Handlers. feeding.

O acesso à alimentação é um direito humano em si mesmo, na medida em que a alimentação constitui-se no próprio direito à vida. Negar este direito é, antes de mais nada, negar a primeira condição para a cidadania, que é a própria vida.

(Josué de Castro)

LISTA DE SIGLAS

ANVISA Agencia Nacional de Vigilância Sanitária

BPMA Boas Práticas de Manipuladores de Alimentos

FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

PNAE Programa Nacional de Alimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com