TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejando uma unidade didática para o ensino de energia e combustão

Por:   •  2/5/2017  •  Artigo  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Planejando uma unidade didática para o ensino de energia e combustão[pic 1]

Thaís Roberta Oliveira Alves

Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma unidade didática sobre os conceitos de energia e combustão, para alunos do ensino médio. Construída no período de aula da disciplina estágio 4, essa proposta de ensino visa

        

         

   

Este trabalho é resultado da regência da disciplina de estágio 4 do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A disciplina é um componente curricular do último semestre do curso.

Antes do início da regência no colégio, houve momentos de estudos na universidade sobre a utilização da unidade didática.  Tanto os colegas da turma como a professora de química do colégio perceberam a necessidade de utilizar uma técnica de ensino para desenvolver a aprendizagem dos alunos do ensino médio.

O tema foi de escolha livre de cada estagiário (a), mais que tivesse atrelado com o conteúdo referente à turma da regência.

Assim como cita Damis (2006) o ensino por unidades significa: estruturar o conteúdo numa totalidade coerente; promover adaptações de  aprendizagens; desenvolver experiências e estudos de uma maneira que garanta a atuação do conteúdo na vida do aluno. No entanto, a unidade do presente trabalho, tem como objetivos de avaliar os conhecimentos dos alunos e verificar o desenvolvimento de certas habilidades.

O tema escolhido foi energia e combustão. A escolha deste decorreu da necessidade de abranger assuntos de interesse social relacionados ao dia a dia dos alunos.

As práticas, realizadas em sala de aula, são de fácil manuseio para os alunos e para o professor, que tem como finalidade formar cidadãos críticos.

Unidade didática segundo alguns autores


Aplicação da unidade

A unidade foi aplicada numa turma de 2º ano, no período vespertino, de um colégio estadual no sul da Bahia. Para realização das atividades foram necessárias seis aulas para aplicação, pois o pouco tempo e devido alguns outros impedimentos, não foi possível mais aulas para desenvolver a atividade.

A unidade didática foi baseada num livro de um grupo de estudos e debates sobre o ensino de química (GEDEQ) que ocorreu na própria universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com