TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva - Unidade: Unidade III

Por:   •  24/9/2019  •  Artigo  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Reflexiva - Unidade: Unidade II - Um Olhar sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental

A situação não está longe da nossa realidade: conflitos indisciplinares, agressividades e homofobia, de pequenas agressões a violências graves são episódios recorrentes tanto em escolas públicas como particulares que acabam por gerar certo desânimo aos professores.

Contudo, Pedro não pode agir sozinho e mesmo sabendo que em primeiro lugar é um educador e um professor recém formado. Portanto deverá procurar ajuda junto a direção da escola, professores, funcionários, os próprios alunos e pais, e propor a mediação escolar, que está sendo descoberta e buscada como meio de resolução de vários tipos de conflitos com meios amigáveis de solução, onde as partes serão convidadas a conversar, a se responsabilizar pelos seus atos, administrando assim os seus conflitos sem responsabilizar a solução para um terceiro, aprendendo assim, administrar e solucionar de forma positiva suas divergências. Nesse sentido serão trabalhadas os possíveis conflitos existentes entre os alunos, professores, pais e funcionários, prevalecendo sempre um espaço de diálogo, responsabilidade e respeito entre as partes envolvidas, tentando mostrar aos alunos uma oportunidade de melhoria e aprendizado na sua vida escolar e pessoal.

Atividade Reflexiva - Unidade: Unidade III - O Ensino de Ciências por meio da Atividade Prática e de Campo

Não é fácil ensinar Ciências mas não impossível, basta gostar do que se está fazendo, ter insistência e compreensão na prática de ensino, já que muitos alunos vem de uma estrutura familiar disfuncional.

A disciplina de Ciências de Biológicas dispõe um conjunto teórico amplo, por outro lado possui atividades práticas que são fundamentais para a complementação do processo de ensino e aprendizagem, ampliando a forma de análise e compreensão dos processos biológicos existentes no contexto diário.

As aulas práticas são estratégias didáticas que auxiliam na dinâmica metodológica do professor, em uma escola sem espaço físico próprio, é possível realizar o desenvolvimento de aulas práticas em sala, como construção de kits com materiais para os experimentos, realizados pela professora. Por exemplo uma caixa com imagens de seres vivos, para identificar cada um, reconhecer as bases históricas e classificar a imensa diversidade biológica. Fora da sala pode-se explorar praças, praias, aquários, orquidários, entre outros, todos esses ambientes possuem um tipo de vegetação como solo, animais e plantas. Essa vivência estimula o aluno desenvolver a observação, a pesquisa e a curiosidade, pois são as experiências sensoriais que levam ao processo reflexivo relacionado à obtenção de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com