TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DAS PPQ II

Por:   •  27/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.111 Palavras (17 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 17

Lista de tabelas, figuras, mapas, gráficos, símbolos e abreviaturas.

Agradecimentos

Agradeço a deus, que me tem dado forca para enfrentar o meu dia-a-dia, que não tem sido tão fácil, aos meus pais e irmãos. Aos docentes que dirigiam estas actividades de praticas pedagógicas e estagio pedagógico de biologia, especialmente a minha supervisora drª Francesinho Gavicho Uarrota e a drª Filomena Sitoe. Agradeço também a todos meus amigos e colegas pela forca, coragem que tem me dado directa e indirectamente.  

Resumo.

As práticas pedagógicas são actividades curriculares que visam conciliar a teoria e a pratica que trazem uma ferramenta básica do contacto entre os estudantes praticantes do PEA. As práticas pedagógicas de biologia II, são uma actividade curricular dos planos de formação de professores na universidade pedagógica. Ela destina­se a aproximar o futuro professor a situações reis do ensino e aprendizagem, permitindo a integracao dos conhecimentos teóricos e práticos.

No presente relatório de estágio pedagógico de biologia, pode­se afirmar que esta actividade constitui o culminar de todas as praticas pedagógicas, especialmente as PPBII. As actividades do EPB estão relacionadas com a dosificacao, Planificação e Leccionação de aulas. E o período indispensável na formação do futuro professor naquela instituição do ensino (ESGECM), visto que é com base nesta que o estudante praticant aplica os seus saberes, cria e recria no desempenho das suas actividades.

As dificuldades que o ensino e aprendizagem de biologia apresenta na Escola secundaria geral Eduardo Chivambo Mondlane, constituim a falta d laboratório de Biologia e Química, e superlotação da carga horária dos professores. Portanto, o estágio pedagógico de Biologia permite consolidar os conhecimentos anteriores pondo os em pratica na leccionação e planificação.          

CAPITULO I: Introdução

O Estagio Pedagógico de Biologia (EPB) é uma actividade prática que consiste em três aspectos como, a Dosificação, Planificação e Leccionação, em que há um contacto directo e interactivo entre os estagiários e os alunos na sala de aulas e em alguns casos fora dela também. Portanto esta actividade foi realizada na E.S.G. Eduardo Chivambo Mondlane. O presente relatório aborda assuntos relacionados com as actividades relativas a esta cadeira, desde a preparação de seminários apresentados, até as aulas assistidas e leccionadas. Esta actividade visa estabelecer um contacto entre o formando e a realidade da escola e os alunos de onde são avaliados dentre vários aspectos de âmbito científico, metodológicos e comportamentais. No entanto, é importante salientar que, este relatório resulta de um trabalho científico destinado a pesquisa de determinadas questões pedagógicas, sobretudo no ensino de biologia, através deles, o estudante articula os saberes científicos específicos com os psico­pedagógicos e didácticos.

Portanto, o presente relatório de Estágio Pedagógico de Biologia (EPB) esta constituído por quatro (4) capítulos: o primeiro capítulo, debruça-se sobre a introdução, objectivos e metodologias, o segundo corresponde as referências teóricas, o terceiro debruça-se sobre as conclusões. O quarto e último capítulo fazem menção a revisão bibliográfica, os apêndices e os anexos. Do ponto de vista geral, este relatório reflecte aquilo que são as abordagens em relação ao Estagio Pedagógico, fruto real do empenho do autor na recolha, análise e síntese dos dados que aqui arolam com grande expectativa.

  1. Objectivos
  1. Objectivo geral
  • Fazer a descrição detalhada das actividades realizadas em estágio pedagógico, características e o funcionamento do processo de Ensino-Aprendizagem.

        

  1. Objectivos Específicos
  • Identificar os aspectos positivos e negativos durante as actividades de Estágio Pedagógico de Biologia;
  • Identificar os problemas e os desafios do PEA de Biologia na ESG Eduardo Chivambo Mondlane­Lichinga,
  • Analisar o nível de assimilação dos conteúdos de Biologia da 9ª Classe e o aproveitamento pedagógico na mesma disciplina em geral.

Metodologias

Durante o decurso do estagio pedagógico de biologia (EPB), teve-se como método principal observação directa e indirecta, auxiliando-se coma analise das aulas de biologia 9 classe.


CAPITULO II: Referencias Teóricas

Actividades de preparação

De salientar que antes das actividades do estágio pedagógico de Biologia houve a apresentação dos seminários cujos temas dos mesmos foram de imensa importância no contexto de socialização e aprimoramento dos conhecimentos e a organização dos documentos utilizados durante certo período de trabalho.

Os seminários apresentados durante a aula nos ajudaram bastante na busca de certas estratégias de ensino, de modo a iniciar as aulas, de modo que o aluno se envolva emocionalmente no PEA também mobilizando outras estratégias de compreensão.

Alguns seminários apresentados apoiaram­ nos de uma maneira eficiente explicando como se utiliza todos os recursos didácticos que uma determinada escola dispõe.

Praticamente, nos proporcionou certas maneiras no intercâmbio entre os alunos, de modo a criar alguns debates e a dotar certos métodos de resolução dos problemas enfrentados na sala de aula. Duma maneira geral os seminários nos facilitaram na organização e postura de um bom inicio do nosso estágio pedagógico de biologia, e propôs um intenso trabalho e dedicação, obrigando os estagiários a envidar esforços muito mais acrescidos, garantindo o seu desenvolvimento de todos os requisitos necessários para a formação do futuro professor.

A falta de esclarecimento sobre o que devia ser feito nos seminários contribuiu para o mau desempenho de alguns grupos na defesa dos seminários, muito mais quando um dos grupos apresentava o seminário com o tema Método de ensino em projecto.

Actividade rotineira dos professores nas escolas

No que concerne as actividades rotineiras dos professores nas escolas, importa dizer que esta actividade têm sido adoptada pelos professores como uma forma de aliviar a sua super carga horária à que estão submetidos. Os professores no grupo de disciplina neste caso a disciplina de Biologia, têm se reunido para planificar as actividades num período de quinze (15) dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (240.5 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com