TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: BIOQUIMICA HUMANA

Por:   •  5/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: BIOQUIMICA HUMANA – Aula 1

DADOS DO(A) ALUNO(A):

NOME: MATRÍCULA:

CURSO: POLO:

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):

ORIENTAÇÕES GERAIS:

• O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e

• concisa;

• O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;

• Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);

• Tamanho: 12;

Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;

• Espaçamento entre linhas: simples;

• Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado).

TEMA DE AULA: ATIVIDADE CATALÍTICA DA AMILASE SALIVAR

RELATÓRIO:

1. Resumo sobre o tema abordado em aula.

A saliva é uma secreção exócrina, que é 99% água e contém diversos eletrólitos como sódio, potássio, cálcio, bicarbonato, magnésio e fosfato 1,2. Os diversos componentes da saliva interagem e são responsáveis pelas atividades desempenhadas pela saliva 1.

Entre as funções contempladas estão degustar, proteger a boca, amaciar, limpar e digerir os alimentos. Em relação a esta última função, pode-se dizer que a saliva é responsável pela digestão do amido, favorecendo a formação de um bolo alimentar.

A saliva contém a enzima alfa-amilase, anteriormente conhecida como ptialina, cuja função é iniciar a digestão do amido na boca. A amilase é uma enzima, produzida na saliva, das glândulas salivares, que funciona para quebrar os carboidratos, mais conhecidos como amido.

A hidrólise química e enzimática é realizada. A hidrólise química utilizou ácido clorídrico e a hidrólise enzimática utilizou amilase salivar.

2. Materiais utilizados.

MATERIAIS USADOS

- 6 tubos de ensaio;

- Grade de tubos de ensaio;

- Hastes da pipeta;

- 200ml de água;

- Amilase salivar (saliva coletada em uma parte do grupo);

- Um par de elásticos;

- Água.

2.2 MATERIAIS USADOS

- Banho maria.

2.3 REAGENTES

- 0,9% NaCl (solução salina), cerca de 15ml;

- 0,1% de amido (em solução salina), cerca de 5ml;

solução de iodo a 2%.

- A água (20ml) contém amilase salivar.

3. Responda as Perguntas:

A) Qual a composição do amido?

O amido é um polissacarídeo formado pela combinação dos açúcares de amilose amilose e amilopectina, armazenados em diferentes partes das plantas, ou seja, carboidrato.

B) Comente os resultados obtidos nos tubos 1, 2 e 3 no procedimento da hidrólise química do amido.

Tubo 1: após o banho de gelo, houve uma mudança, ficando verde sem hidrólise, ou seja, há presença de amido, com o passar do tempo pode-se observar a dissolução do amido. Tubo 2: após 10 minutos em banho-maria e depois em banho de gelo, sem degradação do amido, o que mostra que a temperatura influencia na reação da atividade química. Tubo 3: após 20 minutos em banho-maria e imediatamente após o banho de gelo, a solução fica azul, indicando a presença de amido.

C) Qual o objetivo do uso de HCl, aquecimento e resfriamento no procedimento da hidrólise química do amido?

O objetivo do uso dessas técnicas é obter uma grande quantidade de cadeias retas para facilitar o pareamento, o que, como resultado, aumenta o teor de amido para recuperação após gelatinizarão e resfriamento.

D) Descreva a sequência de transformações operadas pela amilase na molécula da amilose.

Ao mastigar, a enzima α-amilase, que está presente na saliva, é liberada. Irá promover a hidrólise das ligações glicosídicas (α1 → 4) da amilose, originando maltose, glicose e amilopectina; e (α1 → 4) ligações de amilopectina, resultando em dextrina, uma mistura de polissacarídeos.

E) Comente os resultados obtidos nos tubos 1, 2 e 3 no procedimento da hidrólise enzimática do amido.

Tubo 1: após o banho de gelo, houve uma mudança, ficando verde sem hidrólise, ou seja, há presença de amido, com o passar do tempo pode-se observar a dissolução do amido. Tubo 2: após 10 minutos em banho-maria e depois em banho de gelo, sem degradação do amido, o que mostra que a temperatura influencia na reação da atividade química. Tubo 3: após 20 minutos em banho-maria e imediatamente após o banho de gelo, a solução fica azul, indicando a presença de amido.

F) Explique a relação entre a atividade da amilase salivar, o tempo de incubação da enzima com o amido e a variedade de cores observada no procedimento da hidrólise enzimática do amido.

As glândulas salivares expressam dois tipos de proteínas: serosas e mucosas. A primeira é acompanhada pela liberação de várias enzimas, como a amilase salivar, comumente denominada α-amilase ou ptialina, lipase, fosfatase ácida e alcalina e anidrase carbônica. O segundo tipo de secreção não se limita a esse tipo de glândulas, que são produzidas em toda a extensão do trato digestivo, pois o muco atua como lubrificante e protetor da superfície epitelial contra abrasão, secreções, enzimas e outros produtos presentes em seu interior. o trato digestivo, o que permite que os alimentos passem facilmente. A família amilase é sintetizada ao nível das glândulas parótidas Visualizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (556.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com