TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de bioquímica humana

Exam: Exercícios de bioquímica humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Exam  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Feevale

Exercícios de Bioquímica Humana I

1-Na tabela abaixo, estão relacionados os valores de pH para diversas substâncias:

Substância pH

Suco de tomate 4,1

Solução saturada de NaOH 14

Água de chuva 6,5

Urina 6,0

Suco de laranja 3,0

Leite 6,9

Sangue

7,4

2-Explique a importância da manutenção do pH nos sistemas biológicos.

3-O que são biomoléculas?

4-Considere a molécula abaixo:

5-Defina o que significa um aminoácido essencial. Por que os aminoácidos como por exemplo: fenialanina, triptofano, valina e leucina são classificados como essenciais?

6-Identifique o nome e classifique os aminoácidos:

CAPACIDADE DE TAMPONAMENTO DA SALIVA

RESUMO

Este trabalho verificou a medição do pH salivar antes e depois da ingesta de 4 substancias para discutir e relacionar com o conteúdo teórico de tamponamento salivar sobre o potencial cariogênico dos alimentos.Os reagentes utilizados na pesquisa foram o suco de limão, leite, refrigerante e o iogurte. A medição do pH de cada substancia foi feita antes da ingesta, logo depois, 20 minutos após e 40 minutos após. Através dos parâmetros analisados, observou-se que a capacidade de tamponamento da saliva a partir dos 20 minutos após a ingesta regularizou-se em 3 reagentes, e apenas o refrigerante, que foi regularizar na última medição.

Palavras-chave: Saliva – Tamponamento – Cárie

INTRODUÇÃO

O potencial hidrogeniônico (pH) de uma solução neutra é de valor 7, número escolhido não arbitrariamente, sendo derivado do valor absoluto do produto iônico da água a 25°C, que por uma coincidência conveniente é um valor inteiro. Soluções com pH maior que 7 são alcalinas ou básicas, onde a concentração de H+ é menor e a de OH- é maior. Inversamente, soluções tendo um pH menor que 7 são ácidas. A escala de pH é expressada de 0 a 14, sendo o valor 0 o mais alcalino até o 14, meio mais ácido.1

A saliva tem um pH em torno de 6,9, regulada através dos tampões salivares, mucina, bicarbonato e o sistema fosfato. Essa regulação tem como função evitar lesões produzidas pelo excesso de ácidos e bases.2Quando o pH bucal baixa, produz uma desmineralização dentaria, enquanto o pH quase neutro promove a remineralização.3 O conteúdo mineral dentário de adultos começa a se perder a partir de um pH de 5,5.4A capacidade tamponante da saliva, junto com seu fluxo salivar, que quanto maior o fluxo, mais rapidamente ocorre a diluição das substâncias ingeridas e, consequentemente, menores são os efeitos do alimento sobre os dentes é o mecanismo mais importante que temos para o combate da cárie dental.2,4

A ingesta de substâncias ácidas quando se torna mais frequente, ou tem uma duração demasiadamente longa em comparação com os períodos de remineração, os dentes para voltar a ter o equilíbrio iônico, cedem muitos minerais de sua estrutura para o meio bucal, onde o resultado final pode ser uma lesão cariosa. 3,4 As frutas cítricas e seus derivados, como sucos e refrigerantes, são os maiores responsáveis pela erosão dentária4.

O risco de adquirir cárie dental esta relacionado com uma etiologia multifatorial, na qual se tem uma interação entre a superfície dentária, carboidratos da dieta, saliva e os microrganismos da placa bacteriana. A cárie é uma doença que se desenvolve antes mesmo da lesão clinicamente detectável, entretanto, nem todos os indivíduos apresentam predisposição iguais para o seu desenvolvimento. A diversidade individual do risco, está relacionada principalmente, com a dieta consumida e com o número de microrganismos cariogênicos presentes na placa bacteriana e na saliva.2

Este estudo teve como objetivo avaliar a capacidade de tamponamento da saliva, frente a 4 reagentes líquidos, o suco de limão, leite, refrigerante e o iogurte, para discutir e relacionar com o conteúdo teórico de tamponamento salivar sobre o potencial cariogênico dos alimentos.

MATERIAS E MÉTODOS

O estudo foi feito com 4 indivíduos adultos, do sexo feminino. Cada indivíduoficou responsável em analisar uma substância do experimento. ACamila ficou com o suco de limão, Taiana com o leite, Eduarda com o refrigerante e a Isabela com iogurte.

Cada pessoa foi orientada a realizar uma eliminação da secreção salivar em um béquer individual. Após esse procedimento, foi colocado um papel de indicador de pH em contato com a saliva coletada e anotado o valor de seu pH. Depois foi realizado a limpeza deste béquer, e cada um ingeriu 4 goles lentamente de suas soluções, e logo após tiveram que cuspir no béquer e anotar seu respectivo valor de pH. Após 20 minutos realizou-se novamente este método e 40 minutos depois também.

RESULTADOS

Foi feita a verificação do pH de cada elemento que serviu como estudo, e do pH de cada aluno antes da ingestão dos reagentes. Onde antes da ingesta arepresentante Camila apresentava um pH 7,0, após a ingestão do suco de limão que tinha como pH 2,0, obteve-se um pH de 4,0, e o valordo pH voltou a ser 7,0 nas duas outras coletas de20minutos e 40 minutos seguintes. O leite que obtinha o pH 7,0 foi ingerido pela Taiana que continha o pH salivar 6,0 e após a ingestão se manteve com o mesmo pH 6,0 até o final. OpH salivar da Isabela era 7,0 antes da ingestão do iogurte que se encontrou empH 4,0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com