TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensaios: RELATÓRIO DE ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  4.715 Palavras (19 Páginas)  •  3.164 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP INTERATIVA

RA:

CURSO DE PEDAGOGIA

5º SEMESTRE

POLO TABOÃO DA SERRA

2010

A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

I - Identificação da Escola:

EMEF Heitor Villas Lobos

Rua

Telefone:

Email:

Diretor:

Assistente:

Coordenadora Pedagógica:

II- Análise do Projeto Pedagógico da Escola

O projeto pedagógico foi tirado em reuniões de planejamento com todos os funcionários e assume o compromisso de preparar o individuo para o contexto social

A proposta Educacional do Ensino Fundamental está baseada nos fundamentos legais de educação levando em conta que a criança é um sujeito social e histórico, pertence a uma família e esta inserida na sociedade, sendo considerado um ser ativo e capaz motivado pelas experiências a alcançar graus de autonomia frente às condições de seu meio

A proposta pedagógica da escola segue o método construtivista. Baseada nos princípios de Piaget. Oferecendo varias oportunidades de consolidação e para transmissão e construção de conhecimento desenvolvimento do raciocínio, o enfrentamento independente de problemas, o uso de várias formas de expressão e de exploração do meio físico e social.

A implementação do projeto pedagógico exige que a ação dos professores tenha sempre uma intenção educativa, organizando o ambiente, planejando por iniciativa própria e com as crianças, as experiências de aprendizagem , sugerindo e coordenando as atividades e dando encaminhamento as propostas das crianças. A função da professora é de mediadora iniciando ou propondo atividades, lançando desafios a partir da avaliação do que esta acontecendo com as crianças a cada momento, suas expectativas desejos e necessidades, e seu nível de desenvolvimento e aprendizagem, o educador deve assegurar a realização de aprendizagem em que os novos conteúdos se relacionem com que a criança já sabe e que propiciem o interesse pela utilização efetiva das mesmas.

A LDB determina que os alunos sejam avaliados levando em conta seu desempenho ao longo do ano, e não apenas o resultado das eventuais provas finais. Essa avaliação será continua e cumulativa. Aideia é que os aspectos qualitativos. A avaliação é feita pela observação diária, sistemática , em momentos diversificados, acompanhada de registros dos fatos relevantes e através de análise de produções das crianças, refletindo-se o trabalho e procurando novos rumos em buscas de atingir os objetivos.

A recuperação torna-se obrigatória para alunos com baixo desempenho e são dados durante o ano letivo. O regime de progressão é continuado, isto é sem prejuízo ao processo de ensino aprendizagem.

Os projetos são trabalhados ao longo do ano focando cada série e tem como tema fatos que levam ao desenvolvimento individual buscando recuperar problemas de aprendizagem.

III Análise crítica do ambiente físico, em relação a ação pedagógica

O espaço físico da escola está apropriado para o numero de alunos e atende a proposta sugerida pela escola

A escola atende 1.180 alunos em classes regulares de em média 40 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de nove anos. E atende 180alunos do ensino de jovens e adultos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Possui um acervo bibliográfico com mais de 3.000 livros em uma biblioteca com mobiliário adequado e organizado para que os alunos aprendam o conteúdo.

Em sua sala de informática, existe mesas e computadores para atender aos alunos que se dividem em turmas.

Portanto suas salas ambientes atendem e atinge a finalidade a que se propõem.

Não existe cantos temáticos.

A escola não é grande mas muito bem organizada atendendo as necessidades das crianças e fazendo com que se desenvolvam plenamente .

Projetos Especiais que a Escola Participa

GAP - Grupo de Apoio Pedagógico: reforço escolar através de estratégias diferenciadas (língua portuguesa e matemática)

GAP de Férias

Programa de Interação Família e Escola

PURO- Programa de Uso Racional de Água

Informática e Inglês para Comunidade

Projeto fruta no Pomar

Projeto Horta na Escola

IV – Caracteristica da gestão escolar

Houve a participação de todos os profissionas da educação , diretor, assistente de diretor, coordenadora, professores e auxiliares na elaboração da proposta pedagógica e no regimento escolar, e teve a participação do conselho de Escola, foi feito pesquisas, questinários, reunões para que se chegasse a um senso comum e assim se montasse o plano gestor quadrienal. Que já esta em funcionamento.

O Conselho de Escola , decretado pela lei 769/86, tem como objetivo auxiliar a direção na busca das prioridades, tem ao todo 30 componentes sendo 40% de docentes 10% especialistas e demais funcionários, 20% de pais de alunos e 30% de alunos, que são elegidos mediante processo eletivo, todos com direito a votos salvo assuntos que por força legal sejam restritos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com