TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE LEITURA ÉMILE DURKHEIM

Exames: RELATÓRIO DE LEITURA ÉMILE DURKHEIM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 2

Émile Durkheim nasceu em 1858, em Épinal, no noroeste da França, próximo à fronteira com a Alemanha. Era filho de judeus e optou por não seguir o caminho do rabinato. Durkheim abordou a educação como um fato social. Ele acreditava que quanto mais eficiente fosse o processo educativo melhor seria o desenvolvimento da comunidade em que a escola estivesse inserida. Depois de formar-se, lecionou pedagogia e ciências sociais na Faculdade de Letras de Bordeaux, de 1887 a 1902. A cátedra de ciências sociais. Seus alunos eram, sobretudo, professores do ensino primário. Durkheim abordou a educação como um fato social. "Estou convicto de que não há método mais apropriado para pôr em evidência a verdadeira natureza da educação", declarou. Dentro da educação moral, psicologia da criança ou história das doutrinas pedagógicas, não há campos que ele não tenha explorado. Morreu em 1917, supostamente pela tristeza de ter perdido o filho na Primeira Guerra Mundial, no ano anterior. Em cada aluno há dois seres inseparáveis, porém distintos. Um deles seria o que o sociólogo francês Émile Durkheim chamou de individual.

A educação é uma ferramenta de coerção social, pois, desde cedo a criança é ensinada sobre essas regras. Além de ser receptor desses padrões de comportamento, o indivíduo também é um reprodutor dessas ideais. Durkheim também fez comparações entre a sociedade moderna e a sociedade primitiva. Ele trabalhou muito a questão da solidariedade (elo entre a convivência dos indivíduos). Havendo dois tipos de solidariedade: Solidariedade mecânica = característica das sociedades primitivas, em que todas as coisas básicas para a sobrevivência humana é oriunda da divisão social do trabalho. Possui esse nome, devido à comparação com o funcionamento do relógio (engrenagem = seres humanos). Solidariedade orgânica = característica da sociedade capitalista moderna, em que as pessoas embora possuam funções diferentes dependem mutuamente umas das outras. Possui esse nome devido à comparação com o organismo humano (órgãos = seres humanos).

Durkheim também afirmava que o individualismo fortalece a sociedade, pois se um indivíduo se isolar e se especializar ele terá mais tarefas que beneficiem a sociedade.

Durkheim escreveu obras que foram definitivas nos rumos dos estudos sociológicos. No livro “Da Divisão do Trabalho Social” (1893), ele estabeleceu as bases da sociedade comparando a um organismo vivo, onde cada parte funcionava como um órgão biológico que agiria de forma dependente. Assim, numa sociedade “doente”, que ele dominava de anomia, a cura para o melhor funcionamento social seria a solidariedade orgânica.

No livro “As Regras do Método Sociológico” publicado em 1895, estabeleceu as bases para a sociologia como ciência. Em sua obra “O Suicídio” (1897), avaliou que o maior nível de integração social estava ligado aos índices de suicídio, que seriam maiores quanto mais frágeis fossem os laços sociais. Também pesquisou assuntos sobre religião, através do livro “Formas Elementares da Vida Religiosa”, publicado em 1912.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com