TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Por:   •  24/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Nome: Roseane Carlos de Oliveira Lopes

Prof°: Jussara Cruz

E.T.E COPASA

Aos 21 (vinte e um) dias do mês de novembro do ano de 2017, às 08 horas, realizamos uma visita técnica a Estação de Tratamento de Esgoto - (ETE) da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - (COPASA), situada na cidade de Januária-MG, acompanhados pela Sra. Jussara Cruz, engenheira civil e professora no IFNMG-Januária, e também pelo funcionário da empresa, o Sr. John Philip Mont’Alto, no qual nos fez a apresentação dos processos do Tratamento de Esgoto.

Iniciamos a visita conhecendo o Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente - RAFA, em que, o princípio do processo consiste na estabilização da matéria orgânica, anaerobiamente, por microrganismos que crescem dispersos no meio líquido. A parte superior do reator possui um separador que permite a saída do esgoto e a retenção dos sólidos dentro do sistema. Esses sólidos retidos constituem a biomassa, que permanece no reator por tempo suficientemente elevado para que a matéria orgânica seja degradada. O lodo retirado periodicamente do sistema já se encontra estabilizado, necessitando apenas de secagem e disposição final.

O esgoto chega até o reator, através de elevatórias espalhadas pela Cidade. Essas elevatórias contam com bombas hidráulicas, que aumentam a pressão do líquido, e o mesmo passa por filtros e peneiras para retirada de resíduos maiores e para evitar que haja entupimento das tubulações, fazendo com que a essa água chegue preparada para ser tratada. Nessas elevatórias é adicionado o peróxido de oxigênio, para que haja diminuição do mal cheiro.

Na segunda parte da visita fomos conhecer os Leitos de Secagem, que são unidades de tratamento, construídas em forma de tanques retangulares, que têm por objetivo desidratar, por meios naturais, os lodos. A secagem natural do lodo resulta em um produto com baixo teor de água, o que facilita sua remoção e transporte. Após a secagem essa matéria orgânica é levada para o Aterro de Resíduos Sólidos.

Na terceira parte, fomos visitar a caixa de distribuição, que é onde o líquido vindo do reator chega com pouca matéria orgânica e é distribuída para as capineiras.

Na quarta e penúltima parte, fomos visitar a capineira (disposição do líquido no solo), que é onde ocorre a retenção de matéria orgânica e a depuração do esgoto através dos processos microbiológicos. A partir daí o esgoto, já tratado é lançado no rio, sem praticamente nada de matéria orgânica.

Na última parte da visita conhecemos o laboratório de análises, onde são realizadas as análises dos sólidos em suspensão e do PH da água/esgoto, desde o momento de sua chegada até sua saída.

Visita muito proveitosa, pois nos permitiu conhecer a estrutura e a organização da empresa, e visualizar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula sendo aplicados na prática.

Encerramento da visita às 9h e 30min.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com