TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A CERÂMICAS

Monografias: RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A CERÂMICAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Cristal.

Cristal é a denominação popular para um vidro de alta qualidade, transparência e densidade obtido através da adição à massa vítrea (durante a fabricação) de variados sais metálicos e em especial, neste caso, o óxido de chumbo (Pb3O4). Apesar de receber o nome comercial de "cristal" tal material é [amorfo], não possui qualquer estrutura cristalina, não sendo, portanto, um verdadeiro cristal, na acepção técnica do termo. Geralmente quando o teor de chumbo é maior que 10% tais vidros ganham a denominação comercial de "cristal", provavelmente se trata duma tentativa de conferir uma distinção de "alta qualidade" em comparação aos vidros ditos "comuns". Os teores de óxido de chumbo podem chegar até uns 25%.

Nestes "cristais - vidros" a grande transparência, brilho e dispersão da luz incidente resultam da pureza da massa vítrea e do polimento da peça. A adição de óxido de chumbo e outros materiais conferem uma elevação da densidade, dureza e rigidez, o que proporciona o típico retinir no brinde com taças.

As peças e obras de arte de "cristal-vidro" são tradicionalmente moldadas por sopro e trabalhadas (esmerilhadas e polidas) a mão por especialistas, o que eleva seus preços quando comparados com outros trabalhos em vidro.

Diferença entre o cristal e o vidro.

Antes de mais nada, é preciso evitar confusão entre o chamado vidro cristal – material utilizado para a fabricação de lustres, taças e copos mais refinados – e o cristal propriamente dito, aquele tipo de mineral encontrado na natureza que abrange tanto o diamante quanto o quartzo. “O vidro cristal e o vidro comum têm uma estrutura molecular de desenho praticamente idêntico: a diferença está nos elementos químicos que compõem essa estrutura”, afirma Oscar Peitl Filho, professor de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos. Também conhecido como vidro de cal-soda ou soda-cal, o vidro comum é feito de areia (sílica), soda (óxido de sódio), cal (óxido de cálcio) e óxido de alumínio. Já na composição do vidro cristal entram apenas a sílica e o óxido do chumbo, substância que dá mais brilho e maior peso ao produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com