TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINANCEIRO

Resenha: RELATÓRIO FINANCEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Resenha  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA

Tem por objetivo de mostrar os resultados, isto é, demostra se a empresa deu lucro ou prejuízo e sua situação econômico-financeira, ferramenta essencial nas tomadas de decisões. Para termos certeza da real situação de uma empresa devemos conhecer três pontos fundamentais dela que são: Liquidez (situação financeira), Rentabilidade (Situação econômica) e Endividamento (estrutura de capital), dizemos que este é o tripé da análise O calculo é feito à medida que somam -se as receitas e diminuem- se as despesas ou custos, obtendo assim os resultados.

A demonstração financeira sem dúvida é o resultado final. Por ela da para saber se a empresa está sobrevivendo de recursos próprios ou de terceiros. Iremos abordar nessa atividade Análise Vertical e Horizontal:

- Análise Vertical, baseia- se em valores percentuais das demonstrações financeiras, é utilizada essa nomenclatura porque a leitura é vertical ao passo que se divide duas grandezas e sempre se considera dados de um mesmo período ou de um mesmo ano.

- Análise Horizontal, baseia- se na evolução de cada conta de uma série financeira em relação á demonstração anterior. Neste caso a leitura é feita na horizontal, e pode ser feita com a comparação de indicadores de vários períodos sejam anos, semestres e etc.

O objetivo da análise Vertical/Horizontal é mostrar a importância de cada conta em relação à demonstração financeira a que pertence ao período anterior demostra se há itens fora das proporções normais.

Análise Horizontal, demostra a evolução de cada conta da demonstração financeira podendo assim comparar entre si e tirar conclusões.

Os cálculos: Os números dos índices foram encontrados dividindo – se os valores do ano de 2010 pelos 2009 e multiplicando – se por 100.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com