TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PALESTRA - Profº Auri Loes Jr

Artigos Científicos: RELATÓRIO PALESTRA - Profº Auri Loes Jr. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE DIREITO - 5º PERÍODO NOTURNO

PROFESSOR: GUILHERME

ALUNO: JURANDEIR LIMA

RELATÓRIO SOBRE PALESTRAS DO DIA 12/8/2013

Palestra proferida pelo Adv. Dr. Aury Lopes Junior.

Tema: Processo Penal e os 25 anos da Constituição Federal.

Primeira abordagem, faz referência a que o Advogado faz o papel de dar fala a quem não tem fala, segue a palestra falando de Direitos Fundamentais, trata também da questão polêmica envolvendo a PEC 37, cujo assunto discute o poder constitucional de investigação. Dedicou boa parte do tempo falando do Júri, fez críticas severas em torno do assunto, citando humoradamente exemplos que já viveu ao longo da sua carreira, fez críticas sobre o modo como se define o tipo penal, do respeito à dor da vítima, da reserva da legalidade, deu o exemplo da Boyte KISS como exemplo de difícil julgamento justo, citou Demóstenes Torres quando falou do úmero de jurados e até brincou comparando o Advogado a um dono de funerária, do jurado que condena sem fundamentação e que o art. 593,III, tem que ser reformulado, disse que o número de jurados deve ser além aumentado devem qualificados. Em, em relação à Constituição disse que ela precisa constituir. O problema inquisitório e a cultura interdisciplinar e ainda o mundo autista do Direito. Por fim comparou a atitude do avestruz que mete a cabeça independente de qual seja o resultado e encerrou com Segurança e Direitos Fundamentais.

Palestra proferida pela Adv. Dra. Priscila Placha Sá

Tema: Uma perspectiva de segurança pública a partir da constituição de 1988.

Iniciou sua explanação abordando aspectos históricos e econômicos do séc. XVIII. O período em que aparece a polícia , o geoprocessamento da criminalidade; a plícia resolve coisas pequenas, cresce o modelo inquisicional e justiça no melo imperial com ações nefastas, o contrasenso da constituição de 1824 e admissão da 1ª República, criação do Instituto de identificação, para investigar possíveis inimigos é criado o DOPS. A sociedade admite por ideologia o golpe militar, os seu métodos de humilhação, cujo mesmo normalmente era deixar o sujeito nu.

SIF – Sistema de Informação Federal, no eixo Rio x São Paulo 20000 pessoa mortas, com os governos tendentes a proteger as elites e as mortes em nome da segurança pública. Mapa das mortes no Brasil 800/300/140 mil. A constituição assegura aos brasileiros e descumpre a maior parte: Segurança Pública, Escola Pública e Saúde Pública.

Por fim deixou uma reflexão:

Quem preferiu essa guerra?

Pense.....Reflita.....mas não se omita!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com