TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Do Escândalo Nos Textos Jornalísticos: Diálogo Entre Abordagens Teóricas Multi E Transdiciplinares De Acordo Com Palestra Da Profª. Débora Gomes De Paula

Exames: A Construção Do Escândalo Nos Textos Jornalísticos: Diálogo Entre Abordagens Teóricas Multi E Transdiciplinares De Acordo Com Palestra Da Profª. Débora Gomes De Paula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 2

A palestra expõe o principal objetivo das empresas jornalísticas, além da transmissão da informação que é vender jornais e obter lucro com a comunicação e, para isso dispõe de estratégias que buscam chamar a atenção do leitor através de diversas técnicas onde inclui a pesquisa do público alvo, formação discursiva do leitor, criatividade lexical, semiótica social como imagens no texto e como texto, objetivando adequar o discurso jornalístico ao do auditório selecionado construindo assim escândalo jornalístico.

Se o objetivo principal é vender jornal, nada mais justo que pesquisar o gosto e a aceitação do público a que o jornal esta endereçado, seus costumes, discursos e conjunto de lexias, ou seja, conjunto de memórias, repertórios de situações de comunicação adquiridas pela vivência social e adequar o discurso jornalístico a esta realidade.

Toda essa pesquisa possibilita a criatividade lexical para atrair o público leitor aos chamados textos multimodais, aqueles que apresentam vários aspectos, conforme o público pesquisado, levando em conta que essas pessoas se interessariam mais pelo que já conhecem do que por assuntos estranhos às suas vidas.

Para isso também é utilizado na provocação do escândalo no leitor a articulação verbal entre o texto escrito e figuras e cores na construção da notícia impressa buscando cada vez mais a atenção do leitor.

Na palestra, também é analisada a formação e prevalência de ideologias, já que o texto retrata a ideologia do poder, ou seja, o pensamento da empresa-jornal, impondo ao leitor a aceitação deste pensar de forma a dominar suas mentes e, consequentemente atingir seus objetivos, principalmente no que diz respeito a notícias relacionadas a domínio político, onde na construção do escândalo impulsiona o público a aceitar sem questionar o que lhe é informado por esse veículo de comunicação.

A notícia jornalística faz uso da sedução do público leitor buscando em seus valores, cotidiano, despertar seu ser irreverente, descontraído e lúdico e trabalhando a notícia no seu contexto cognitivo, social ou discursivo como forma de aquisição do escândalo.

Esta dominação da mente é analisada no discurso, expondo que mesmo na vida cotidiana somos levados a aceitar certas ideias sem muitas vezes refletir, como por exemplo, no costume de utilizar uma pasta de dente pelo simples fato de nossos pais a usarem ou por assistirmos uma propaganda na televisão.

Muitas vezes o fato é construído em cima de ditados populares e transformados em notícias, visando aproximar o discurso da realidade do leitor e chamar sua atenção para a matéria.

Assim sendo, os textos jornalísticos buscam por meio de pesquisas alcançarem o contexto e vivências do público alvo e aí compor as notícias de acordo com aquilo que provoque escândalo, levando em conta o dado e o novo, textos escritos e figuras bem como impor as ideologias dominantes a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com