TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS

Projeto de pesquisa: RELATÓRIO PARCIAL IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O mundo dos negócios está mudando e nos dias atuais é de fundamental importância para as organizações planejar a área de recursos humanos, pois o ambiente empresarial está cada vez mais exigente, rigoroso e competitivo. As empresas que seguem modelos de gestão antiquados, sem nenhum efeito estratégico ou não agregam valor algum para a organização, estão começando a rever seus procedimentos e se adaptar aos novos tempos. A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, desenvolver e reter seus talentos humanos.

As mesmas precisam adequar-se às necessidades humanas, de forma integrada, sejam elas clientes, proprietários, fornecedores, colaboradores ou dirigentes. O equilíbrio dinâmico entre todas as áreas da empresa e do ambiente passa a ser fundamental, pois as mudanças estão ocorrendo de forma rápida e ágil o que faz com que a organização busque se adaptar a esses novos cenários para que possa se manter competitiva no mercado. Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações o presente estudo propõe uma análise da organização, seu ambiente e estrutura de trabalho como alicerce para a implantação e um setor de recursos humano tático.

RELATÓRIO PARCIAL

A IMPORTANCIA DO RECURSOS HUMANOS

Gestão de recursos humanos, conhecida pela sigla 'RH'. é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

Investir nessa área tem sido uma prática comum no mercado de trabalho, desde pequenas e médias empresas, pois principalmente essas só irão crescer se os seus funcionários se virem crescendo dentro delas. A grande empresa normalmente já tem essa visão e por esse e tantos outros motivos, hoje é uma grande empresa.

Muitas empresas de pequeno e médio porte têm medo de investir em seus funcionários, com receio de que eles possam trabalhar na concorrência, mas essa é uma visão totalmente distorcida da realidade. Gerar medo por autoritarismo, pressão em excesso, desmotivação e desgosto pelo trabalho, isso sim afasta os funcionários e faz com que eles procurem outras alternativas.

GESTÃO CONHECIMENTOS

A necessidade por treinamento nas empresas torna-se cada vez mais crescente. Os funcionários precisam reciclar seus conhecimentos com frequência para otimizar o tempo gasto nas tarefas habituais, além de fazer com que o colaborador sempre busque inovações e aplique isso em sua vida profissional e pessoal. Primeiro precisamos entender que a empresa não é a única detentora do conhecimento, devendo apropriar-se dele. É necessário identificar potenciais em seus colaboradores e assim, incentivá-los a buscar cada vez mais inovação e novos conteúdos. Além disso, a tendência é que os modelos organizacionais tornem-se cada vez menos formais, facilitando a interação e comunicação entre os membros de uma equipe. Quando a gestão do conhecimento é bem realizada numa empresa, há mais eficiência na tomada de decisões, mais agilidade na resolução de tarefas no dia a dia, além da melhora na comunicação interna. É bom lembrar que esses conceitos não se aplicam apenas aos cenários das grandes empresas. Cada vez mais as micro e pequenas empresas (MPEs), apesar de seu tamanho, estão buscando soluções que atendam suas necessidades de treinamento e gestão do conhecimento. Para as empresas, a gestão do conhecimento pode ser de grande valia, pois contribui para a geração de valor, otimização das operações e para melhora do atendimento ao cliente final. Por isso deve ser aplicado nas empresas. Uma vez disseminado, o conhecimento pode ser retido por outros colaboradores, a fim de gerar resultados sempre superiores aos do passado. Um engenheiro que opera uma plataforma de petróleo em alto mar tem uma experiência riquíssima que deve ser bem aproveitada. É preciso reconhecer e disseminar esse conhecimento para que a empresa esteja sempre evoluindo. É algo contínuo.

Um dos desafios para as empresas atualmente é aplicar a gestão do conhecimento de forma alinhada aos negócios, orientada para os objetivos estratégicos da empresa. Não adianta implantar a gestão do conhecimento sem pensar em quais resultados se quer atingir. Caso contrário, a gestão do conhecimento gera pouco impacto.

GESTÃO DE DESEMPENHO

A EMPRESA E SUA TRAJETÓRIA

Nome: NEWLUX SISTEMA DE ILUMINACÃO LTDA

Endereço: QDA 204 LOTE 02 LOJA 14 PARTE

CNPJ: 63.319.388/0001-08

A Empresa Eletrofacil comercializa produtos elétricos e materiais de construção, de primeiras necessidades, conforme as necessidades dos clientes oferecendo qualidade de atendimento, serviços adequados com as melhores opções, sempre procura ter um preço competitivo e facilitado, dispondo dos

produtos: cimento, areia, azulejo, torneira, madeira bruta e beneficiada, pisos,

ferramentas, cal, forro, pvc, tubos, pedra entre outros.

A empresa trabalha com várias formas de pagamento, o que proporciona varias opções. E procura desenvolver um serviço de entrega rápida para satisfação, e retorno do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com