TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS PROINTER III PARCIAL

Monografias: RECURSOS HUMANOS PROINTER III PARCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  2.200 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Venho através deste trabalho mostrar a importância do Recrutamento e Seleção, Relações sindicais, negociações trabalhistas e Saúde e segurança no trabalho em uma empresa.

O recrutamento de pessoal, para Milkovich e Boudreau (2000), é um segmento do setor de recursos humanos que busca candidatos com o perfil esperado pela empresa para ocupar vagas na organização, sendo uma atividade de responsabilidade do sistema de Administração de Recursos Humanos que tem por finalidade a captação de recursos humanos interna e externamente à organização, objetivando municiar o subsistema de seleção de pessoal no atendimento aos clientes internos da empresa.

Gestão e treinamento são dois pontos fundamentais para o sucesso de qualquer atividade empresarial. Nas áreas trabalhista e sindical não é diferente. A importância e a própria eficácia do treinamento consistem na apresentação aos participantes, por intermédio de uma abordagem dinâmica e interativa, de uma visão diferenciada quanto à gestão das relações trabalhistas e sindicais, de acordo com aquilo que denominamos processo de negociação coletiva de trabalho, ou seja: uma metodologia moderna de direcionamento estratégico nessa área de atuação.

As mudanças no mundo do trabalho advindas das inovações tecnológicas e organizacionais têm incrementado significativamente a produção nas empresas, eliminando assim tarefas penosas ou pesadas. Essa relação estabelecida entre o homem e a tecnologia ocasionou novos riscos para a saúde dos trabalhadores, tanto nos aspectos físico, mental ou social.

DE QUE FORMA AS RELAÇÕES SINDICAIS E SUAS NEGOCIAÇÕES PODEM IMPACTAR POSITIVAMENTE OS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES,E COMO AS AÇÕES DE SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PODEM CONTRIBUIR NESTE CONTEXTO.

Em análise relacionada ao tema apresentado, nota-se que o recrutamento é essencial,pois apresenta as oportunidades pelas quais serão dadas ao mercadoonde pessoas se beneficiarão e as empresas também, criando para amesma, formas de soluções e direcionamento nos resultados em seus trabalhos.

A seleção acontece para filtrar os perfis apresentados onde analise

é cuidadosamente executada com a finalidade de encontrar o perfil que

se encaixe adequadamente ao cargo proposto. Mostrando as etapas de forma apropriada para que as empresaspossam evitar altos índices de rotatividade gerados pela má contratação.

A fundamentação bibliográfica é necessária, pois possibilita uma investigaçãodos conhecimentos autores renomados com o intuito de avaliar odesempenho de recrutamento e seleção nas organizações.

Há uma grande importância para as empresas na questão de recrutamentoe seleção porque sendo utilizado de maneira correta proporcionará àorganização mais sucesso ao integrarem colaboradores mais comprometidoscom a empresa, ou seja colocando profissionais capacitados para ocuparem ocargo e que se esta ofertando através de oportunidades dada pelo mercado detrabalho em que resulta no recrutamento e na seleção. Isso acontece porquequando se cria no mercado muita oferta de trabalho funciona como uma correnteligando recrutamento com a seleção que é a etapa que filtra os candidatospretendidos a vaga.

A metodologia utilizada neste artigo foi à pesquisa bibliográfica, apartir de uma investigação exploratória a fim de colocar através do conhecimentodado pelos autores enfatizam a importância de um bom recrutamento

e seleção para que nas empresas não ocorram tantas demissões e rotatividadedo pessoal além do o absenteísmo, teve como objetivo principal avaliarem aspossíveis causas.

A existência de sindicatos é de fundamental importância no mercado de trabalho porque representam os trabalhadores coletivamente

A instituição sindical é antiquíssima, data do século XVI na Europa, e desde princípios deste século, no Brasil. Consagrada por lei em quase todos os países ocidentais, ela é um produto natural do próprio sistema capitalista que, ao diferenciar o trabalho do capital, torna necessária a existência de órgãos que representem os interesses de cada um.

A única função do sindicato é a de "representar os interesses dos trabalhadores" sob determinada jurisdição, visando o seu bem estar. As restrições, ênfase adotada pela ação sindical, são determinadas pelo ambiente sócio-econômico, pelo sistema político, pela cultura (educação) e pela ideologia dos detentores do poder. Assim, nos Estados Unidos e no Brasil, na França e na Colômbia, a função do sindicalismo é a mesma, mas adota formas significativamente diferentes.

O sindicato está proibido de se comprometer de alguma forma com outros movimentos sociais, ou mesmo trabalhistas, caso eles não tenham a ver diretamente com os interesses específicos dos trabalhadores afiliados (jurisdição). Os diversos países ocidentais aderem de maneira diferenciada ao conceito de "jurisdição" comentado. Nos Estados Unidos e no Brasil, por exemplo, a adesão é quase que completa.

Os sindicatos representam os trabalhadores e acertam contratos de negociações coletivas e da todo suporte necessário aos trabalhadores.

Na década de 80, observou-se na economia brasileira uma estagnação das atividades econômicas e altas taxas de inflação que comprometia o rendimento médio dos trabalhadores e isso modificou a atuação sindical.

Nesse período, utilizaram-se os principais instrumentos agressivos de negociações: Greves por tempo indeterminado; Paralisações temporárias; Acordos demorados e intransigentes.

É fato que o Sindicato é importante para todas as classes profissionais. É por meio dos sindicatos que podemos ser representados coletivamente.

O sindicato é lembrado por ser a organização que defende políticas coletivas e que luta pelo progresso dos trabalhadores.

As empresas são centros de produção de bens materiais ou de prestação de serviços que tem uma importância para as pessoas que a elas prestam colaboração, para as comunidades que se beneficiam com sua produção e, também, para a nação que tem seus fatores de progresso o trabalho realizado por essas empresas.

Nas empresas encontram-se presentes muitos fatores que podem transformar-se em agentes de acidentes dos mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com