TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS-III RELATÓRIO PARCIAL

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.878 Palavras (36 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

PALMAS-TO

2015

PROINTER

                        

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS-III

RELATÓRIO PARCIAL

ETAPA 1.

RESUMO

Atualmente, é imprescindível repensar, aprender e conduzir as formas de comportamento dos empregados na empresa. O ambiente fabril passa por mudanças, onde os aspectos
legais, as políticas empresariais e a influência dos sindicatos, aliadas às alternativas tecnológicas, são parte de uma equação voltada para a busca do bem estar social. Nas empresas é cada vez maior o investimento no ambiente de trabalho, no fortalecimento e monitoramento do clima organizacional. O objetivo deste artigo é analisar como a gestão do clima organizacional pode impactar nas negociações sindicais de forma positiva. Além disso, traçar os desdobramentos e resultados alcançados dentro de uma organização que possui a gestão do clima organizacional como estratégia de negócio.

A importância do SESMT para a redução dos infortúnios do trabalho. A busca pela melhoria das condições de Saúde e Segurança no Meio Ambiente de Trabalho é tema atual que envolve a participação de juristas, profissionais que atuam na área de Segurança e Saúde do Trabalho e operadores do direito. Apesar do aumento dos investimentos  governamentais e privados destinados a  melhoria das condições de Saúde e Segurança do Trabalho, ainda é excessivo, freqüente  e  alarmante o número de trabalhadores que sofrem infortúnios decorrentes de condições inseguras no Meio Ambiente de trabalho ou ainda  porque estes não possuem a correta  orientação acerca do  cumprimento correto das normas de Prevenção de Acidentes. Esse trabalho tem como escopo o estudo de aspectos relevantes sobre a Saúde e a Segurança do Trabalho e em especial sobre o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, fazendo uma abordagem sobre a sua importância para as empresas no desenvolvimento de Programas de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho que visem a melhoria do meio ambiente de trabalho. No aspecto prático, o presente traballho abordará as perspectivas normativas que possam contribuir para a melhoria do SESMT nas empresas, além da implantação deste nas empresas públicas, nos órgãos públicos da administração direta e indireta e nos poderes Legislativo e Judiciário que tenham servidores não-celetistas, sujeitos estes à Lei 8.112/90, em todos as esferas, ou seja, Federal, Estadual, Distrital e Municipal. Por fim, pretende esse tornar-se uma hulmilde contribuição para que os operadores do direito e do setor de Segurança e Saúde do Trabalho possam vir a direcionar condutas e sugestões que posssam, de certa forma, colaborar para a melhoria das condições de trabalho no Meio Ambiente de Trabalho, situação essa que somente poderá ser alcançada com a persistente conscientização dos trabalhadores.  Por fim, a conscientização dos trabalhadores tende a se tornar realidade quando o SESMT tiver a sua atuação normatizada de forma que este possa ter garantida a sua atuação de forma mais livre e independente, estando assim capaz de tornar o sonho de um Meio Ambiente do Trabalho mais seguro,  saudável e humano, uma realidade concreta

Palavras chaves: Clima organizacional. Clima interno. Negociações sindicais. Gestão de pessoas, Segurança e Saúde do Trabalho. Meio Ambiente de Trabalho.

ABSTRACT

Nowadays, it is indispensable to rethink, learn and conduct the employees' behavior in the company. The factory environment goes through changes where the legal aspects, corporate policies and the influence of labor unions, allied with technological alternatives, are part of the equation toward the pursuit of social welfare. The investment in the work environment and the management of the organizational climate are increasing.
The purpose of this article is to analyze how the management of the organizational climate can impact in labor union negotiations in a positive way. Furthermore, trace the developments and results achieved inside an organization that owns the management of organizational climate as a business strategy.

INTRODUÇÃO

A necessidade das organizações em preparar as pessoas para os desafios do cotidiano vai muito além de gerir números e conflitos de gerações.

Atualmente, é imprescindível repensar, aprender e a conduzir as formas de comportamento dos empregados na empresa.

Ao analisar um sistema corporativo, observou-se dificuldades em gerir pessoas e, consequentemente, o clima organizacional é comprometido. Neste contexto, é muito valioso para a organização que busca um bom clima organizacional, procurar uma forma diferente de agir e que valoriza o relacionamento interpessoal. De acordo com Edela (1978), o clima organizacional é um fenômeno resultante da interação dos elementos da cultura, como preceitos, caráter e tecnologia.

O objetivo deste artigo foi analisar como a gestão do clima organizacional pode impactar nas negociações sindicais de forma positiva. Além disso, traçar os desdobramentos e mudanças nas pessoas, cultura organizacional e o modo como os subsistemas de recursos humanos se interagem dentro da empresa.

A importância desse trabalho se faz na compreensão e alcance de resultados positivos dentro de uma organização que possui a gestão do clima organizacional como estratégia de
negócio. Portanto, é necessário investigar, estudar e integrar os subsistemas de Recursos Humanos – conhecendo as pessoas, os valores que detém na cultura organizacional e o modelo de aprendizagem.

Neste contexto, voltado ao âmbito social, a empresa terá oportunidade de estabelecer
uma relação de compromisso e respeito com a sociedade – extrapolando os limites da organização e das relações comerciais. Assim é possível reforçar o ideal de contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes e participativos, instigando-os a construir um futuro melhor para o país.

Os procedimentos metodológicos adotados neste artigo visam atender aos objetivos propostos e consistem na análise de documentos, de legislação e revisão de bibliografia especializada para construção de um quadro de referência qualitativa. Além disso, foi realizada a coleta de dados e informações, por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.4 Kb)   pdf (277.9 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com