TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realtório Parcial - PMA Recursos Humanos

Dissertações: Realtório Parcial - PMA Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM II

PROJETO VOLTADO PARA A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO DE RECURSSO HUMANOS DA EMPRESA PRIVADA GRABER SISTEMAS DE SEGURANÇA LTDA.

PROFESSOR-TUTOR EAD - ANDREA LYDIA AHLERT

Campinas/SP

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .........................................................................................................................3

CONTEÚDO DO RELATÓRIO PARCIAL..............................................................................4

CONCLUSÃO............................................................................................................................9

REFERÊNCIAS........................................................................................................................10

INTRODUÇÃO

O objetivo da pesquisa realizada na empresa Graber, foi o de ter acesso à uma empresa flexível, criativa e ágil, posicionada entre as três melhores empresas do setor de segurança patrimonial e pessoal, onde será analisado a teoria da administração realizada na empresa, nos permitindo ter uma visão de como exercer na prática, o que aprendemos no 3º Semestre/2013 com as Matérias de Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de desempenho, Administração de Cargos e Salários, Educação Corporativa e Gestão do conhecimento, podendo assim, iniciar um planejamento de Recursos Humanos embasados nos conhecimento adquiridos e dentro das possibilidades e realidade da Organização, identificando os pontos que devem ser estruturados para o crescimento e desenvolvimento da mesma com o budget estipulado de R$ 200.000,00 anual.

CONTEÚDO DO RELATÓRIO PARCIAL

INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO

Denominação e forma de constituição

A Graber Sistemas de Segurança é uma Empresa privada e limitada, ou seja, possui até 7 sócios sendo uma organização lucrativa, possuindo um grupo econômico voltado para área de serviços de vigilância e afins.

A empresa iniciou suas atividades como metalúrgica, sendo que em 1982, passou a prestar serviços de segurança eletrônica trazendo uma nova tecnologia ao Brasil, até então utilizada somente na Europa e América do Norte e em 1994, foi a pioneira na área de tecnologia, estando entre uma das 3 maiores empresas de segurança do País.

MISSÃO

Uma empresa flexível, criativa e ágil, posicionada entre as três melhores empresas do setor de segurança patrimonial, pessoal e serviços.

VISÃO

Transparência nos negócios;

Pontualidade;

Investimento em alta tecnologia;

Treinamento contínuo;

Produtividade e alta qualidade.

Dados e fatos relevantes da origem da organização

Após 4 anos no mercado, seu fundador e administrador Peter Graber, realizou joint venture com grupo multinacional, maior prestador de serviços de segurança e limpeza do mundo,

sendo que em 1991, comprou deste mesmo grupo multinacional a divisão de segurança do Brasil, dando origem a Graber Sistemas de Segurança e em 1992 a Graber Serviços. O papel de seu administrador e fundador cujo olhar empreendedor e voltado para o futuro, fez com que a empresa desde então, apenas crescesse.

Natureza e ramo de atuação

Voltada para a prestação de serviços e segurança patrimonial.

Informação sobre o porte da empresa

É uma Empresa de grande porte, formada por um grupo de 4 empresas. (Zatix rastreamento,Graber Segurança, Elma Serviços Gerais, Visel segurança patrimonial).

Relação das filiais

São ao todo 15 Filiais em todo o País, sendo que a matriz se encontra em Barueri – Alphaville, e as filiais em Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro/RJ, Volta Redonda/RJ, Belo Horizonte/MG, Pouso Alegre/MG, Governador Valadares/MG, Serra/ES, Aracruz/ES, Mucuri/BA, Eunápolis/BA, Curitiba/PR, Brasília/DF/GO, Recife/PE.

Número de funcionários

São ao todo 6.00 colaboradores, sendo que somente no Espírito Santo possuem 2.000.

Principais produtos

Segurança patrimonial, agentes de segurança Vips, recepcionistas, bombeiros civis, porteiros, telefonistas, conferentes, vigilantes, motoristas, auxiliares administrativos, profissionais bilíngüe, translados, taxi aéreo,monitoramento 24 horas e rastreamento de veículos.

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

O objetivo de realização deste trabalho se concentra no desenvolvimento de um estudo da focado no planejamento tático no setor de Recursos Humanos na empresa Graber Sistemas de Segurança.

Para a concretização deste propósito foram considerados para a análise, os conceitos, características, trajetória histórica de recursos humanos, sistemas e subsistemas e modelos de gestão existentes.

Foram abordadas todas as variáveis que são necessárias para que se tivesse uma fundamentação teórica sólida para desenvolvimento da pesquisa de da situação atual da Organização identificando se será necessário estruturar o Departamento de Recursos Humanos da Empresa à partir destas condições, buscando medidas e planos para que os objetivos do planejamento sejam alcançados.

POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS DA ORGANIZAÇÃO

A política corporativa de RH da Graber define as estratégias relacionadas às ações

para com seus colaboradores; baseia-se na Missão e nos Valores da Graber - e é dedicada a todos os que lidam com pessoas e a todos os profissionais de RH.

Mais do que qualquer outro fator, a experiência, as habilidades e as competências de nossos

colaboradores decidirão o sucesso do Grupo no mercado. Portanto, é de suma importância a maneira os colaboradores são tratados, onde este tratamento que cada um dá ao outro dentro do grupo e como definem seus valores e objetivos.

Desenvolvimento de Pessoas – Plano de Treinamento

A Graber depende essencialmente da qualidade de seus colaboradores para a busca de seu sucesso.

A Graber procura atrair, manter e desenvolver as pessoas certas que, além de suas habilidades

profissionais, tenham também as seguintes competências:

• Orientação para o cliente

• Orientação para pessoas

• Orientação para resultados

• Liderança

• Impacto

• Autoconfiança

Nenhuma importância será dada à origem dos colaboradores, nacionalidade, raça, religião, sexo ou idade. Apenas serão consideradas as habilidades, a experiência e as competências ao lado mencionadas.

Desenvolvimento das Pessoas . Com o propósito de criar altos níveis de motivação e desempenho, bem como permitir que seus colaboradores utilizem todo o seu potencial, foi avaliado que para que a Graber alcance com sucesso seus valores e missão, é necessário que seja desenvolvido as potencialidades de todos os seus colaboradores. O objetivo é ter colaboradores bem treinados e informados e para isto, foi verificado que será necessário a implementação de treinamento às equipes e lideranças, sendo necessário um Plano de treinamento efetivo com a aplicação vários métodos para o desenvolvimento dos colaboradores:

• Treinamento no trabalho

• Treinamento em sala de aula

• Cursos via internet/intranet

• Troca de função/área de trabalho/ local (job rotation)

• Avaliação de desempenho

• Movimentações internacionais

• Atribuições de projetos

Plano de Remuneração

Após avaliação, os executivos da Graber concluíram que é com uma remuneração justa e competitiva, que inclui o salário base, uma componente variável, benefícios sociais e outros que seus colaboradores trabalharão mais satisfeitos e por conseqüência colaborarão com o crescimento e desenvolvimento da Empresa. A Graber seguirá a política de remuneração do Grupo, levando em consideração a lucratividade, o equilíbrio interno, o desempenho individual e as práticas de mercado.

A Graber promoverá o uso de bonificações e incentivos quando for justificável. Nos níveis de gestão, a componente variável da remuneração é mais importante.

A Graber ainda, terá um Plano de Remuneração mais assertivo, implementando os salários e benefícios de seus colaboradores de acordo com o mercado e para isto, fará pesquisas para garantir a competitividade e o correto nivelamento de seus colaboradores.

As estruturas de remuneração será simples, evitando-se assim uma complexidade desnecessária.

Com base em dados da área de Recursos Humanos local, será de responsabilidade de cada gestor propor e comunicar abertamente a cada colaborador a sua remuneração

Plano de Carreira

Atualmente a Graber não possui um Plano de Carreira efetivo, desta forma, a implementação do Plano de Carreira ajudará, mesmo que indiretamente, a solucionar outro problema comum entre as Empresas Juniores: a gestão do conhecimento. Os Diretores terão agora as responsabilidade de elaborar e acompanhar o planejamento de suas diretorias, repassando as práticas e processos através de uma, finalmente, co-gestão de sucesso.

Outra medida importante que deverá acontecer é a Implementação do no Programa Trainee, onde os membros são apresentados ao Plano de Carreira ainda na primeira semana de início na Empresa. Ali eles já começam a traçar seus objetivos profissionais na empresa.

Os ganhos que se têm são visíveis a médio e longo prazo. Os membros, desde a Fase Trainee, começam a pensar em dar resultados para alcançar suas metas pessoais e profissionais. A grande conquista da empresa foi que seus membros compraram a idéia e decidiram trabalhar em busca dos bons resultados.

Plano de Recrutamento e Seleção

Após análise, foi verificado que a Graber não possui um plano de recrutamento e seleção, sendo verificado que os gastos com consultorias externas é demasiadamente alto, não é utilizado de forma correta o “trabalhe conosco” onde profissionais se cadastram no site da Empresa e não é realizado nenhum tipo de recrutamento interno, desta forma, dentre os planos para recrutamento e Seleção estão, a melhor utilização dos currículos nos bancos de dados, implantação do banco de talentos, mapeando os talentos internos da Empresa e início de recrutamentos internos com publicação das vagas internas nos postos de trabalho, jornal virtual e físico entre outros.

Plano de Benefícios

Visando identificar as anomalias dentro da Empresa, foi realizado um questionário de Pesquisa de Satisfação sobre os Benefícios junto aos funcionários para identificadas os pontos em que a organização encontra-se com falhas na questão de benefícios oferecidos ao pela Organização e medir o nível de satisfação destes colaboradores, onde os Benefícios Oferecidos na Empresa atualmente são:

• Participação nos Lucros

• Seguro de Vida

• Refeição no local

• Assistência Médica

• Assistência Odontológica

• Vale Transporte

Conclusão

Somente o que pode ser avaliado, pode ser considerado como feito!”

Portanto, a área de RH, juntamente com os demais gestores, após a execução dos Planos de Carreira, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração, Recrutamento e Seleção e Benefícios, dimensionará, avaliará e assim visualizará:

• Anualmente:o número de sucessores

• Anualmente:o número de talentos

• Anualmente: os planos de desenvolvimento individuais

• A cada dois anos: o nível de motivação dos Colaboradores.

O conteúdo deste Plano de Recursos Humanos será transmitido através de apresentações e seminários a todos aqueles que exercem funções de liderança e lidam com pessoas. Além disso, a política está disponível na Intra e na Internet.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o Novo papel dos Recursos Humanos nas Organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999

LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.

DOCUMENTO DISPONÍVEL EM MEIO ELETRÔNICO

Bibliografia Básica

LINHARES, P. Empresa familiar, um desafio de sobrevivência. Abril 2010. Disponível em:<http://albirio.wordpress.com/2010/04/14/empresa-familiar-um-desafio-desobrevivencia/>. Acesso em: 19/10/2013

Bibliografia Complementar

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/24292/conceito-de-departamento-de-pessoal#ixzz2TcdQPP5x , acesso em 19/10/2013, 2013

http://www.caminhandojunto.com.br/2011/04/programa-de-beneficios-dica-para-um-rh.html acesso em 26/10/2013

www.revistadetaquesacademicos, Vol. 4 N.1, 2012 – Univates, acesso em 23/10/2013

www.graber.com.br – Acesso em 23/10/2013

Artigo

Artigo: BARCELOS, Igor. Desenvolvendo um Plano de Carreira com foco em resultados, acesso em 26/10/2013

...

Baixar como  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »