TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO REFLEXIVO: IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES E ESCRITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Dissertações: RELATÓRIO REFLEXIVO: IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES E ESCRITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  3.075 Palavras (13 Páginas)  •  1.578 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO REFLEXIVO: IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES E ESCRITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ABRIL - 2013

RELATÓRIO REFLEXIVO: IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES E ESCRITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Plano de Aula apresentado como desafio de aprendizagem da disciplina de DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSNO, no curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação da Profa. Maria Clotilde Pires Bastos.

ABRIL - 2013

ETAPA 1 – TEXTO CRÍTICO REFLEXIVO E PROJETO PEDAGÓGICO

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES E ESCRITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa:

A leitura é uma prática que quando incentivada, seja em casa ou na escola, possibilita o desenvolvimento individual e social do indivíduo, pois, é pela e na leitura que se constrói, reconstrói e também se desconstrói conceitos relevantes durante a formação de cada um, como seres humanos (BRASIL, 2001, p. 16).

Partindo do princípio de que a atividade de leitura deve ser fator essencial à formação do sujeito, cabendo à família e à escola, despertar nos alunos não somente o gosto pela prática de leitura, mas também fazê-los perceber a importância dessa prática não somente no âmbito escolar como também no meio em que cada um está inserido, tendo em vista que é através do nível de leitura e da consequente aquisição de conhecimentos de cada um, que surgem as oportunidades, oportunizando assim mais chances àqueles que têm maior capacidade de posicionar-se criticamente.

Desse modo, o incentivo à leitura passa a ser entendido como um ensino produtivo, capaz de desenvolver as habilidades linguísticas dos sujeitos envolvidos, ampliando suas capacidades de compreender e transformar os textos que lhes são apresentados. É justamente por meio da leitura que se deve acreditar na possibilidade de o aluno ampliar o mundo ao seu redor e sua capacidade comunicativa seja no campo da expressão na busca de construção do novo, seja por meio da leitura ou da produção de textos.

Segundo Paulo Freire (1982, p. 80), “uma vez que a leitura é apresentada a criança ela deve ser minuciosamente decifrada, trabalhada, pois na maioria das vezes as crianças têm um contato imediato com a palavra, mas a compreensão da mesma não existiu”. Para se alcançar esse entendimento é preciso, além de ler, apresentar o que foi descrito por tal palavra, de forma que esse objeto proporcione sentido a ela, pois dessa maneira a busca e o gosto pelo mundo das palavras, isto é, da leitura e da escrita, se intensifica. Logo, a leitura ganha vida e a criança adquire o hábito de sua prática.

Desse modo, o ato de ler proporciona a descoberta do mundo da leitura, um mundo totalmente novo e fascinante. Entretanto, a sua apresentação à criança deve ser feita de forma atrativa, estabelecendo uma visão prazerosa sobre a mesma, de modo que torne um hábito contínuo. Tal aspecto é importante, pois a leitura desenvolve a capacidade intelectual do indivíduo devendo fazer parte de seu cotidiano e desenvolvendo a criatividade e a sua relação com o meio externo.

Para Jolibert (1994, p. 39) “a leitura, como o andar, só pode ser denominada depois de um longo processo de crescimento e aprendizado.” Assim, a criança que faz parte do universo da leitura é ativa e está sempre pronta a desenvolver novas habilidades, ao contrário daquelas que não possuem contato com esse universo, pois esta se prende dentro de si mesma com “medo” de tudo que a cerca.

O ser humano, sem que perceba, está rodeado pelo mundo da leitura e a criança, desde cedo, faz a leitura do mundo que a rodeia, sem ao menos conhecer palavras, frases ou expressões, pois é próprio do ser humano desejar o conhecer, decifrar a curiosidade, de modo a refletir novos conhecimentos. Assim, o processo de leitura e escrita inicia-se antes da escolarização, pois, a criança o adquire no âmbito familiar e em seu convívio no meio social o interesse pelo ato de ler e de escrever.

Diante dessas afirmações é que se desenvolverá um projeto que terá como objetivo auxiliar as escolas e professores das séries inicias, nessa tarefa que se torna cada vez mais desafiadora: o ensino aprendizagem da leitura e escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

PROJETO: “LER PARA MELHOR ESCREVER E PARA MELHOR VIVER”

1. Público Alvo do projeto: Alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental que estão na idade de alfabetização na faixa etária entre 6 e 10 anos de uma escolar regular municipal da cidade de Cristalina-GO situada no meio urbano dessa cidade.

O projeto se estenderá a uma turma de cada ano: 1º ao 5º ano dessa escola.

2. Justificativa: O ato de ler se tornou importante para a humanidade desde outros tempos, tendo em vista que o mesmo é que faz com que o homem compreenda seu próprio universo. Assim, seja de que natureza for, o texto está sempre pronto a ser compreendido, decifrado e interpretado. Isso acontece, pois, cada autor tem objetivos diferentes, mas em comum o de fazer com que a leitura realizada exija um esforço que garanta uma compreensão daquilo que se está lendo, do próprio leitor e da relação dele com o mundo.

Segundo Cardoso Jr.:

Na Roma antiga, o verbo "ler" - do latim legere - além de ler, também podia significar "colher", "recolher", "espiar", "reconhecer traços", "tomar", "roubar". Para os romanos, então, ler era muito mais do que simplesmente reconhecer as palavras e frases dos outdoors de uma avenida, dos índices de desempregos noticiados nos jornais, do discurso político de um candidato à presidência da República, de um poema ou de um conto, de um romance

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com