TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo sobre a influência da literatura infantil na formação do aluno leitor

Por:   •  17/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 9

UNIOESTE – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR

Gabriela Rizzo Joergensen

Cascavel - PR

2016


Gabriela Rizzo Joergensen

ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR

Pré-projeto de trabalho de conclusão de curso apresentado à Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, como requisito à conclusão do curso de Pedagogia.

Docente: Tiago Pereira Leite

Cascavel – PR

2016

SUMÁRIO

  1. TEMA........................................................................................................3
  2. PROBLEMA..............................................................................................3
  3. OBJETIVOS..............................................................................................3

3.1 GERAL ...............................................................................................3

         3.2 ESPECÍFICOS................................................................................... 3

  1. JUSTIFICATIVA....................................................................................... 4
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA................................................................4
  3. METODOLOGIA DA PESQUISA..............................................................8
  4. REFERÊNCIAS ........................................................................................8



  1. TEMA

Estudo sobre a influência da Literatura Infantil na formação do aluno leitor, sua contribuição no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, enfatizando principalmente, seu uso na Educação Infantil e Séries Iniciais, levando em conta autores que analisaram tal temática, e o uso desta, nas salas de aula de forma geral.

  1. PROBLEMA

É de conhecimento geral, que a literatura infantil é um dos caminhos mais hábeis que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoção e sentimentos de maneira prazerosa e significativa. Há alunos que tomam gosto pela literatura antes mesmo de aprender a ler e escrever, enquanto outros, só se familiarizam com esta, após ter alguma experiência motivadora, que por sua maioria, se dá entre os muros da escola.

Sabendo que a leitura é essencial a existência humana, pois é a forma com que as pessoas encontram para interagir no meio social em que vivem, procuro aqui, ressaltar a importância da literatura infantil e de incentivar a leitura na infância. Trato neste trabalho, a importância do contato da criança com os livros, bem como, de ouvir á histórias, para, por fim, apresentar algumas estratégias a fazer com que as crianças adquiram o habito de ler.

  1. OBJETIVOS
  1. – OBJETIVO GERAL

Verificar por meio deste, a contribuição da literatura infantil, no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

  1. – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Analisar o papel do professor na formação do aluno leitor;
  • Compreender as diversas possibilidades que o livro pode oferecer, de forma lúdica, para a formação da criança;

  1. JUSTIFICATIVA

Fazer com que as crianças adquiram o habito de ler, é deveras trabalhoso, requer esforço e empenho dos pais e professores, até que elas tomem essa pratica como prazerosa. Buscando despertar tal prazer, utilizamos a literatura infantil, pois esta, tem a capacidade de envolver o leitor, trazendo à tona suas fantasias, despertando as emoções e trabalhando o seu intelecto, e isso não se limita apenas às crianças. A quantidade de adultos que costumam ler histórias infantis é extensa e varia em suas idades.

Grande parte das crianças, se envolve com os textos de forma artificial, ou seja, não mergulham de cabeça nas histórias, acabam lendo por ler. Sabemos que a literatura infantil tem uma responsabilidade grande na educação das crianças, pois consegue se envolver em todas as áreas do conhecimento, tendo por finalidade educar, instruir e distrair de forma afetiva. Trabalhada de forma eficiente, possibilitará que cresça no coração de cada criança, um amor para com a leitura, amor este que quando adquirido, certamente levarão para a vida.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Observa-se que nos dias atuais, a preocupação com a formação de leitores vem crescendo, e as histórias infantis tem sido aliadas muito validas nesse processo. Mas nem sempre foi assim, é de conhecimento geral, que as obras infantis não eram inicialmente destinadas às crianças, e foram produzidas a partir de uma adaptação da literatura adulta. O público infantil, era tratado como adultos em miniatura, e trabalhar o lúdico nem se passava pela cabeça dos contadores de histórias, tampouco levavam em conta as necessidades das crianças.

Somente no fim do século XVII, foram escritas algumas histórias que mais tarde seriam classificadas como literatura apropriada ao público infantil, bem como, as fábulas de La Fontaine e Os Contos da Mamãe Gansa de Perrault, publicadas na França. Também na Inglaterra, os Irmãos Grimm, publicam contos de fadas que se tornaram sinônimos da literatura destinada aos pequenos. Foi aí que ficou claro que as crianças tinham preferência por histórias de caráter fantasioso e de aventuras empolgantes.

A Literatura Infantil, começou com um intuito pedagógico, buscando transmitir valores e normas da sociedade, tendo por finalidade, instruir e formar o caráter da criança. Nos dias atuais, essa postura com objetivos pedagógicos ainda é visível, procurando transmitir ensinamentos de acordo com a visão dos adultos.

Percebe-se que a escola é ligada à literatura no momento em que a criança tem permissão para manusear obras impressas, segundo Souza (2009), em países como o Canadá, o livro didático foi abolido, e atualmente, usa-se apenas livros de literatura infantil para abordar os mais diversos assuntos e conteúdos, logo, além de se estudar o necessário para a formação, há um estimulo para que as crianças leiam.

De modo que, em suma, “o livro infantil” se bem que dirigido à criança, é e invenção e intenção do adulto. Transmite os pontos de vista que este considera mais úteis à formação de seus leitores. E transmite-os na linguagem e no estilo que o adulto igualmente crê adequados à compreensão e ao gosto do seu público. (MEIRELES, 1984 p. 29)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com