TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE A POLUIÇÃO DA ATMOSFERA

Projeto de pesquisa: RELATÓRIO SOBRE A POLUIÇÃO DA ATMOSFERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 RELATÓRIO SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA 5

2.1 CARTA DE AÇÕES PREVENTIVAS DE COMBATE A POULUIÇÃO 7

3 RELATÓRIO DA AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NA 8

COMUNIDADE

4 RESENHA SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA 9

4.1 RELATÓRIO SOBRE AVALIAÇÃO DE GESTÃO AMBIENTAL DE UMA 13 ORGANIZAÇÃO

5 CULTURA AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES 14

5.1 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 15

5.2 FUNCIONAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL 17

6 BIBLIOGRAFIA 20

1 INTRODUÇÃO

A mudança organizacional é notória nas últimas décadas. Se no passado as organizações estavam centradas na eficiência dos sistemas produtivos, na atualidade as empresas demonstram uma preocupação maior com a ética ambiental. Diante dessa premissa, os sistemas de gestão ambiental e certificações trabalham os conceitos básicos acerca da empresa, do meio ambiental e da gestão ambiental; abarcam os princípios da normalização, bem como, trabalham o planejamento e a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental.

O conteúdo abordado em Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação prevê que as empresas e outras organizações operem com foco no desenvolvimento sustentável.

Este desafio propõe que a equipe de alunos investigue o sistema de implantação e funcionamento de uma organização com relação à gestão ambiental. A equipe deverá trabalhar na elaboração de relatórios sobre o processo de funcionamento e fazer apresentações sobre gestão ambiental.

Estimulados pela consciência crítica de forma que promovam o exercício de cidadania acerca das questões ambientais, realizem integrações sociais para atuar de maneira que favoreça as medidas mitigadoras de sustentabilidade.

Essas ações poderão contribuir com programas de educação ambiental, melhoria na qualidade de vida e preservação da natureza.

2 RELATÓRIO SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Sabemos que os programas de Gestão Ambiental são fundamentais para o presente e futuro visando a redução de poluentes em um ambiente onde a demanda por produção cresce de modo desenfreado.

A padronização das mais diversas gestões culminou na criação da ISO em 1996, a qual oficializou com base na BS 7750 as primeiras normas da série ISSO 14000.

Com a criação da ISO surgiu-se a ISO 14001 a qual são definidas as diretrizes para uso da especificação e se estabelece interessante correspondência entre a ISO 14001 e a ISO 9001 e a ISO 14004 onde são descritas as diretrizes gerais sobre os princípios, os sistemas e as técnicas de apoio do SAG (Sistema de Gestão Ambiental).

As Questões Ambientais sempre serão foco de discussão dentro das mais diversas empresas. Com a disseminação do conhecimento sobre meio ambiente vindo desde a educação primária, indica-se que o conhecimento dos novos consumidores estarão atentos esta questão.

Ao falarmos sobre essas questões acabamos por abordar o aspecto econômico onde cada projeto que seja feita para redução do impacto ambiental irá onerar em despesas e consequentemente no custo final do produto. Sabemos que as empresas “Green Factory” estão sendo mais comum mostrando que é possível ganhar dinheiro e proteger o meio ambiente desde que tenham criatividade e possam transformar restrições e ameaças ambientais em oportunidades de negócios.

Entre essas oportunidades podemos citar:

• Economia de Custos (Redução de água, energia, reciclagem, redução de multas entre outros);

• Incremento de Receitas (“Produtos Verdes” que podem ser vendidos a um preço mais alto, novos produtos e mercados, renovação do Portfólio entre outros);

A repercussão da questão ambiental dentro da empresa é visto com outros olhos quando passa-se a enxergar a redução de custo e não mais um setor de despesas.

Esta redução pode ser das mais diversas formas, desde a reciclagem e reaproveitamento de resíduos até a redução do uso de matéria prima para fabricação do produto.

Sendo assim, entende-se que, podemos reduzir e muito a poluição atmosférica com recursos muitas vezes simples. Percebe-se que com criatividade e investimento podemos utilizar algo que nos seria despesa em lucro para empresa resultando na redução de poluentes.

2.1 CARTA DE AÇÕES PREVENTIVAS DE COMBATE A POULUIÇÃO

Resumo

Todos sabemos dos efeitos negativos que a poluição nos traz. Devemos nos atentar aos problemas cuja ocorrência se tornou comum em nosso dia a dia.

Entendendo as consequências deste cenários, devemos tomar algumas ações que podem ser iniciadas dentro de nossas casas. Com embasamento em nosso estudo e análise dos problemas decorrentes da emissão de poluentes e baseado em nossa política local, propomos algumas ações preventivas para o combate da poluição.

Ações Propostas

• Monitoramento e redução da queima da cana de açúcar conforme lei 11.241/2002;

• Acompanhar efetivamente o trabalho da Vigilância Sanitária no que compõe a lei 467/2012 a qual proíbe a queima de lixo e mato em terrenos;

• Criação de postos de reciclagens visando o reaproveitamento de lixo e criação de novos produtos;

• Divulgação de telefones úteis referente aos órgãos responsáveis de fiscalização para denúncias;

• Liberação de recursos para órgãos de monitoramento do ar para novos estudos de redução da poluição;

• Trabalhos de conscientização tanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com