TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES DE BOA PRÁTICA

Seminário: RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES DE BOA PRÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Seminário  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DA ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ETAPA 01

Passo 1

Desenho anexado ao trabalho.

Passo 2

O indutor é um componente que se opõe a variações de corrente elétrica. Ele é composto por um enrolamento de fio em torno de um núcleo que pode ser feito de material magnético ou não-magnético. O transformador é um dispositivo constituído por dois ou mais enrolamento magneticamente acoplados. Estes enrolamentos são similares a indutores. Os núcleos magnéticos ajudam na diminuição das perdas do transformador.

Uma das principais características do uso de materiais magnéticos no núcleo é aumento de fluxo devido ao abaixamento da relutância do meio a ser percorrido pelo fluxo magnético.

Principais tipos de ligas metálicas utilizadas em transformadores:

„

Ferro e silício

„

Ferrite

„

Epóxi com esmalte vinílico

„

Ligas amorfas

„

Para baixas frequências é utilizado ferro silício e ligas amorfas:

Núcleos de Ferro Silício: são constituídos de Si 0,25% a 4,75% e o restante de Ferro. O ferro possuí as características magnéticas, que ajudam no desempenho e o silício atua como um isolante do núcleo.

Núcleos de Ligas Amorfas: Os materiais amorfos possuem propriedades únicas. Feitos a partir da rápida solidificação de ligas metálicas, apresentam fácil magnetização devida ao fato de seus átomos se encontrarem arranjados de maneira aleatória, facilitando a orientação dos domínios magnéticos. Atualmente são formadas por Fe78 B13 Si9. Uma fórmula geral é do tipo MaYbZc com a+b+c = 100.

LIGAS AMORFAS x AÇO SILÍCIO

As ligas Amorfas apresentam algumas vantagens em relação as ligas de ferro silício, contudo ainda não são largamente utilizadas. Algumas características:„

Núcleos formados com ligas amorfas, apresentam perdas totais 60% a 70%menores dos constituídos por ferro silício, podem ser laminadas 10 vezes mais finas e terem uma indução de saturação 20% menor.

„

Porém para manter o fluxo magnético é necessário uma área maior, elevando o peso em cerca de 15%, ligas amorfas possuem alto grau de dureza dificultando na laminação, e possuem um custo de emprego 20% a 25% maior.

Assim, o material magnético mais utilizado na construção de núcleos tanto de indutores quanto de transformadores é a liga de Ferro Silício. Os mesmos são laminados, (cerca de 0,3 mm de espessura por lâmina), e cada lâmina é isolada de outra, assim cria-se uma resistência diminuindo as perdas pela corrente de Focault ou corrente induzida. Os núcleos possuem uma região de atuação linear, conforme o campo magnético aumenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com