TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Por:   •  8/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  12.815 Palavras (52 Páginas)  •  5.008 Visualizações

Página 1 de 52

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.

Atividade 1 - Visita à Escola para Apresentação - 4H

Como explícito nos documentos entregue a instituição, fiz o meu estágio do ensino médio regular no Colégio Polis em Águas Lindas.

O colégio em questão é amplo e com muitas turmas, abordando ensino infantil ao ensino médio.

Iniciei meu estágio na segunda feira 11/09/2017 e no primeiro encontro a instituição observei as seguintes características:

Fui bem recepcionada pela equipe pedagógica e de docentes da instituição, fui apresentada às turmas que irei fazer efetivamente o estágio 1° ao 3° ano - Ensino Médio, e ao professor regente João Vitor Cibreiros , docente de história da instituição que será meu supervisor de campo.

Sobre a Escola:

Fundada em 2014, a escola compreende três ciclos da educação: o Ensino Fundamental I – 1o ano ao 5o ano – oEnsinoFundamentalII–6oanoao9oano-e o Ensino Médio - 1o série a 3o série. A escola está situada no bairro Jardim Brasília em Águas Lindas de Goiás.

Os alunos da escola residem, em sua grande maioria, nas proximidades da escola. O período letivo diário do turno matutino se dá entre 07:30h a 12:50h, distribuídas entre seis aulas de 50 minutos (hora/aula) e um intervalo de 15 minutos, que se dá após as três primeiras aulas.

Sobre o espaço físico da escola, percebeu-se que o prédio já é antigo e demanda algumas reformas.

Quanto à distribuição do espaço físico, a escola está dividida em dois blocos: o primeiro se situa mais a entrada do prédio e compreende o setor de Ensino Fundamental I como também, a cozinha e os banheiros feminino e masculino; o segundo bloco compreende, em dois andares, as salas de aula, a sala de informática, a biblioteca, sala de professores, secretaria, coordenação, direção, a sala de vídeo, e banheiros femininos e masculinos.

Há uma área coberta na entrada da escola, e um espaço não coberto onde os alunos costumam desenvolver seu lazer no horário de intervalo.

A área esportiva, destinada às aulas de educação física, fica nos fundos da escola.

3

As salas são pintadas em um tom de bege, tem piso cerâmico, duas janelas nas paredes do fundo, dois ventiladores de parede, uma lousa branca, cadeiras com mesas para os alunos e uma mesa e uma cadeira para o professor.

Com disponibilidade de recursos de som, vídeo e projeção para auxiliar e dinamizar as aulas dos professores.

4

Atividade 2 - Estudo do Artigo: Estudo de história hoje - errâncias, conquistas e perdas - 12H.

O texto tem por objetivo fazer com que o leitor perceba e reflita sobre as perdas na educação básica brasileira, no sentido das lutas políticas e teóricas quanto ao contexto de resistências à política educacional na ditadura civil-militar brasileira nos períodos entre os anos de 1964 a 1984.. O que nos possibilita ainda enxergar que, em décadas passadas os relatos históricos que possuíamos, ainda prevaleciam derivando de certa forma da transmissão informal do acontecimentos.

A orientação do artigo significou pra mim refletir sobre o conhecimento histórico e do debate pedagógico, ao combate à disciplina. Uma reflexão pontual sobre: estudos sociais e desvalorização da história, currículos fragmentados, formação de professores em licenciaturas curtas e os conteúdos dos livros didáticos, políticas de precarização da profissão docente.

Algumas tendências específicas se fortalecem a partir da conjuntura em termos políticos gerais. Pesquisa científica revela que o ensino e aprendizagem de história, valorizar a cultura escolar, os saberes e as práticas educativas, desenvolvidos em diferentes lugares por docentes. Permite uma conquista de que a percepção de ensinar história não é apenas repetir, reproduzir conhecimentos produzidos em outros espaços, e sim possibilitar aos alunos uma nova construção a ser equiparada a realidade atual.

Os textos dos documentos curriculares prescritos cheios de objetivos, posições políticas, questões teóricas que conseguiram não apenas o papel formativo da história como disciplina escolar, estratégia de construção / manipulação do conhecimento histórico escolar. Tudo é história? Se tudo é história, porque as escolas de educação básica são endereçados determinados conteúdos específicos, selecionados, elaborados em diferentes lugares de produção? Quais as formas os currículos de história, prescritos e vividos, operam no sentido de selecionar para que, o ensinar história?

A história ensinada uma seleção, recorte temporal, histórico. Elas são frutos de múltiplas leituras, interpretações de sujeitos históricos situados socialmente. O currículo escolar não é um mero conjunto neutro de conhecimentos escolares a serem ensinados, aprendidos e avaliados. A importância formativa da história no currículo da educação básica requer concebê-la como conhecimento e prática social, permanente construção, campo de lutas, processo inacabado. Currículo de história e produto de escolhas, visões, interpretações, concepções de alguém ou de algum grupo, em determinados espaços e tempos.

Na década de 80 o ensino de história teve várias conquistas e mudanças. Na década de 90 algumas disciplinas foram extintas. Com os parâmetros curriculares nacionais de 1997 aconteceu a separação das disciplinas: História e Geografia, após anos de fusão e fim dos Estados Sociais como componente curricular.

5

Atividade 3 - Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCN’s - 18H.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, especificamente falando da disciplina História, é fruto da discussão de vários especialistas, professores e mestres, embasados numa orientação internacional oriunda de pressupostos da psicologia com base nas teorias de Piaget e da Tendência Construtivista.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.5 Kb)   pdf (129.5 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com