TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TÉCNICO VISITA UNISUL

Por:   •  20/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.089 Palavras (17 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL

UA. TECN CONST EDIF COB ENTR DA OBRA

EQUIPE NÚMERO: 5

Terça feira - Noturno

Arthur Picoli Mafacioli

Arthur Acacio

Antonio Paulo Soares

RELATÓRIO TÉCNICO VISITA UNISUL

Palhoça - 2016

1. INTRODUÇÃO:

Este relatório tem como objetivo mostrar os procedimentos corretos e os feitos pelos profissionais que trabalharam na construção civil da UNISUL. Tem como objetivo também analisar e mostrar o porque das patologias encontradas e como podemos resolve-las, mostrando as melhores escolhas do grupo para tal patologia.

2. Unidade 1 – Impermeabilização de lajes

Impermeabilizar laje nas construções é uma etapa indispensável. Isso porque a técnica é responsável por proteger as mais diversas superfícies e estruturas dos danos temporais, como os danos causados pela incidência da chuva ou dos raios solares nas áreas expostas, e até mesmo nas estruturas que não se expõem a esses danos, mas podem estragar com o tempo.

A impermeabilização das lajes dos diversos tipos vai protegê-la e proporcionar resistência às variações de temperatura e ainda proporcionar conforto térmico na parte interna dos ambientes.

2.1 Importância da impermeabilização:

A importância da impermeabilização, além de permitir a habitabilidade e funcionalidade da construção civil, é relevada no objetivo de proteger a edificação de inúmeros problemas patológicos

Tem se analisado frequentemente que a impermeabilização não vem sendo olhado com importância pelos engenheiros, construtores, tendo como consequência infiltração de agua num primeiro instante, seguido de uma série de consequências, assim como corrosão de armaduras, degradação do concreto e argamassa, empolamento e bolhas em tintas (FOTO 1), isso acaba gerando altos custos de manutenção.

Foto 1 – Bolhas de tinta Fonte: Dos autores.

O grupo identificou uma má impermeabilização na laje do segundo andar do bloco H, que ocasionou numa infiltração, causada pois conforme vai chovendo, acaba empoçando agua nas juntas, resultando em algumas patologias, como fissuras e bolhas de tintas (foto 1, 2).

Foto 2- Infiltração Fonte: Dos autores

NBR 9575/2010 da ABNT, esta é a norma que devemos saber os critérios a serem seguidos para a execução dos serviços de impermeabilização.

2.2. Como impermeabilizar:

Como está ocorrendo infiltração na laje, devemos achar uma solução pois pode ocasionar em sérios problemas a estrutura, a solução escolhida pelo grupo é impermeabilizar com manta liquida, pois, o local ocorre trafego de pessoas.

Antes de impermeabilizar a laje, é necessário saber qual é o tipo de laje a ser impermeabilizada, isso porque ela pode ser com ou sem tráfego, pois cada uma exige um tipo de impermeabilizante, no nosso caso, ocorreu em uma laje com trafego. A laje com tráfego deve ser impermeabilizada com manta asfáltica. Para receber a impermeabilização, as superfícies devem estar limpas, lisas, secas e isentas de poeira, graxas, óleos, além de estarem livres de qualquer irregularidade. As trincas e fissuras devem ser tratadas de forma compatível com o sistema de impermeabilização.

Passo a passo:

1° demão: após preparo, aplicar manta liquida utilizando rolo de textura e aguardar 6 horas para secagem

2° demão: após secagem da 1° demão aplicar a segunda demão e aguardar mais 6 horas para secagem

3° demão: após secagem da 2° demão aplicar a última demão

Foto 3 – Manta liquida sendo aplicada Fonte: Dos autores

-Muretas e beirais e cantos: nas muretas e beirais é necessária a aplicação da manta liquida em toda extensão, inclusive na parte superior. Nos cantos subir a impermeabilização na parede em pelo menos 30cm.

2.3 O que se perde e o que se ganha:

Se estudarmos o custo de uma boa impermeabilização, veremos que varia entre 1% a 3% do custo total da obra. Se os serviços forem executados apenas depois de constatar problemas com infiltrações na edificação já pronta, o custo com a impermeabilização ultrapassa em muito este percentual. Isto porque refazer o processo de impermeabilização pode gerar um acréscimo de 10% a 15% do valor do serviço.

Foto 4 - Gráfico do valor da impermeabilização com base no valor do total da obra

2.4. Quais necessidades não foram cumpridas na obra em questão:

Para ocorrer essa infiltração, e bolha de tinta, mostrada na foto (1, 2, 3), ocorreu dois motivos que foram muito importantes para acontecer essa patologia tão comum e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com