TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL

Pesquisas Acadêmicas: RESENHA - CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  9.451 Palavras (38 Páginas)  •  2.173 Visualizações

Página 1 de 38

ICE - INSTITUTO CUIABANO DE EDUCAÇÃO

FACULDADES INTEGRADAS DE CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSOS SEQUENCIAIS

GESTÃO EM EMPREENDEDORISMO E VAREJO

RESENHA - CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL

CUIABÁ – MT

SETEMBRO – 2013

RESENHA - CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL

CUIABÁ – MT

SETEMBRO – 2013

1. SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE

“A Produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade. Este fato é bem conhecido por uma seleta minoria.”

Conforme esta no livro o mundo realmente esta mudado, quem diria que o muro de Berlim seria derrubado, sendo assim a rápida evolução social, tecnológica e a mental da humanidade vem nos mostrando às varia mudanças que teremos ao longo dos anos e dessa forma tem atingido as empresas em todo o mundo.

As empresas tem se mostrado preocupados, sendo assim elas tem desenvolvido um sistema administrativos (Software) suficientes fortes e ágeis para garantir a sobrevivência das empresas.

• CONCEITO DE QUALIDADE

Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente. Isso significa para o mesmo: um projeto perfeito; sem defeitos; baixo custo; segurança do cliente, entrega no prazo certo, no local certo e na quantidade certa.

Levando-se em consideração o conceito de produto total, visto anteriormente, é imprescindível que a qualidade seja apreendida tanto de um ponto de vista interno como externo. Dessa forma, faz-se a seguir uma rápida explanação sobre a qualidade interna e externa.

O verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor. É isso que garantirá a sobrevivência de sua empresa e seu produto em relação ao seu concorrente, hoje e no futuro.

• CONCEITO DE PRODUTIVIDADE

É produzir cada vez mais e melhorar com cada vez mais e, ou melhor, com cada vez menos. Pode representa a produtividade como quociente em que a empresa produz (OUTPUT) e o que consome (INPUT).

Produtividade = output/imput

Produtividade total = output total/imput total

Para aumentar a produtividade de uma organização humana deve agregar o máximo de valor, satisfazer ao máximo o cliente ao menor custo.

Não basta aumentar a qualidade produzida é necessário que o produto tenha valor. Quanto maior a produtividade de uma empresa, mais útil ela é para a sociedade, pois esta atendendo as necessidades dos clientes a um baixo custo. Os termos valor produzido e valor consumido podem ser substituídos por qualidade e custos.

Desta forma como a definição do Prof. Deming a produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade e que este fato era de domínio de uma minoria.

Sendo assim os termos valor produzido e valor consumido podem ser substituídos por faturamento e custos, dessa forma podemos definir produtividade igual a faturamento e dividido pelos custos.

A produtividade é muitas vezes medida por trabalhador, mas em muitas situações onde os custos com pessoas são uma percentagem reduzida dos custos totais têm que se ter em conta os outros fatores necessários para produzir os resultados pretendidos. O grau de produtividade de um agente econômico (pessoa, empresa, país, etc.) é, regra geral, um dos melhores indicadores para a medição do nível de eficiência e eficácia do mesmo.

• COMO MELHORAR A PRODUTIVIDADE

As organizações são divididas em três elementos básicos: Equipamentos (HARDWARE) e materiais, procedimentos (SOFTWARE) e ser humano (HUMANWARE).

Dessa maneira posso concluir que ter preocupação com o ambiente de trabalho, seja em seu aspecto físico ou no relacionamento com os colegas. (ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de amizade e confiança); - Investir na formação básica e na qualificação profissional dos funcionários (cursos de alfabetização, supletivos, de habilidades e atualização tecnológica); - Valorizar o profissional, afastando-o do medo, da insegurança, propiciando o conhecimento de assuntos de interesse do seu trabalho (palestras, encontros, trabalhos em grupo); - Demonstrar respeito pelos direitos e obrigações dos funcionários, incentivando-os a uma maior autoestima e confiança em sua capacidade.

• CONCEITO DE COMPETITIVIDADE

É ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes. O termo competitividade, aplicado tanto às nações como às empresas, está em voga, devido às mudanças no cenário mundial.

O que garante a sobrevivência das empresas é a sua competitividade. A competitividade decorre da produtividade e esta da qualidade (valor agregado). Antigamente pensava-se que salário baixo ou proximidade de matérias-primas ou recursos energéticos seriam o suficiente para garantir a vantagem competitiva. Hoje esta bem claro que a informação é muito importante, neste caso é necessário saber as necessidades do cliente, desenvolver novos processos que garantam melhor qualidade e custos mais baixos, gerenciar sistemas administrativos que conduza a maior produtividade e saber comercializar e dar assistência técnicas aos clientes.

Então posso dizer que o processo de globalização dos mercados e seu efeito sobre os padrões de conduta econômica, política, social e organizacional, vêm assumindo importância crescente, compondo um cenário no qual a competitividade emerge como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com