TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO MUITO ALEM DO PESO

Monografias: RESENHA DO DOCUMENTÁRIO MUITO ALEM DO PESO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  1.090 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do Documentário: “Muito Além do Peso”

Dois terços da população americana sofrem de obesidade nos EUA. As crianças da atualidade viveram em media 10 anos a menos (Jamie Oliver- Chef- Líder do Food Reduction).

Anne Cooper, chef- escritora- educadora- diretora do School Food Project acredita que a epidemia da alimentação começou nos EUA, após a 2ª Guerra Mundial, já que antes as pessoas faziam sua própria comida, mas com a tecnologia vinda da segunda guerra precisava encontrar um lugar rentável, e a população foi seduzida pelos alimentos ultra processados, se espalhando assim por todo o mundo.

No Brasil há em media 35,5% de crianças com obesidade e sobre peso segundo dados do IBEGE 2008/2009.

De acordo com o endocrinologista Dr. Amélio F. de Godoy Matos ( Chefe do serviço de Metabologia IEDE) a obesidade esta fortemente ligada com grandes pandemias modernas como diabetes que causa um processo aterosclerótico precoce generalizado, ou seja, todas as artérias do individuo começam a sofrer um entupimento precoce o qual causa alterações em visão(fundo de olho), nos rins (insuficiência renal) coração (infarto precoce), membros inferiores necrosando por causa das infecções, além doenças cardiovasculares, depressão, estresse e alguns tipos de câncer. Para ele o primeiro alimento da lista preferido das crianças são as bebidas açucaradas, refrigerantes e sucos industrializados, isso em números será um acréscimo de 250 Kcal/dia no consumo energético dessa criança.

56% dos bebes tomam refrigerante frequentemente antes do 1º ano de vida (UNIFESP).

O brasileiro consome cerca de 51 kg de açúcar por ano, são mais de 4 kg de açúcar por mês (EMBRAPA).

O consumo excessivo de açúcar contribui para a morte de 35% de pessoas por ano no mundo o que é equivalente a população do Canadá (Jounal Nature).

Por dia as crianças brasileiras entre 4 e 11 anos passam em media 3 horas na escola e 5 horas na frente da TV( IBOPE,2011),com isso foi notado um aumento significativo de peso em crianças que passam maio numero de tempo na frente da TV.

Nos EUA o governo federal gasta em torno de 51 milhões de dólares por ano em divulgação de hábitos alimentares saudáveis e atividade física, em quanto isso a indústria alimentícia gasta com marketing de produtos hipercalóricos e pouco ou nada nutritivos cerca de 1,6 bilhões de dólares (Tack Make a Diferenc, 2012).

Em 30 minutos de natação uma criança gasta em média 200 calorias, isso é em torno de 88 calorias pra cada 12 minutos de nado, ou 738 calorias equivalente à 1h 50 minutos de nado, esse valor seria o tanto de calorias ingerida pela criança se a mesma comece um pacotinho de 150g de salgadinho, ou então 1000 calorias equivale 2h e 30 minutos nadando, esse valor será referente a ingestão de um pacotinho de 200g de nachos

Esses valores citados acima que uma criança poderia perder fazendo uma atividade física como, por exemplo, natação pode variar quanto à idade, peso, altura, batimento cardíaco, tempo de atividade e metabolismo da criança (Compendium of Physical Actives, 1993).

Resumindo as informações todas do documentário relatadas acima, grande parte das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com