TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre O Documentário Muito Alem Do Peso

Artigo: Resenha Sobre O Documentário Muito Alem Do Peso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 4

Muito Além do Peso

O documentário Muito além do peso traz o alerta para a sociedade sobre a obesidade infantil, esse problema teve início nos Estados Unidos algum tempo depois da Segunda Guerra Mundial. Antes desse conflito os alimentos eram preparados pelas próprias pessoas. Mais depois da guerra vieram as muitas tecnologias aplicadas nela pela indústria que precisavam ser investidos e ser rentáveis. Isso começou pelos EUA se espalhou por todo o mundo, os alimentos industrializados ultra processados tomaram conta de todos independentes de raça, classe social e cultura. Chegando aos lugares mais distantes da terra.

A obesidade infantil é alarmante, consequentemente teremos uma geração obesa. Os especialistas alertam que a obesidade é uma das maiores pandemias modernas, que está relacionada a diabete, hipertensão, doenças cardiovasculares, renais e pulmonares.

Segundo os especialistas, diversos problemas de saúde como o estresse, depressão, câncer, artrite e trombose, colesterol e triglicérides alto, cansaço, dores nas pernas, estão relacionados ao excesso de peso.

Em diversas cenas do filme notamos as crianças só se alimentarem de produtos industrializados como: refrigerantes, sucos artificiais, salgadinhos, hambúrgueres, batatas fritas e bolachas, apenas um pacote delas equivale a consumir oito pães franceses.

Visto que essa alimentação artificial e industrializada se encontra acessível em todo o mundo, isso originou grandes problemas para as condições de vida e saúde da sociedade, a obesidade se faz presente nos lares das pessoas. Janie Oliver, em sua palestra, adverte que os nossos filhos irão viver 10 anos a menos por causa da alimentação.

Conforme o filme vai passando percebemos a preocupação dos profissionais de saúde que buscam uma solução para a obesidade infantil. A falta de atividade física, os brinquedos cada vez mais tecnológicos, e às crianças que passam mais de 5 horas em frente à TV, são fatores que aumentam ainda mais a obesidade. Visto que as crianças consomem mais calorias do que as perde.

O problema é tão sério que as crianças não reconhecem frutas e legumes, entretanto não esquecem o nome nem os sabores dos alimentos industrializados que oferecem alto índice de gordura e açúcar.

Com o transcorrer do documentário percebe-se o aumento do consumo dos produtos industrializados, onde todos procuram achar o causador e encontrar a forma de reduzir essa realidade. Um especialista diz que as crianças têm como baba a TV, que por sua vez há diversas propagandas, mais os diretores de marketing se defendem, dizendo ser do Governo a responsabilidade, pois é dele o poder de fiscalizar e determinar a quantidade e a qualidade de proteínas e calorias nos alimentos produzidos pela indústria. Entretanto, o Governo diz que não a nada a fazer se os pais se deixam influenciar pelos seus filhos. No entanto, outro especialista discorda e diz ser covardia culpar os pais, pois a maioria deles passam quase semanas fora de casa.

Enquanto essa discussão não termina nos Estados Unidos o departamento de marketing das empresas investem U$ 1,6 bilhão em propagandas de produtos hipercalóricos e pouco nutritivos, enquanto o Governo gasta apenas U$ 51 milhões para divulgação de hábitos alimentares saldáveis e exercícios físicos. No Brasil o Ministério da Saúde que recebeu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com