TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESIDUOS PERIGOSOS

Dissertações: RESIDUOS PERIGOSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  2.186 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: métodos mais empregados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos, dentre os quais se incluem: os aterros de armazenamento, as lagoas superficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.

RESÍDUOS PERIGOSOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Primeiramente para se entender mais sobre o assunto é necessário saber o que são esses resíduos e onde eles podem ser encontrados.

Resíduos perigosos são aqueles que podem ser prejudiciais, no presente e no futuro, à saúde dos seres humano, de outros organismos e ao meio ambiente. E nos dias atuais as quantidades desses resíduos presentes no meio ambiente é bastante grande. Além disso, novas substâncias têm sido dispostas no meio ambiente pelo homem a uma taxa elevada.

 CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS PERIGOS:

• Resíduos Biomédicos: são resíduos de hospitais, clinicas, laboratórios de pesquisas e companhias farmacêuticas apresentam comumente características patológicas e infecciosas.

• Resíduo Químico: Situa-se nessa categoria uma grande quantidade de substâncias produzidas pela atividade industrial e utilizadas, de modo direto ou indireto, por grande parte da sociedade atual. Os resíduos químicos perigosos podem ser orgânicos ou inorgânicos.

 GESTÃO DE RESÍDUOS PERIGOSOS:

Como medida ideal, deve-se efetuar a reutilização e/ou a reciclagem de resíduos perigosos. Quando não for possível implantar algumas alternativas, esses resíduos devem ser dispostos de maneira adequada, de modo a não causarem danos ao meio ambiente e aos organismos que dele dependem.

 TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS PERIGOSOS

• Disposição de resíduos perigosos no solo: entre as formas mais comuns, encontram-se os aterros de armazenamento, as lagoas superficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.

Algumas substâncias são dispostas em tambores, os quais são posteriormente aterrados como alternativa de disposição. A experiência tem mostrado que esses tambores sofrem comumente um processo de deterioração, permitido a liberação de resíduos perigosos no meio ambiente. Essas formas de disposição nem sempre diminuem a periculosidade das substâncias envolvidas, por isso elas não são normalmente recomendadas.

• Tratamento dos Resíduos: tal tratamento consiste em transformar, de algum modo, esses resíduos em materiais menos perigosos. De acordo com a transformação empregada, os tratamentos podem ser classificados em biológicos, físico-químico e químico.

i. BIOLÓGICO: os compostos químicos gerados pela tecnologia são relativamente persistentes no meio ambiente. Metodologias comumente empregadas para o tratamento biológico de esgotos domésticos, como lodos ativados e filtros biológicos, têm sido utilizadas, com sucesso, para o tratamento de certos resíduos perigosos.

ii. FISICO-QUÍMICO: o tratamento físico-químico de resíduos perigosos consiste, basicamente, em separá-los da solução aquosa que os contém.

iii. QUÍMICO: o tratamento químico tem como base as reações químicas como a neutralização de ácidos e bases,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com