TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS PERIGOSOS

Monografias: TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS PERIGOSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  3.667 Visualizações

Página 1 de 2

TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS PERIGOSOS

Os métodos mais comumente empregados para a disposição de resíduos perigosos estão apresentados de forma resumida a seguir:

• Disposição de resíduos perigosos no solo:

Entre as formas mais comuns, encontram-se os aterros de armazenamento, as lagoas superficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.

Para todas as alternativas anteriormente citadas é evidente a possibilidade de poluição de aqüíferos e de corpos de água superficiais em função de falhas nos sistemas de armazenamento. Obviamente, tal observação não é válida para o caso de injeção de poços, que polui os aqüíferos diretamente.

Algumas substâncias são dispostas em tambores, os quais são posteriormente aterrados como alternativa de disposição. A experiência tem mostrado que esses tambores sofrem comumente um processo de deterioração, permitindo a liberação de resíduos perigosos no meio ambiente.

Essas formas de disposição nem sempre diminuem a periculosidade das substâncias envolvidas, por isso elas não são normalmente recomendadas.

• Tratamento dos Resíduos:

Tal tratamento consiste em transformar, de algum modo, esses resíduos em materiais menos perigosos. De acordo com a transformação empregada, os tratamentos podem ser classificados em biológico, físico-químico e químico.

Biológico:os compostos químicos gerados pela tecnologia são relativamente persistentes no meio ambiente. Aparentemente, isso pode ocorrer porque os organismos existentes nem sempre produzem enzimas necessárias para processar essas substâncias. Metodologias comumente empregadas para o tratamento biológico de esgotos domésticos, como lodos ativados e filtros biológicos, têm sido utilizadas, com sucesso, para o tratamento de certos resíduos perigosos.

Físico-Químico: o tratamento físico-químico de resíduos perigosos consiste, basicamente, em separá-los da solução aquosa que os contém. Os resíduos continuam tóxicos após a separação, mas esse tratamento permite que eles sejam recuperados ou concentrados para tratamento posterior.

Químico: o tratamento químico tem como base as reações químicas como a neutralização de ácidos e bases, a oxidação e redução dos compostos, a remoção de metais pesados por precipitação. Em alguns casos, a incineração desses resíduos pode ser uma alternativa viável, desde que as cinzas da combustão sejam dispostas de maneira adequada.

• Remediação de Aqüíferos:

O tempo de trânsito característico de poluentes em aqüíferos é, em geral, bastante lento quando comparado com os tempos de trânsito característicos observados em corpos de água superficiais.

A remediação de aqüíferos visa à melhoria da qualidade daqueles que estão contaminados e consiste de dois aspectos principais. Em primeiro lugar, busca o controle da fonte poluidora, a qual, inúmeras vezes, é formada por resíduos perigosos. A segunda parte da remediação é o tratamento da água poluída e/ou do solo adjacente, de modo a retirar os poluentes ou, então, diminuir significativamente suas concentrações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com