TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento E Disposição De Resíduos Químicos Perigosos

Monografias: Tratamento E Disposição De Resíduos Químicos Perigosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  1.472 Visualizações

Tratamento e disposição de resíduos químicos perigosos

Os resíduos químicos perigosos, são aqueles que apresentam características de reatividade, toxicidade, inflamabilidade e corrosividade, ou seja podem apresentar risco a saúde pública e ao meio ambiente.

O objetivo básico dessas alternativas de tratamento é evitar a circulação dos resíduos perigosos no meio ambiente, embora nem sempre isso seja possível, pois em todas as alternativas que serão citadas nesta pesquisa, há possibilidade de poluição de aquíferos e de corpos de água superficiais e isso se torna possível por falhas nos sistemas de armazenamento implementado. Assim sento torna-se primordial para o sucesso do projeto uma avaliação bem feita para a construção, impermeabilização e manutenção adequada do local.

Aterros de armazenamento

Consiste basicamente na compactação dos resíduos no solo, na forma de camadas que são periodicamente cobertas com terra ou outro material inerte

Lagoas superficiais

Armazenamento em formações geológicas subterrâneas

Injeções em poços

Consiste me poluir os aquíferos de maneira direta. Esta é uma opção que foi usada extensivamente no passado, o que resultou grandes danos, pois como a água subterrânea, entre outros aspectos, se move muito lentamente é extremamente difícil sua descontaminação, pois há grande possibilidade dos mananciais permanecerem poluídos por anos, mesmo que seja interrompido o despejo de poluentes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com