TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DO 2º GRAU PELO MÉTODO DE COMPLEMENTO DE QUADRADOS

Por:   •  27/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DO MARANHÃO[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ERIVAN SAMPAIO CARNEIRO

RESOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DO 2º GRAU PELO MÉTODO DE COMPLEMENTO DE QUADRADOS

Vitorino Freire-MA

2017

ERIVAN SAMPAIO CARNEIRO[pic 2]

RESOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DO 2º GRAU PELO MÉTODO DE COMPLEMENTO DE QUADRADOS

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Matemática da Faculdade do Maranhão, como requisito para elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Orientadora: Cláudia Selene F. de Vasconcelos

Vitorino Freire-MA

2017

SUMÁRIO[pic 3]

1

INTRODUÇÃO

4

2

TEMA

5

3

PROBLEMA

5

4

HIPÓTESES

6

5.1

OBJETIVOS GERAIS

7

5.2

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

7

6

JUSTIFICATIVAS

8

7

REFERENCIAL TEÓRICO

9

8

METODOLOGIA

13

9

REFERÊNCIAS

14


NTRODUÇÃO

O ensino da matemática atualmente no Brasil ainda é predominantemente tradicional em que a visão pedagógica esta centrada no professor, nos conteúdos transmitidos aos alunos e na memorização, nesse método o aluno é tratado como um receptor de conhecimento que parte do professor, portanto, não participa do processo de construção do saber.

Apesar de há décadas está disponível uma gama de tendências de ensino da matemática, que favorece diversas abordagens didáticas de conteúdos, há uma resistência por parte dos professores em romper com o método tradicional de ensino e desse modo, continua reproduzindo um ensino que limita o aluno na construção do saber.

No presente projeto é proposta uma abordagem didática para se trabalhar em uma turma de 9º ano do ensino fundamental o método de complemento de quadrados tomando como referencial teórico a teoria das situações didáticas proposta em 1986 pelo educador francês Guy Brousseau. Na referida proposta pretende-se apresentar um método de ensino por meio de uma situação didática proposta pelo professor aos alunos, de modo que estes assumam a posição de atores na construção do saber significativo. Essa postura será motivada durante todo o processo de aplicação da situação didática.

 Com essa abordagem espera-se que o aluno resolva equações do 2º grau de modo consciente dos procedimentos e da validade do método de complemento de quadrados e saiba reconhecer e aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas do seu contexto social.

Todas as informações colhidas ao longo da aplicação da pesquisa em sala de aula servirão de fundamentação para a confecção do TCC.

  1. TEMA

O método de complemento de quadrados na resolução de equações do 2º grau

2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

         O método de complemento de quadrados na resolução de equações do 2º grau, abordado pela teoria das situações didáticas de Guy Brousseau como uma potencial ferramenta no enfrentamento das dificuldades para o aprendizado da matemática em uma série de 9º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Vitorino Freire – MA.

  1. PROBLEMA

Por que alunos do 9º ano do ensino fundamental apresentam dificuldades em reconhecer e discutir problemas que apresentam modelagem de equação quadrática no contexto externo ao ambiente escolar formal?

  1. HIPÓTESES

A didática predominante no ensino da matemática é a tradicional, no qual o professor se responsabiliza em organizar e repassar o conteúdo do currículo para os alunos, nesse método de ensino há pouca margem de liberdade para o discente na construção do saber. Por este motivo, o aluno está mais preocupado em dar uma resposta correta a indagação do professor do que questionar a formulação, validade e aplicabilidade do conteúdo ao seu contexto social.

  1. OBJETIVOS

5.1 OBJETIVO GERAL

Identificar por meio de uma situação didática as causas que se colocam como bloqueios ao aprendizado significativo da equação quadrática pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental

 5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver o método de complemento de quadrados para fins de resolução de equações quadráticas;
  • Deduzir a equação do 2ª grau por meio da abordagem algébrica do método de completar quadrados;
  • Relacionar as equações quadráticas aos problemas práticos do cotidiano.

        

  1. JUSTIFICATIVA

O método de complemento de quadrados constitui uma ferramenta adequada quando se pretende mostrar o caráter manipulável da matemática em favor do entendimento dos problemas do mundo real, mantendo compreensível a transição do conhecimento teórico a sua aplicação no mundo prático.

Para que essa transição seja potencializada se faz necessário uma abordagem de conteúdo em um ambiente que favoreça a iniciativa, raciocínio, formulação e conclusões próprias do aluno, de modo a desenvolver competências e atitudes nos eventuais desafios de seu contexto.

Nessa abordagem o método de complementar de quadrados representa uma possível estratégia de abordagem de equações quadráticas com o potencial de romper com o ensino tradicional da matemática, em que a partir de fórmulas prontas, o professor descreve o algoritmo correspondente e os alunos repetem o mesmo com a finalidade de apresentar ao final, a resposta esperada pelo professor. Tal procedimento não representa um ensino capaz de preparar o indivíduo para o exercício de sua cidadania, pelo contrário, é incompatível com o aprendizado capaz de formar o individuo para responder as demandas da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com