TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE - ATIVIDADE COLABORATIVA AULA TEMA 3

Dissertações: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE - ATIVIDADE COLABORATIVA AULA TEMA 3. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste trabalho vamos falar sobre uma organização sustentável a Natura, iremos conhecer suas propostas para ser uma organização focada no meio ambiente, e quais ações ela promove para o desenvolvimento sustentável.

Natura – uma organização sustentável

Hoje em dia, não precisamos abrir mão de produtos cosméticos de qualidade, com sensorial agradável e fragrâncias gostosas para sermos ecologicamente corretos. Cada dia mais, empresas investem em produtos feitos com fontes renováveis, dentro de processos integrados ao conceito da sustentabilidade, sem abrir mão da qualidade, eficiência e conforto.

A Natura, por exemplo, teve o movimento de vegetalização de fórmulas, este processo consiste em buscar matérias – primas de origem vegetal, derivadas de fontes renováveis, cultivadas, extraídas e processadas de forma sustentável, em substituição aos ativos de origem animal ou mineral e aos sintéticos.

“Em nossos produtos e serviços procuramos reproduzir nossos valores e práticas de responsabilidade socioambiental. Para tanto, um dos grandes focos de pesquisa e inovação da Natura é a frente que chamamos de tecnologia verde, com o uso de fontes e ativos de origem renovável, extraídos ou cultivados dentro de uma cadeia de sustentabilidade”, afirma Renata Puchala, gerente da área de Inovação.

A Natura utiliza em seus produtos diversas matérias – primas de origem vegetal, na forma de extratos, óleos ou compostos. A escolha de fornecedores de insumos desenvolvidos com espécies brasileiras ou exóticas, cultivadas no país, é feita levando em conta um rigoroso processo de rastreabilidade e sustentabilidade, ou seja, considerando os critérios econômicos, sociais e ambientais.

“As matérias-primas de origem vegetal derivam de plantas que, ao serem cultivadas ou extraídas com todos os cuidados, renovam-se sempre. Ao priorizar o uso desses ativos em produtos cosméticos, contribuímos para o equilíbrio da natureza e para o nosso próprio bem-estar, o que traz ganhos para todos”, afirma Renata Puchala.

Vegetalização na Natura

O processo de vegetalização começou em 2000, com o lançamento da linha Natura Ekos, que foi a primeira a usar ativos da biodiversidade brasileira. Em 2005, substituíram a gordura animal de todos os sabonetes em barra por óleo vegetal.

Em 2007 os perfumes da Natura receberam o álcool orgânico, feito de cana cultivada sem o uso de agrotóxicos e queimadas.

Conclusão

Hoje em dia temos um novo perfil de consumidores no Brasil, são consumidores cada vez mais conscientes dos problemas ambientais, que acabam provocando uma nova postura por parte do setor empresarial, que começa a pensar em estratégias que caminhem em paralelo com o consumo consciente, refletindo consequentemente, em ações eficazes em prol da preservação ambiental.

O novo consumidor busca produtos que sejam fabricados de forma ambientalmente correta. As empresas buscam então de forma consciente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com