TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPOSTA-E-INDICAÇÕES

Artigos Científicos: RESPOSTA-E-INDICAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

RESPOSTA E INDICAÇÕES

A diferença entre resposta e indicação não pode ser claramente definida, pois uma resposta pode transformar-se em uma indicação e uma indicação pode ser considerada como resposta e interpretada como tal. Cada entrevistador desenvolve e considera uma maneira mais compatível para indicar e responder.

Quando respondo, falo em termos do que o entrevistado expressou. Reajo, com alguma coisa minha, às idéias e sentimentos que ele comunicou. Quando indico, começo a controlar. Expresso idéias e sentimentos aos quais espero que o entrevistado reaja. A indicação, pode também, estar na resposta ao que já ocorreu na entrevista ou à ultima afirmação feita pelo entrevistado.

Quando estou indicando, lanço mão do meu próprio espaço vital; quando estou respondendo, inclino-me mais a utilizar o espaço vital do entrevistado. Os que tem tendência a indicar, parecem agir com a convicção de que o entrevistado precisa da saída apontada pelo entrevistador.

RESPOSTAS E INDICAÇÕES CENTRADAS NO ENTREVISTADO

-Silêncio

A resposta é não verbal, porém pode expressar muito, um gesto do entrevistador pode comunicar: “Sim, estou ao seu lado, prossiga” ou então “Você já falou disso antes.” Nossos gestos tem muito significado, como nossos olhares e a maneira como nos sentamos na cadeira; Através do silêncio, entrevistador e entrevistado podem se aproximar dividindo algo, ou afasta-los. O silêncio pode ser também neutro ou ser empático.

O silêncio como resposta intencional utilizada apropriadamente, traz consigo um aspecto importante da experiência do entrevistado ou do entrevistador dizendo a si mesmo “Aqui fui ouvido” citando a Ahn-han que não é uma palavra, é apenas um som emitido. Podendo ser considerado como uma abertura para a entrevista prosseguir.

Embora seja aparentemente um som de não julgamento, o ahn-han pode estar consciente, e que o entrevistado perceba correta ou incorretamente, necessita de uma leitura atenta e cautelosa de entrevistas.

Repetição

O entrevistador fala usando palavras do entrevistado. A repetição pode ser feita de várias formas, mas o objetivo é o mesmo. Deve permitir ao entrevistador ouvir o que ele disse, para que ele possa examinar com mais profundidade. Além disso mostra para o entrevista que ele está sendo escutado.

A repetição pode ser efetuada de 4 formas:

1 – Repetir exatamente o que dito.

2 – repetir o que foi dito, trocando apenas pronomes.

3- Repetição de parte mais importante que foi dito.

4 – Repetição na forma de resumo.

Elucidação

Esclarecimento do entrevistador ao entrevistado sobre o que ele tentou dizer. Não se pode esperar que o entrevistador entenda tudo.

Existem duas formas:

1- O entrevistador permanece muito próximo do que seu cliente expressou, porem simplifica o que foi dito para torná-lo mais claro.

2- O entrevistador com suas palavras próprias tenta elucidar para o entrevistado o que ele teve dificuldade em expressar claramente. Como se ele estive traduzindo as palavras do entrevistado numa forma mais familiar para ambos.

Refletir

Refletir os sentimentos e atitudes do entrevistador exige uma audição e uma compreensão profundamente empáticas. Servir de espelho no qual o entrevistado pode ver seus sentimentos e atitudes refletidos exige uma facilidade em reconhecer e verbalizar esses sentimentos e atitudes. Sendo que na repetição o entrevistador transmite ao entrevistado o que este disse. A reflexão consiste em trazer a superfície e expressar em palavras aqueles sentimentos e atitudes que ficam por trás das palavras do entrevistado.

O entrevistador percebe estes sentimentos e os verbaliza, o entrevistador nada acrescenta de seu, sua sensibilidade e interesse empáticos que lhe dão condições para traduzir em palavras o que o entrevistado quis efetivamente dizer.

No refletir o entrevistador não faz conjecturas nem pressuposições somente verbaliza o que está por trás do conteúdo emocional que estava presente todo o tempo, sem ser expresso pelo entrevistado. A reflexão apresentada pode ser distorcida e consequentemente rejeitada pelo entrevistado, então não aconteceu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com