TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESTAURANTE FELLINI

Monografias: RESTAURANTE FELLINI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

As empresas nos dias atuais estão em busca de inovações, e profissionais capacitados para o cargo. Os jovens deste século, considerados geração Y não estão preocupados somente com uma boa remuneração, mas tambem com um emprego no qual tenha o máximo de conforto, fazendo aquilo que gosta e que tenha uma estabilidade emocional, onde eles conseguem desenvolvem-se melhor em equipe, querendo ser reconhecidos, e oportunidades de participação profissional e premiações que os valorizem.

5

2 DESEMVOLVIMENTO

2.1 DESAFIO

1.1 Distribuição de áreas

Setor Pessoal ( Administração de Recursos Humanos) Setor de Marketing (ou Administração de Marketing) Setor de Produção (ou Administração da Produção) Setor de Finanças (ou Administração Financeira)

Gerente Geral: responsável pelo planejamento e controle da execução dos trabalhos de seus subordinados no dia-a-dia de do restaurante. Realiza reuniao periodicas com o time de Liderança. Realizar constantemente pesquisas de novas práticas do mercado e novas metodologias de inovação gastronomicas. Acompanhamento das tarefas e dos resultados obtidos. Supervissionar processo de admissão, ambientação e integração de novos colaboradores.

Gerente Administrativo e Financeiro: Gerenciar, organizar, comandar e controlar políticas de recursos humanos, visando o aperfeiçoamento contínuo dos funcionários. Controlar o processo de compra, otimizando recursos financeiros. Acompanhar fechamento de caixa. Gerenciar conta a pagar e receber, Folha de pagamento, Férias, afastamentos,recrutamento, ambientação e integração de novos colaboradores. Gerir a administração dos recursos financeiros da empresa, assegurando seu crescimento e lucratividade, bem como suprindo ao Gerente Geral com informações gerenciais, subsidiando-a em análises estratégicas e tomadas de decisões.

Gerente de Marketing: Gerenciar, identificar e desenvolver estratégias de mercado, propaganda, pesquisa, estatísticas e Merchandising, a fim de divulgar. Analisar tendências de mercado. Planejar ações para promover a imagem do restaurante. Planejar e elaborar campanhas publicitárias. Implementar ações de divulgação da imagem do restaurante. Implementar serviços de atendimento a clientes. Subsidiar o

6

desenvolvimento de novos produtos. Coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções. Acompanhar atuação da concorrência.

Gerente Operacional: Gerenciar as atividades de produção de alimentos e limpeza, de forma a garantir a satisfação do cliente em relação a estes itens. Profissional responsável pela seleção dos ingredientes, pela preparação dos pratos, pela combinação dos sabores e pela sua apresentação. É de responsabilidade do chefe de cozinha manter a ordem e a higiene na cozinha, além de coordenar seus auxiliares no preparo dos pratos. Seguindo projetos de cardápio a relacionar aperitivos, pratos frios, principais, sobremesas e bebidas.

Nutricionista: Coordenar a atividade de produção de alimentos em conjunto com a Gerência Operacional do Restaurante. Planejar em conjunto com a Gerência Operacional do Restaurante os componentes do buffet oferecido aos clientes do Restaurante. Coordenar em conjunto com o Gerente Operacional do Restaurante as atividades de produção de alimentos. Monitorar as atividades dos cozinheiros e auxiliares de cozinha a fim de garantir que a manipulação dos alimentos seja feita da forma correta, conforme as boas práticas deste ramo de atividade e as normas estabelecidas pelas autoridades competentes

Cozinheiro: Preparação dos alimentos oferecidos no Restaurante. Efetuar manipulação e preparação do buffet oferecido no Restaurante de acordo com as normas estabelecidas pelo Nutricionista. Observar os tempos de preparo de alimentos estabelecidos pelo Gerente Operacional, de forma a garantir que a reposição dos pratos do Buffet seja feita com a velocidade e eficiência necessárias. Observar as boas práticas de manipulação e preparo de alimentos. Em conjunto com o Nutricionista do Restaurante, orientar as atividades dos Auxiliares de cozinha, de forma que atendam as necessidades de reposição de pratos no Buffet seja feita com a velocidade e eficiência necessárias.

Auxiliar Cozinheiro: Preparação dos alimentos oferecidos no Restaurante e efetuar limpeza da cozinha e dos equipamentos sempre ao final do atendimento dos clientes. Observar as boas práticas de manipulação e preparo de alimentos.

7

Armazenamento dos alimentos em local apropriado.

Agente de Limpeza: Atuara na organização e limpeza do restaurante, conservação de banheiros.

2.1.1 EXEMPLO DE QUADRO

Funções X Áreas Funcionais

RH

Produção

Marketing

Finanças

Planejamento

Recrutamento; Objetivo

Produção; Seleção

Merchandising; Analise de Tendências

Orçamento; Analise Estratégica

Organização

Plano de Cargos e Salários; Seleção

Combinação, métodos

Identificar; implementar

Otimização de recursos; lucratividade

Direção

Condições de Trabalho; Incentivo

Orientar, assegurar

Promover; Inovação

Remuneração; Promoção

Controle

Feedback; Satisfação

Combinação; Qualidade

Acompanhar atuação concorrência; Satisfação do Cliente

Assegurar crescimento; subsidiar

8

2.2 DESAFIO

2.2.1 PREMIO PRODUTIVIDADE

Evidente que contribui com a distribuição de renda e consideravelmente reflete no desenvolvimento econômico. O reconhecimento acompanhado de melhor remuneração afeta diretamente ao bom rendimento e satisfação da comunidade interna da empresa. A conscientização que os colaboradores tem contribuição direta nestes resultados, nada mais justo e coerente que retribui-lhes o esforços dedicado à obtenção de tal objetivo. Consequentemente o trabalhador melhor remunerado, com mais verba irá gastar mais, consumir mais produtos, fazer mais compras e com isto fará com que haja uma contribuição para o aquecimento da economia.

2.2.2 EFEITOS DO DESENVOLVIMENTO.

Altamente positivo, aumentando o desenvolvimento econômico influencia no poder aquisitivo, aumenta-se a qualidade de vida, o ciclo comercial se aquece. Com a política empregada no restaurante pelo Sr. Nelson Laskowsky, visa uma distribuição igualitária e justa de seus frutos, que propicia a redução da pobreza, que eleva o poder de compra do salário do colaborador, melhores condições de trabalho e moradia, além da ampliação dos benefícios sociais. É um processo quantitativo e qualitativo, onde todos são beneficiados.

9

2.3 DESAFIO

Maslow foi um psicólogo de grande destaque por causa de seu estudo relacionado às necessidades humanas. Segundo ele, o homem é motivado segundo suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são as necessidades finais. Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica.

O ser humano busca sempre melhorias para sua vida. Dessa forma, quando uma necessidade é suprida aparece outra em seu lugar. Quando as necessidades humanas não são supridas sobrevêm sentimentos de frustração, agressividade, nervosismo, insônia, desinteresse, passividade, baixa autoestima, pessimismo, resistência a novidades, insegurança e outros. Tais sentimentos negativos podem ser recompensados por outros tipos de realizações, que é exatamente o que o Sr. Nelson Laskowsky evidencia que seus colaboradores são os recursos mais valiosos de seu restaurante , influenciando maior dedicação, conhecimento e habilidades, e os reconhecendo e recompensando pela dedicação e eficiência, garantindo o sucesso do restaurante é o investimento em seu pessoal. Deixando as claras que cada funcionário é parte integrante desta fórmula de sucesso, pois é dada a eles a oportunidade de não só opinar mais de ser o “causador (a)” das mudanças significativas dentro do restaurante, que se traduzam em mais sucesso. Ali, a participação do funcionário é valorizada não só pelo agradecimento mais também, pelo reconhecimento financeiro.

2.3.1 EXEMPLO DE FIGURA

10

2.4 DESAFIO

Comitê criado dentro do restaurante com reuniões quinzenais para tratar dos mais diversos assuntos desde contratações, demissão, a melhores praticas no restaurante. Podemos ver como Sr. Nelson Laskowsky leva isto a sério dado seu empenho em aprender cada vez mais novas práticas de gestão de pessoas por meio da leitura, do aprendizado com outros do ramo e pesquisas. O mais interessante é que, a valorização do funcionário não se resume apenas a ouvi-lo e deixá-lo participar ativamente do dia a dia do restaurante. Vai muito mais além: o restaurante oferece um pacote de benefícios invejável que vai desde premiação em dinheiro pelos que se destacam, plano de saúde e remédios, empréstimos subsidiados.

Treinamento constante, desenvolvimento de uma 2ª área de aptidão do funcionário, oferecimento de cursos, para aqueles que se destacam premiação que vai de viagens nacionais e internacionais, a computadores, eletroeletrônicos, vale-fraldas, e vale-casamento . Além disso, outro beneficio a ser considerado é que o funcionário desfruta de uma alimentação balanceada, oferecida pelo restaurante, com o acompanhamento de uma nutricionista.

Missão, valores e visão São bem definidos e internalizados por todos que ali trabalham. Digo ainda que esta missão, valores e visão são coerentes com a filosofia de trabalho do Fellini, pois tem em seu centro a satisfação de seus clientes internos e externos e a busca pela excelência na prestação de seus serviços por meio de um atendimento diferenciado e personalizado. É interessante perceber que estes valores fazem parte do dia a dia do restaurante.

Filosofia da empresa, ter conquistado com muito trabalho no decorrer desses 17 anos de existência uma sólida imagem de ser um dos melhores restaurantes a quilo do Rio de Janeiro, essa liderança nos inspira e trás como mote procurar fazer melhor ainda do que foi feito no dia anterior. Contratação/desenvolvimento/ demissão – excelência do início ao fim Podemos ver o cuidado não só na preparação dos cardápios, cuidado com o ambiente ou na forma como o serviço é prestado. Este cuidado se evidencia no momento de se contratar o profissional, pois é necessário que haja uma transparência por parte de candidato e empresa que só ira contratar depois de atestar que a

11

pessoa tem a “cara” do restaurante. O cuidado na contratação de um funcionário é tão importante quanto o depois que é mante-lo fiel a empresa. Um grande erro cometido por várias organizações é a falta de zelo no momento de escolher o profissional. Muitos não levam em conta o grande investimento que é treinar um novo funcionário. A rotatividade de funcionários dentro de uma empresa pode depor contra própria empresa e contra seu foco na excelência, pois terá sempre a preocupação em “tentar” incutir neste funcionário sua filosofia e valores. A Fellini entendeu bem que, o cuidado na contração e no treinamento deste novo funcionário renderá a ela um funcionário comprometido e fiel, que entende e sabe exatamente para que foi contratado. A demissão se necessária, é fundamentada e devidamente explicada ao funcionário. Outro aspecto importantíssimo. Se um funcionário é treinado e acompanhado será advertido sempre que cometer uma falta. Entenda-se o “advertido” como uma maneira de educá-lo e ensiná-lo a não fazer mais. Quando a demissão acontece, ela ocorre de forma consciente, sem surpresas. Este é outro cuidado que podemos perceber no Restaurante.

Ambiente e clima agradáveis O ambiente do Restaurante é agradável não só aos clientes mais e principalmente aos funcionários Esta notória preocupação com os colaboradores não poderia dar em outra coisa a não ser – preocupação com o cliente externo.

12

3 CONCLUSÃO

Hoje em mundo tão competitivo, somente os melhores profissionais se destacarão. Esses profissionais seriam aqueles que sabem trabalhar em equipe, tem um autoconhecimento, a automotivação e uma ótima comunicação eficaz que sevirá como base para que o profissional possa desenvolver habilidades de liderança.

13

REFERÊNCIAS

BOHLANDER, George; SNELL, Scot e SHERMAN, Arthur. Administração de RH. Thomson, SP, 2003. BOUDREAU, J E MILKOVICH, G. Administração de RH. Atlas, SP, 2000. DUTRA, Joel – Gestão de Pessoas – Editora Atlas, SP, 2002. RESENDE, Enio - Remuneração e Carreira Baseadas em Competências e Habilidades, Qualimark, RJ, 2002.

...

Baixar como  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »