TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO CAPÍTULO 04 - O AMBIENTE DAS EMPRESAS

Artigo: RESUMO DO CAPÍTULO 04 - O AMBIENTE DAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  2.287 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DO CAPÍTULO 04 – O AMBIENTE DAS EMPRESAS

Conhece-se uma empresa compreendendo o seu contexto, no qual a mesma está inserida. O ambiente é a sua sociedade que se constitui de outras empresas, clientes, fornecedores, concorrentes, etc. No ambiente elas obtêm recursos e informações necessários para a subsistência, colocando assim os resultados de suas operações. Se o ambiente muda, todo o meio é influenciado, lembrando que as condições externas ambientais contribuem muito para o que se passa dentro dela. Empresas foram criadas pelo homem para se alcançar objetivos. Se os mesmos são alcançados a empresa é considerada bem sucedida,com condições de crescer e se desenvolver.Mas para isso o resultado que vem de seus produtos e serviços deve ser maior que o volume despendido na sua obtenção e na aplicação de recursos.

As empresas bem sucedidas possuem algumas características. Algumas delas são:

1- são lucrativas;

2- não possuem conflitos;

3- são inovadoras;

4- são os melhores lugares para se trabalhar;

5- são flexíveis, etc.

Mapeamento Ambiental: é a maneira como a empresa faz a sondagem ambiental para compreender e interpretar o ambiente em que está inserida.

As empresas não são capazes de analisar todas as suas condições variáveis ao mesmo tempo. Com isso elas selecionam alguns ambientes e passam a visualizar seu mundo exterior em algumas partes escolhidas. Isso enomina seleção ambiental.

As empresas também percebem subjetivamente os ambientes de acordo com as experiências, desafios, convicções e motivações. A forma como uma empresa percebe e interpreta seu ambiente pode ser completamente diferente da forma que uma utra empresa o faz a respeito do mesmo ambiente. A percepção ambiental depende muito daquilo que cada empresa considera relevante no seu ambiente.

Existe uma forte necessidade de consonância e dissonância nas empresas. A consonância existe quando as presunções a respeito do ambiente são confirmadas na prática e cotidiano. A dissonância é o contrário, ou seja, quando a empresa apresenta forte desvio ou incoerência.

Os limites e as fronteiras são linhas imaginárias que definem o que é a empresa e o que é o ambiente. Servem para separar a empresa do contexto ambiental que a envolve. Esses limites e fronteiras podem ser definidos em termos de espaço (prédios, instalações, terrenos), em termos de tempo (turnos, carga horária), termos de valores e atitudes dos funcionários (quando os mesmos se identificam com as regras da empresa), termos legais (o que é e o que não é prioridade na empresa) e termos fiscais (o que é e o que não é “território” da empresa).

Para compreendermos melhor o ambiente da empresa, necessita-se dividi-lo em dois: ambiente geral (macro ambiente) e ambiente tarefa.

O ambiente geral é constituído por muitas variáveis que atuam de maneira dinâmica formando um campo de força. São as variáveis tecnológicas,onde a tecnologia envolve a soma total dos conhecimentos acumulados a respeito de como fazer as coisas,como: invenções, técnicas, etc.Variáveis políticas, que decorrem das políticas e critérios de decisão adotados pelo governo federal, estadual e municipal e também os governos estrangeiros quando esse exercer influência sobre a empresa. Variáveis econômicas, que decorrem do contexto econômico geral. Variáveis legais se referem às leis e normas legais que regulam, controlam, incentivam ou restringem determinados tipos de comportamento empresarial em geral. Variáveis sociais, a empresa por ser ao mesmo tempo uma organização social e uma unidade econômica, ela está sujeita a pressões sociais e influências do meio social e cultural em que está situada. Variáveis demográficas, que se referem as características da população,como raça, religião, sexo, idade, etc. Variáveis ecológicas, que se refere ao quadro físico e natural que rodeia externamente a empresa.

O ambiente geral influencia genericamente todas as empresas, já o ambiente tarefa é singular e específico em cada empresa. É o ambiente próprio da empresa e corresponde ao segmento do ambiente geral mais imediato e próprio da empresa. Seus setores são quatro:

1 – consumidores ou usuários dos produtos ou serviços da empresa;

2- fornecedores de recursos;

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com