TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap 3 Pedagogia Do Oprimido

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Cap 3 Pedagogia Do Oprimido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  9.758 Visualizações

Página 1 de 3

Em “Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade” o autor, leva em consideração a formação do educador, devemos ter em mente que sempre devemos buscar inovar, estudar, aumentar o conhecimento, renovar e ampliar o conteúdo já estudado.

Quando o educador não se qualifica, não procura aumentar seus conhecimentos, ele perde o respeito do qual merece. Pude perceber isso quando estava na 2° série, minha professora de matemática havia assumido a diretoria da escola, surgindo uma vaga para uma nova professora, pois bem, contrataram uma nova, suas aulas eram muito bagunçadas, ela explicava várias vezes o mesmo conteúdo, sempre da mesma maneira, nunca mudava, não procurava explorar o conteúdo ou mudar seu método, não estudava outras fontes para aprimorar o conteúdo que estava nos ensinando. Os alunos vendo aquela situação faziam de suas aulas, uma verdadeira festa, conversavam, batiam nas cadeiras tocando músicas, falavam ao celular, saiam o tempo todo da sala de aula, o pouco respeito que tínhamos por ela foi se perdendo até praticamente não existir.

“O professor que não leva a sério sua formação, que não estuda, que não se esforce para estar à altura de sua tarefa não têm força moral para coordenar as atividades de sua classe. Ou seja a incompetência profissional tira a autoridade do professor. Quando o professor pesquisa além do necessário instiga o aluno a pesquisar também, vemos os resultados deste esforço e dedicação no final de cada bimestre, o aluno aprende mais, melhora o rendimento escolar e enriquece o seu conhecimento. Assim o professor recebe o carinho e respeito. Freire mostra como é importante o educador ser comprometido com o que faz. É necessário que o educador tenha postura naquilo que faz e decide, um dos seus compromissos mais importantes, é ensinar e não simplesmente dar o conhecimento de bandeja ao aluno, aliás o educador tem o compromisso de pesquisar e ensinar e o aluno de pesquisar e aprender. O educador teve ter consciência de que não deve chegar até o aluno com as respostas e sim, instigá-lo a descobrir, pesquisar e aprender por várias vezes por si só, assim estará mostrando ao mesmo que tem capacidade.

Freire usa os pais e filhos como exemplo para explicar sobre a liberdade e autoridade, “[...] nem sempre a liberdade do adolescente faz a melhor decisão com relação ao seu amanhã”, diz Freire, e realmente é verdade, é claro que os pais devem estar presentes nas decisões dos filhos, mas é importante que os pais deixem que os filhos tomem as decisões mesmo não sendo as corretas, pois é errando que se aprende, imagine se somente os pais decidissem tudo para o filho, seria quase uma ditadura, no dia em que o mesmo precisasse decidir algo muito importante, não saberia decidir, pois não saberia como, dependeria da figura que foi imposta para realizar decisões , então o filho precisa caminhar com suas pernas.

Os filhos devem criar sua autonomia sozinhos, assim como o aluno, mas é claro, com um stop dos pais e educadores quando necessário. Em meio escolar, o educador deve desafiar os alunos, passando confiabilidade, mostrando que acredita que são capazes e que sozinhos poderão se superar.

Freire por várias vezes em seu livro, nos mostra como é importante a afetividade entre educador e educando, não é possível construir um ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com