TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO GESTÃO DE MARKETING II

Monografias: RESUMO GESTÃO DE MARKETING II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  9.300 Palavras (38 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 38

RESUMO GESTÃO DE MARKETING II

Já não se pode mais pensar somente no produto em sua forma mais bruta. Deve-se pensar no valor que está agregado a ele e que deve ser desenvolvido muito antes de o projeto sair do papel. Estamos falando da seqüência de entrega de valor.

Esta seqüência é dividida em três etapas:

1ª – Seleção de valor: pensar o produto antes que ele exista. Quais os benefícios que irão atrair e satisfazer o consumidor (ou cliente) e até mesmo fidelizá-lo.

2ª – Entrega de valor: tirar o produto do papel e trazê-lo à vida. Tornar real tudo o que foi pensado na primeira etapa. Fabricá-lo, dar a ele um preço, distribuí-lo.

3ª – Comunicação de valor: informar o mercado sobre o produto. Utilizar, para isso, a força e a promoção de vendas, a propaganda etc.

O VALOR é o resultado da diferença entre os benefícios recebidos pelo consumidor e os custos em que ele incorre ao comprar um produto.

= -

Benefício funcional

Benefícios tangíveis recebidos de produtos e serviços; desempenho oferecido dentro daquilo que se espera da categoria de produto.

Benefícios sociais

Respostas positivas recebidas pela compra e uso de produtos e serviços. As decisões de consumo são comentadas, gostos e modos são avaliados pelas pessoas, gerando elogios e admiração. Status.

Benefícios pessoais

Bons sentimentos experimentados pela compra, propriedade e uso de produtos ou recebimento e serviços.

Benefício experimental

Prazer sensorial obtido com produtos e serviços; a forma como os cinco sentidos são estimulados pelos produtos e serviços.

Custos Monetários

Dinheiro gasto em produtos e serviços. Estão incluídos: preço, taxa de entrega e instalação, manutenção, juros pagos, riscos da perda financeira devido a falha ou mau funcionamento do produto etc.

Custos Temporais

Tempo despendido na compra de produtos e serviços, podendo incluir o tempo de entrega.

Custos Psicológicos

Energia e tensão mentais envolvidas em fazer compras e aceitar os riscos dos produtos.

Custos Comportamentais

Energia física despendida para comprar produtos e serviços.

Os produtos estão diretamente associados a dois importantes benefícios: o funcional e o experimental. Associados aos outros elementos do composto de marketing – preço, praça e promoção –, eles perfazem os outros benefícios. Por outro lado, eles também estão diretamente associados ao custo psicológico.

Quando lhe foi dito que as atividades de marketing formam a estrutura que dá suporte à a estratégia de marketing, fazia-se menção ao fato de que todas as atividades – produto, preço, praça e promoção – atuam como pilares e, como tais, estão devidamente interligadas. Isto que dizer que o valor a ser ofertado aos consumidores será resultado da combinação da contribuição dada pelo produto como ele é, pelo preço praticado, pelos pontos de venda em que o produto está disponível e pela forma como ele é comunicado. Qualquer um dos pilares, sozinho, não tem potencial para entregar valor ao consumidor.

As principais atividades são:

• administrar compostos e linhas de produtos;

• desenvolver marca;

• desenvolver embalagens e rótulos.

MERCADOS DE BENS DE CONSUMO são constituídos de famílias e indivíduos que adquirem produtos e serviços para consumo pessoal.

MERCADO DE NEGÓCIOS é constituído de organizações que compram bens e serviços a serem usados na produção de outros produtos ou na prestação de serviços que são revendidos, alugados ou fornecidos para outras pessoas ou outras organizações

E esses mercados podem ser divididos em empresarial, institucional, governamental e revendedor.

MERCADO EMPRESARIAL é constituído de empresas industriais e empresas de serviços.

MERCADO INSTITUCIONAL é constituído de escolas, hospitais, casas de repouso, prisões e outras instituições que fornecem bens e serviços às pessoas que estão sob seus cuidados.

MERCADO GOVERNAMENTAL é constituído de governos municipais, estaduais e federais, autarquias e sociedades mistas.

MERCADO REVENDEDOR é constituído de empresas atacadistas, distribuidores, representantes e varejistas que compram produtos e serviços para revenda.

Os produtos consumo são direcionados ao mercado consumidor.

Classificação: Produtos de conveniência, Produtos de compra comparada, Produtos de especialidade, Produtos não-procurados.

Os produtos industriais são direcionados para organizações. São duráveis (os que duram em média mais de três anos) e não-duráveis (os que duram menos de três anos)

Classificação: instalações, Equipamentos acessórios, componentes, Matéria-prima, suprimentos, Serviços empresariais.

O COMPOSTO DE PRODUTO é o conjunto de todos produtos e itens que uma organização coloca à venda em seu mercado

Principais características de um composto de produto:

Abrangência: número de linhas de produto diferentes que a empresa possui.

Profundidade: variações de produto oferecidas em cada linha.

Consistência: interação das linhas de produtos em termo de uso final, especificações, canal de distribuição.

Extensão: total de itens de um composto de produto.

LINHA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com