TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Marketing II

Artigo: Avaliação Marketing II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

Para esta Ad1, utilizaremos o caso MoniDani, à página 35 de Gestão de Marketing I, e as Aulas 1 e 2 de gestão de marketing II.

Para começar, faremos uma visita ao conceito de desenvolvimento de mercado, presente na Aula 1, no início da apresentação desta disciplina. Sobre esse conceito, a aula diz: “Por desenvolvimento de mercado entenda: conhecê-lo em profundidade; ajustar as capacitações de marketing da sua empresa; gerar demanda; atendê-la apropriadamente; e fidelizá-la”. Tendo em vista esse conceito, analise a situação da MoniDani em termos de conhecimento do mercado, capacitações de marketing (entenda como recursos de marketing) e atender apropriadamente ao mercado que almeja. (40% dos pontos).

Em relação aos tipos de produtos de consumo, em qual (is) categoria(s) você classificaria os móveis residenciais? (20% dos pontos).

Na Aula 2, no Quadro 2.1, a disciplina trata de fatores influenciando a sensibilidade em relação ao preço. Utilize três conceitos dos doze elencados para analisar desafios da MoniDani na entrada no mercado de móveis residenciais. (40% dos pontos).

RESPOSTAS:

1- Conhecimento de mercado é saber: quem são os concorrentes, que produtos substitutos podem estar disponíveis, qual é o ciclo de vida (do produto, do mercado e da própria organização), entender a mudança no comportamento do consumidor, as tendências, as novas tecnologias, a melhor área geográfica para instalar a empresa, que oportunidades não foram enxergadas, quem é o consumidor e os seus desejos, que investimentos realizar. Logo analisando o caso da Empresa MoniDani nesse quesito temos a saber que ela está fortemente ameaçada por uma concorrente no mercado em que atualmente mais atende, o Mercado Institucional/Governamental (venda de cadeiras para escolas), além da outra parte de mercado que atende, o Industrial, também estar se deslocando geograficamente. No entanto as perspectivas para a indústria de móveis, principalmente para o mercado de cadeiras parecem ótimas devido ao crescimento de dois novos segmentos de consumo, a pós-graduação e o mercado residencial. Esses dois novos segmentos por sua vez exigem outras características de produto, como sofisticação e diferenciação no caso do mercado de pós graduação e benefícios experimentais por parte do mercado residencial que deseja ele mesmo produzir seu espaço, além da mudança de consciência ecológica e relação ao uso mais correto da madeira (tendências/desejos/necessidades). Para atender apropriadamente o mercado que a MoniDani almeja haverá necessidade de mudanças na empresa e na estrutura de relacionamentos, necessitará mão de obra especializada, novos projetos de produtos e serviços, distribuidores, ou mesmo lojas próprias, depósito próprio neste caso, escritórios nas regiões para onde o mercado Industrial está se deslocando, experiência com novos materiais e por conseqüência novos fornecedores desses materiais.

2- Os móveis residenciais são produtos de consumo do tipo Produto de Compra Comparada, isto porque, são comparados pelo consumidor antes de sua compra em termos de adequação, qualidade, preço e modelo; em geral tem maior durabilidade e custo que os bens de conveniência e requerem mais esforço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com