TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de um plano de marketing, uma ferramenta necessária no desenvolvimento de uma organização no mercado atual

Relatório de pesquisa: Desenvolvimento de um plano de marketing, uma ferramenta necessária no desenvolvimento de uma organização no mercado atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  4.396 Palavras (18 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4 FUNDAMENTOS/MARKETING PARA O SÉCULO XXI E MARKETING 3.0 5

PORTFÓLIO/PÚBLICO-ALVO 10

PRINCIPAIS CONCORRENTES 12

ANÁLISE S.W.O.T. 13

POSISIONAMENTO ATUAL DA ORGANIZAÇÃO 14

ESTRATÉGIAS DO MIX DE MARKETING 16

SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS PARA OS 4Ps E PARA A M ARCA...........................................19

RECOMENDAÇÕES DE AÇÕES PARA MOTIVAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS.......................20

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO.........................................................................................................21

RECOMENDAÇÕES DE MELHORIA E RESULTADOS ESPERADOS..........................................22

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................................................24

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo elaborar um Plano de Marketing, uma ferramenta imprescindível no desenvolvimento da organização no mercado atual. Saber planejar é essencial para ter sucesso, focar os esforços nas oportunidades que o mercado apresenta, aplicando de maneira eficaz e eficiente seus recursos.

Para tanto, a organização identificada para elaboração para o plano de marketing, foi a Mapfre Seguros por se tratar de um ramo que está crescendo a cada dia. Diante de uma cartela de seguros, o produto escolhido foi o Mapfre Vida Você Mulher, um seguro direcionado as mulheres, sendo que foi a primeira seguradora a lançar o produto no mercado. Devido ao crescimento da população feminina, concorrentes do segmento não ficam para traz, lançou produtos com preços mais acessíveis. E priorizou a análise das Oportunidades, Ameaças, Força e Fraquezas, identificando os pontos fortes e os fracos da organização, revendo os pontos que são favoráveis e os que precisam ser melhorados.

Diante disso, o plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele se define resultados a serem alcançados e formular ações para atingir o mercado competitivo do mundo atual.

Conhecendo esse mercado é possível traçar o perfil do seu consumidor, além disso, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgações e comunicações, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao seu mercado, ou seja, proporcionar ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio.

Logo, o resultado final do plano de Marketing deve propiciar a satisfação do cliente, e o sucesso da organização para satisfazer o público alvo. Ao mesmo tempo, analisar as constantes mudanças e as novas tendências do mercado.

FUNDAMENTOS/MARKETING PARA O SÉCULO XXI E MARKETING 3.0

MAPFRE SEGUROS

Tudo começou na Espanha em 1933 quando um grupo de proprietários de pequenas áreas agrícolas se uniu para a formação da MAPFRE (uma abreviação de Mutualidad de la Agrupación de Propietários de Fincas Rústicas de España). A nova empresa, na verdade uma cooperativa, tinha como principal objetivo prestar assistência a trabalhadores acidentados. Na década de 40 a empresa passou a oferecer seguro saúde, o que, nos anos seguintes, quase levou a MAPFRE a falência. Depois de saneada em meados dos anos 50, a empresa voltou a crescer em território espanhol. No início dos anos 70 a MAPFRE se converteu oficialmente em um grupo segurador, oferecendo uma ampla gama de produtos, como por exemplo, seguros de automóveis, seguros pessoais e serviços para empresas.

A empresa espanhola iniciou suas atividades no Brasil em 1992 quando começou o processo de incorporação do Grupo Segurador VERA CRUZ, operação concluída em 1996. A integração dos valores e culturas de ambas as empresas mostrou-se sinérgica: o conhecimento do mercado local e o bom relacionamento conquistado pela VERA CRUZ com os corretores foram potencializados pela experiência internacional e pela solidez da MAPFRE. Como resultado, o mercado de seguros brasileiro ganhou empresas ágeis, modernas e inovadoras, capacitadas para oferecerem produtos competitivos e adequados à realidade e às necessidades locais. Em 2005 a empresa espanhola iniciou a venda de seguros de viagens. Recentemente, em 2010, a empresa espanhola constituiu uma aliança estratégica com o Banco do Brasil no segmento de seguros.

Nas últimas décadas, a MAPFRE cresceu muito e hoje é o maior grupo segurador da Espanha e Brasil. A empresa possui mais de 5 mil escritórios e 62 mil parceiros, que atendem uma carteira de cerca de 200 milhões de clientes no Mundo. Tendo como seus principais executivos:

Vice Presidente de Vida no Brasil

.

A Seguradora registra as suas operações e elabora as suas demonstrações financeiras intermediárias com observância das diretrizes contábeis estabelecidas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados e pela Superintendência de Seguros Privados. Conforme descrito na Nota 3k, de acordo com o disposto na Circular SUSEP no. 462/13, a Provisão Complementar de Prêmios - PCP, anteriormente requerida pela SUSEP, deve ser revertida em sua totalidade ou gradualmente, com prazo limite para reversão integral até 31 de dezembro de 2014.

A Seguradora reclassificou o saldo para Outras Provisões Técnicas e manteve o saldo registrado desde 31 de março de 2013. Como pode ser aferido de sua fórmula de cálculo, a PCP não é constituída com base nos riscos vigentes na data de sua constituição ou na data do encerramento das demonstrações financeiras intermediárias e, portanto, não representa o desembolso futuro nem uma obrigação efetiva da Seguradora, decorrentes de contratos de seguros em vigor. Como consequência do registro da PCP, em 30 de junho de 2013 patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com