TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Marketing Verde

Monografias: TCC Marketing Verde. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  2.858 Visualizações

Página 1 de 12

1.1 ORIGEM DO TEMA

O marketing verde vai muito além das frases de efeitos publicitário. A empresa tem que realmente adotar praticas de gestão. E se comprometerem de fato, com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente.

1.2 JUSTIFICATIVA PARA A PESQUISA

A postura ética e consciente de uma empresa, desperta o interesse mais significante com relação às suas responsabilidades sociais e ambientais, contribuindo dessa forma com a preservação e sustentabilidade do ecossistema mundial. Sendo este fator um aliado importante no mercado, o marketing verde surge como mecanismo de apoio e condizente com as práticas ambientalmente corretas. A necessidade de se obter um diferencial competitivo é bastante explorada nos dias atuais, por essa razão, ter um instrumento que satisfaça os anseios dos consumidores é extremamente significante, garantindo confiança e respeito no mercado. É baseada nessa nova percepção das empresas que se cria uma diferente estratégia de ação, onde os objetivos estão inseridos e devem ser conquistados passo a passo, entretanto, devido à intensa concorrência, somente o marketing não é a garantia de sucesso, e sim o complemento das variáveis que compreendem as ações sociais e ambientais. Buscando a diferenciação em relação as ferramentas utilizadas pela concorrência e surgindo como estratégia às ações sociais e ambientais o marketing verde, ou marketing ambiental, surge como uma ferramenta de apoio e monitoramento, iniciando desde o processo de desenvolvimento da produção, entrega e findando-se no descarte dos produtos utilizados, buscando dessa forma, atender as necessidades e desejos dos consumidores e apresentando ao mercado a busca pelo lucro com sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

1.3 FORMULAÇÃO DA PROBLEMATICA

Como uma empresa pode obter lucratividade através do Marketing Verde ou Ambiental?

Primeiramente modificar os atos tanto das empresas quanto dos consumidores. De nada adiantará toda a ação se o consumidor final não se conscientizar, por isso existe todo um trabalho em cima do tema abordado seria a comunicação (Marketing), um incentivo a diminuir o consumismo, pois, matérias primas retiradas da natureza são limitadas, sendo assim, essas empresas precisam de uma estratégia, tanto para conscientizar seus consumidores quanto para ganhar credibilidade.

1.4 OBJETIVO DA PESQUISA

‘’Um dos grandes diferenciais do marketing verde é que ele tem a oportunidade de beneficiar vários grupos, pois através de suas ações a empresa, sociedade e meio ambiente saem ganhando. “É o que podemos chamar de reação em cadeia”.

Uma ação importante a destacar seria o 3R, o ato de reduzir, reciclar e reutilizar. Reduzindo o consumo de matérias primas. Um exemplo a ser dado seria a redução das embalagens de determinado produto e reutilização das sobras da produção anterior, reciclando-as e usando-as como matéria prima na nova produção. Consequentemente essa empresa estará contribuindo com o meio ambiente, além de estar obtendo lucratividade

1.4.1 Objetivo Geral

O Objetivo principal seria de conscientizar tanto a população mundial quanto as grandes e pequenas empresas, falando sobre a importância dos recursos limitados encontrados na natureza.

1.4.2 Objetivo Especificado

1 – Lei da criação do IBAMA – número 7.735 de 22/02/1989.

Criou o Ibama, incorporando a Secretaria Especial do Meio Ambiente e as agências federais na área de pesca, desenvolvimento florestal e borracha. Ao Ibama compete executar a política nacional do meio ambiente, atuando para conservar, fiscalizar, controlar e fomentar o uso racional dos recursos naturais.

2 – Lei do Parcelamento do Solo Urbano – número 6.766 de 19/12/1979.

Estabelece as regras para loteamentos urbanos, proibidos em áreas de preservação ecológicas, naquelas onde a poluição representa perigo à saúde e em terrenos alagadiços

3 – Lei Patrimônio Cultural – decreto-lei número 25 de 30/11/1937.

Lei que organiza a Proteção do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, incluindo como patrimônio nacional os bens de valor etnográfico, arqueológico.

1.5 METODOLOGIA DA PESQUISA

Usamos livros, artigos científicos para concluirmos nossa pesquisa.

1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO

Promoveremos o desenvolvimento de um trabalho pautado nos estudos da sustentabilidade nas empresas. Mostrando o que as mesmas precisam realizar para explorar seu potencial em utilizar todos os recursos existentes para a preservação do meio ambiente. Além de mostrar para seus clientes que a organização realmente procura fazer a diferença na natureza de maneira consciente. Com base na reutilização de materiais, antes jogado sem usar todo o recurso que nele havia.

2. MARKETING

O Marketing consiste de uma ferramenta muito importante para diversas áreas, interessando a todos os que de alguma forma necessitam posicionar seus produtos. O Marketing deve identificar as necessidades, prever uma situação, para trabalhar em prol do cliente e atender suas expectativas, realizar seus sonhos, inovar e atender aos desafios do mercado. Uma das definições mais curta de Marketing é “atender às necessidades de maneira lucrativa”. (KOTLER, 2005, apud BASTIAN, et. al. p. 17, 2009).

“O Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele “supri necessidades lucrativamente”. Quando á eBay percebeu que as pessoas não conseguiam localizar alguns dos itens que mais desejavam e criou o espaço para leilões on-line qual a IKEA notou que as pessoas queriam bons móveis a preços substancialmente mais baixos e criou a sua linha de móveis desmontáveis, elas mostraram sua capacidade de marketing, transformando uma necessidade particular ou social em uma oportunidade de negócios lucrativa”. (KOTLER, KELLER, 2006, p.4)

Segundo a visão de Kotler, o marketing está envolvido em todas as partes formalmente ou informalmente nas pessoas, empresas e organizações que buscam a melhor forma de se auto promover atravez do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com