TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - Livro: Cultura, um conceito antropológico

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  1.230 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

MARIA CLARA TEIXEIRA

AUÊ CULTURAL

LIVRO: Cultura, um conceito antropológico

AUTOR: Roque Barros Laraia

LAURO DE FREITAS / BA

2015.1

[pic 2]

MARIA CLARA TEIXEIRA

AUÊ CULTURAL

LIVRO: Cultura, um conceito antropológico

AUTOR: Roque Barros Laraia

Perguntas de textos de jornalismo elaborado como requisito de avaliação parcial na disciplina Oficina de Jornalismo Impresso II, ministrada no sétimo semestre letivo do curso Comunicação Social ênfase em Jornalismo das Faculdades Integradas Ipitanga.

Orientador: Derval

LAURO DE FREITAS / BA

FEVEREIRO/2015.1

RESUMO DA OBRA

O livro “Cultura, um conceito antropológico”, de Roque de Barros Laraia trás uma leitura bastante clara sobre o conceito de cultura. O autor utiliza diversos exemplos que contribuem para elucidar o leitor, além de citar outros autores estudiosos que escreveram sobre o tema.

O livro está dividido em duas partes, inicialmente o autor faz um breve relatório sobre o desenvolvimento teórico do conceito de cultura, logo após, na segunda parte, demonstra de que maneira a cultura influência no comportamento humano.

De acordo com Laraia, desde a antiguidade a diversidade dos povos está associada a diversificação do ambiente físico, porém o autor demonstra através de exemplos que nem o determinismo biológico ou o determinismo geográfico são capazes de explicar a enormidade das variações de culturas existentes.

Para Laraia o processo de endoculturação é o principal fator no comportamento do indivíduo e deixa de lado a teoria de que as funções biológicas podem influenciar em tal sentido. O autor explica que é possível existir grande diversidade cultural num mesmo ambiente.

O autor busca, em vários outros autores, defender o conceito cultura. A primeira surgiu com Edward Tylor, em 1871 e logo após, muitos outros estudiosos buscaram definir tal conceito. Após muitas definições diferente Laraia buscou na Antropologia Moderna reconstruir e redefirnir em bases teóricas e mais sólidas o significado da cultura.

O autor cita em seu livro o estudioso Claude Lev Strauss, que para ele a cultura teria surgido no momento em que o homem criou a primeira regra social. A proibição do incesto imposta naquela época transformou-se em padrão de comportamento comum a todas as sociedades humanas. Laraia defende a idéia de que a cultura deu-se num processo contínuo e lento, junto ao desenvolvimento do homem e é entendido como característica de espécie.  

No final da primeira parte do livro, Laraia explica as teorias modernas que auxiliam no entendimento sobre o que é cultura em diversas abordagens, algumas delas: a cultura como um sistema adaptativo do homem ao meio; a cultura como um sistema cognitivo, ligado ao desenvolvimento da linguagem; como sistema estrutural das sociedades e finalmente a cultura como sistema simbólico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com