TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO Sobre ARMAZENAGEM

Projeto de pesquisa: RESUMO Sobre ARMAZENAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  1.188 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

SOBRE

ARMAZENAGEM

ARMAZENAGEM

È a guarda temporária de produtos estocados para posterior distribuição, tornando-se fundamentais para o equilíbrio entre a demanda e a oferta. Estoque alto garante o atendimento aos clientes, de outro lado perdas de oportunidade e financeira. Para Gasnier & Benzato (2001)- armazenagem é uma função importante, atende com facilidade a gestão da cadeia de suprimentos. Já Ballou (1993) afirma que a armazenagem e estocagem de mercadorias constituem funções essenciais do sistema logístico e que seus custos podem absorver de 12 a 40% das despesas logísticas de uma empresa.

Dias (1996) considera que a eficiência de um sistema de armazenagem depende da escolha do almoxarifado, que deve estar relacionado com a natureza do material movimentado e armazenado. Está lógica e valida para outros locais de armazenagem com os depósitos. Aspecto importante é identificar o ponto de equilíbrio entre o custo de se manter estoque, com relação ao nível de serviços que se deseja oferecer.

LOCAIS PARA ARMAZENAMENTO.

Os depósitos eram considerados instalações de armazenagem necessárias para executar operações básicas de comercialização. Após a segunda guerra mundial, ocorreu o aumento da eficiência dos depósitos. A previsão de demanda melhorou, o estoque foi sendo reduzido. Em 1970- houve novas tecnologias nos depósitos, melhorando os procedimentos, armazenagem e manuseio. Em 1980- tecnologia de manuseio, aperfeiçoamento de configuração de sistemas de armazenagem. Em 1990- flexibilidade nos depósitos e no uso da tecnologia de informação (TI). 2001- TI- possibilita aos operadores dos depósitos a capacidade de respostas rápidas mudanças. CDS- atualmente, empresas e operadores logísticos vêm usando para conseguir eficiência e redução de custos. Armazenagem de produtos acabados é comum aos depósitos e CDS. A diferença é que depósitos não consolidam cargas de diversas unidades fabris, resume-se á estocagem de apenas uma única unidade. Já os CDS recebem produtos de diversos fornecedores.

A IMPORTANCIA DO LAYUOT PARA ARMAZENAGEM

As instalações do local de armazenagem devem proporcionar a movimentação rápida e fácil de suprimentos desde o recebimento até a expedição. Para uma operação eficiente e afetiva de armazenagem, um bom layout de armagenazem é o suficiente para da tudo certo.

Deve seguir três princípios básicos, independente do tamanho ou da complexidade do layout de local para armazenagem: Critérios de projetos; tecnologia de manuseio e plano de armazenagem.

MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAS

È transportar pequenas quantidades de bens por distancias pequenas, comparadas a distancia na movimentação do curso das companhias de transportadoras. Grande são as variedades de equipamentos para o manuseio de matérias, alguns deles: Mecanizados- grande variedade de equipamento para manuseio. Semi-automotizados- complementam os sistemas mecanizados, automatizando atividade especificas de manuseio. Os sistemas de manuseios automatizados- São aqueles que não necessitam da presença de humano. Sistemas baseados em informação- usam equipamentos de manuseio mecanizado (mais comum é a empilhadeira a garfo). Toda a movimentação necessária ao manuseio é informada ao computador, que devera ser utilizado.

EMBALAGEM

O objetivo das embalagens é minimizar o custo de entrega e manuseio. Serve para facilitar as transações nos processos de distribuição. As embalagens minimizam o volume, bem como os custos de exposição e transporte. Pode oferecer proteção, utilidade e comunicação. São também importantes para operações em um armazém ou CD, diminuindo o tempo de movimento no recebimento e durante a expedição dos produtos para embarques.

IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAL

Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com